Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

MBA: 5 sinais de que você precisa investir na formação

13 de outubro de 2023
Duas mulheres e um homem estão em pé, conversando, dentro de um setor corporativo.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Existe um momento na carreira em que é preciso investir nos estudos para não estagnar. Uma forma de atualizar sua profissão é através de um MBA. Você sabe o que é?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Já sabe qual carreira seguir? Confira neste teste vocacional!

MBA é uma sigla que significa Master in Business Administration que, em português, significa “Mestre em Administração de Negócios”. Para o Ministério da Educação (MEC) a modalidade é uma especialização, porém, o profissional recebe o título master.

Inclusive, em diversos países, o MBA corresponde a um mestrado. No Brasil, a diferença entre o mestrado e o MBA é principalmente o enfoque. No mestrado o foco é mais teórico, para uma atuação acadêmica. 

Entretanto, o MBA conta com um currículo mais prático, voltado para uma atuação no mercado corporativo, direcionando esforços para administração, gestão e negócios – por isso é mais indicado para quem está há mais tempo no mercado de trabalho e quer chegar a cargos de liderança. 

+ Pós-graduação: diferença entre lato sensu e stricto sensu

No Brasil o título de MBA é, ainda, reconhecido como especialização lato sensu, apesar de os conteúdos serem mais aprofundados e abrangentes. Há, também, a possibilidade de validar esse diploma em outros países para que o título de mestre seja reconhecido. 

Mas qual seria o momento ideal para investir em um MBA? A gente conta para você!

Sinais que você precisa investir em um MBA

O coordenador do MBA Executivo Internacional In Management da FAE Business School, Luis Andre Wernecke Fumagall, levantou algumas sugestões de sinais de que você precisa começar um MBA para aprimorar a sua carreira.

Quando sente que carreira estacionou 

Toda carreira é uma construção, o que significa que o profissional passa por diversas etapas. Por isso, é muito importante ter um plano de carreira, já que cada etapa exige um nível de conhecimento como graduação, pós-graduação e assim sucessivamente.

Depois de conquistar certos estágios, a vida profissional pode estacionar, e o MBA pode fazer a diferença para quem almeja dar passos mais amplos. 

“O MBA é o nível acadêmico para quem já conquistou cargos de gestão e deseja alcançar a direção da empresa. Com os conhecimentos, networking e as estratégias aprendidas no MBA, o profissional tem munição para conquistar cargos de diretoria de uma instituição. Afinal, essa formação é uma preparação para os mais altos cargos do mercado”, explica Fumagalli.

+ O que é pós-graduação e quais as vantagens dessa formação?

Ao entrar no mercado corporativo

Já que é voltado para conhecimento e prática do mercado corporativo, o MBA é um bom caminho para conquistar cargos mais altos ou em caso de pessoas que estão transacionando da área acadêmica para o mundo empresarial.

Quando o profissional deseja empreender

Depois de um período de experiência no mercado de trabalho, é natural que um profissional tenha o desejo de dar outros passos, como iniciar no empreendedorismo. Neste caso, o MBA pode ser um diferencial para começar o próprio negócio.

“Aprender com outros profissionais que já vivenciaram a rotina da gestão de um negócio pode ser uma vantagem. Com o conteúdo qualificado compartilhado, o empreendedor amplia seu entendimento sobre o mercado e desenvolve novos conhecimentos para investir no próprio negócio. Ou seja, mesmo que o profissional já tenha uma vivência, um estudo aprofundado, ainda assim oferece um diferencial ímpar”, diz o professor. 

+ Conheça os melhores cursos pra quem quer ter negócio próprio
Quer fazer faculdade de empreendedorismo? Veja opções

Uma vez que o MBA ajuda a ampliar a visão de negócio, o empresário pode exercer uma gestão com mais autonomia.  

Quando o networking está fazendo falta

O MBA possibilita um networking qualificado, que é essencial para quem quer conquistar novos patamares na carreira. O profissional, por muitas vezes, fica mais focado em seu trabalho, dentro de uma única empresa, e até sem tempo para buscar novos contatos profissionais. Como o MBA reúne pessoas de diferentes setores, o networking fica facilitado em sala de aula.

+ Networking: entenda a importância e como desenvolver o seu

Quando a pessoa pretende mudar de nível na carreira

Ao longo da carreira, surgem vários patamares que podem ser atingidos, e isso vai além de promoções, abrangendo contextos diversos. Em resumo, o MBA se torna uma etapa crucial quando um profissional está prestes a fazer a transição de nível.

Isso ocorre porque os papéis e a perspectiva diferem nessas duas esferas. Normalmente, a progressão mais comum é da operação para o nível institucional, o que implica em mudanças significativas nas funções, na visão e nas responsabilidades do profissional.

+ 5 tipos de carreira profissional para você conhecer

“Por exemplo, o foco na atuação institucional é muito mais amplo e estratégico do que na atuação operacional. Por isso, ter um conhecimento macro do negócio é indispensável. Nesse sentido, o MBA oferece um conhecimento muito vantajoso para esse profissional”, relata o professor.

Quanto tempo dura um curso de MBA?

A duração de um curso de MBA pode variar significativamente dependendo da instituição de ensino e do formato do programa. Em média, a maioria dos programas de MBA tradicionais têm uma duração de aproximadamente dois anos, se cursados em período integral. 

Além disso, existem programas de MBA executivos, destinados a profissionais que já têm experiência no mercado de trabalho, que normalmente duram de 18 meses a 2 anos e são projetados para serem mais flexíveis, permitindo que os alunos continuem trabalhando em tempo integral enquanto estudam.

+ Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado?

Qual a vantagem de ter um MBA?

Ter um MBA oferece uma série de vantagens significativas para os profissionais.Muitas destas vantagens já foram listadas ao longo do artigo, já que é uma combinação única de habilidades técnicas, conhecimento estratégico e redes de contatos.

Uma das principais vantagens de um MBA é o desenvolvimento de competências de gestão. Os programas de MBA proporcionam uma ampla gama de disciplinas, desde finanças e marketing até liderança e estratégia. Isso permite que os graduados se tornem líderes versáteis e capazes de tomar decisões informadas em diversos aspectos do mundo empresarial.

Outra vantagem é o potencial de aumento salarial. Estudos mostram que os profissionais com um MBA tendem a ganhar salários mais altos do que aqueles com apenas uma graduação.

Que tal começar agora um MBA? Conheça algumas faculdades que oferecem esse tipo de curso com descontos de até 80% nas mensalidades:

+ Veja também!
Quem tem diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação?
Segunda graduação ou pós: qual a melhor escolha?

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.