Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

5 tipos de carreira profissional para você conhecer

1 de junho de 2023
grupo de pessoas reunidas em uma empresa
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Uma carreira profissional é o caminho que uma pessoa escolhe seguir em sua vida profissional, com o objetivo de desenvolver habilidades, adquirir conhecimento e alcançar sucesso em um campo específico, correto?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esse é um percurso que envolve uma série de experiências profissionais, oportunidades de aprendizado e progressão ao longo do tempo, já que se baseia em interesses, paixões e ambições pessoais, levando em consideração as habilidades e talentos individuais. 

Ao longo de uma carreira, uma pessoa pode trabalhar em diferentes organizações, ocupar cargos de diferentes níveis de responsabilidade e se especializar em áreas específicas.

Para isso é necessário planejamento estratégico a longo prazo, que envolve a definição de metas profissionais, a identificação de oportunidades de crescimento e a busca por desenvolvimento contínuo. 

Isso pode incluir a obtenção de qualificações educacionais adicionais, participação em programas de treinamento, networking e busca de novos desafios.

+ Essas são as habilidades profissionais para desenvolver até 2027

No entanto, é importante lembrar que uma carreira profissional não é uma jornada linear e imutável. As pessoas podem mudar de carreira ao longo da vida, buscar novas paixões e interesses, por isso confira os tipos que existem!

Quais são os tipos de carreira profissional?

Existem 5 tipos de carreira profissional: proteana, acadêmica, empresarial, artística e política. Separamos cada uma delas para você conhecer:

Proteana 

A carreira proteana é um modelo de trajetória profissional flexível e adaptável, que os profissionais buscam autenticidade e autorrealização. Eles exploram diferentes caminhos, desenvolvem habilidades diversificadas e procuram um trabalho alinhado com seus valores.

Essa abordagem enfatiza o crescimento pessoal e profissional contínuo, permitindo a adaptação às demandas do mercado de trabalho. A carreira proteana também possibilita que os profissionais atuem em diversos mercados, como o setor de tecnologia, que está em constante movimento. Alguns exemplos são os freelancers ou trabalhadores autônomos.

+ Quais as diferenças entre autônomo, MEI e profissional liberal? Entenda
Autonomia no trabalho: entenda como ser mais independente

Acadêmica 

Já a carreira acadêmica é voltada para indivíduos apaixonados pela pesquisa e que desejam continuar a se dedicar aos estudos. Essa área envolve a busca por estudos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, e o objetivo de obter uma posição como professor, pesquisador ou cientista em uma instituição acadêmica. 

O foco principal é contribuir para o avanço do conhecimento em uma determinada área, através da realização de pesquisas originais, publicações acadêmicas e compartilhamento do conhecimento com os alunos e a comunidade científica. 

Empresarial 

No entanto, há indivíduos que optam por buscar posições em empresas e corporações, independentemente de sua área de formação. Essas oportunidades podem abranger diversos setores, como marketing, recursos humanos, finanças, gerenciamento de projetos, consultoria, vendas e muito mais. 

Trabalhar em uma empresa oferece uma alternativa interessante, inclusive para aqueles que têm o objetivo de iniciar seu próprio negócio. Esse tipo de carreira profissional oferece experiência no ambiente corporativo, desenvolve habilidades gerenciais e amplia a rede de contatos.

Artística 

Estudantes com habilidades artísticas ou criativas podem escolher uma carreira profissional nas indústrias criativas, como música, teatro, dança, artes plásticas e literatura. Estas áreas proporcionam oportunidades para expressar a criatividade e trabalhar em projetos estimulantes e inovadores. 

No entanto, é fundamental continuar desenvolvendo essas habilidades, adquirir conhecimentos técnicos relevantes e utilizar as ferramentas disponíveis para se destacar no mercado.

Política 

Para seguir uma carreira na política, não é necessário ter uma formação específica, mas a graduação em ciências políticas pode fornecer uma visão abrangente para aqueles que desejam atuar nessa área.

Além disso, é recomendado buscar estágios ou empregos em organizações políticas, órgãos governamentais ou ONGs relacionadas, a fim de adquirir experiência prática e entender melhor o funcionamento do sistema político.

Independentemente do tipo de carreira profissional, escolha boas instituições de ensino para investir em conhecimento e se preparar ainda mais para o mercado de trabalho!

Como definir minha carreira profissional?

Definir uma carreira profissional é um processo que envolve autoconhecimento, exploração de interesses e habilidades, além da avaliação das oportunidades disponíveis. Um dos recursos úteis nesse processo é o teste vocacional, que ajuda a identificar áreas de afinidade e fornecer insights sobre carreiras que podem ser adequadas ao seu perfil.

Conheça o teste vocacional do Guia da Carreira!

O teste vocacional é uma ferramenta que utiliza questionários e exercícios para avaliar suas preferências, valores, personalidade e habilidades. Ele pode fornecer uma visão mais clara das áreas de interesse e sugerir carreiras que combinem com suas características individuais.

Além do teste vocacional, é fundamental realizar uma reflexão pessoal sobre seus interesses, paixões e objetivos de longo prazo. 

Identifique quais atividades lhe trazem satisfação, quais assuntos despertam seu interesse e como você gostaria de contribuir para a sociedade. Também é importante pesquisar sobre as diferentes carreiras.

+ Para não ter rotina: conheça 15 profissões para quem gosta de aventura

Converse com profissionais que atuam nas áreas que você tem interesse, participe de eventos e workshops relacionados, faça estágios ou voluntariado em organizações relevantes. 

Como funciona o plano de carreira dentro da empresa?

O plano de carreira profissional dentro de uma empresa é um conjunto de diretrizes e oportunidades oferecidas aos funcionários para o desenvolvimento e avanço profissional. Ele define os caminhos e as etapas que um colaborador pode seguir para alcançar seus objetivos.

Geralmente esse processo começa com uma avaliação das habilidades, competências e interesses do funcionário. A partir dessa análise, são identificadas as possíveis trajetórias de crescimento e as qualificações necessárias para cada etapa. 

Isso pode incluir a participação em programas de treinamento, a obtenção de certificações, a aquisição de experiência em diferentes áreas ou a busca de uma especialização.

À medida que o colaborador avança no plano de carreira profissional, ele pode assumir novas responsabilidades, receber promoções, aumentos salariais e ter acesso a benefícios adicionais.

+ Fintech, Edtech, Foodtech: entenda o que é e saiba quais são as tech startups

Um plano de carreira bem estruturado não apenas motiva os funcionários, mas também ajuda a reter talentos e garantir a sucessão de liderança. 

Quais são as vantagens de um plano de carreira?

Algumas das principais vantagens de investir em um plano de carreira profissional são:

  • Direcionamento e clareza: Um plano de carreira fornece direcionamento e clareza aos funcionários, permitindo que eles visualizem seu crescimento e desenvolvimento profissional. Isso ajuda a estabelecer metas e objetivos claros, tornando mais fácil tomar decisões de carreira e definir as etapas necessárias para alcançá-las.
  • Motivação e engajamento: Com um plano de carreira profissional, os funcionários sentem-se motivados e engajados em seu trabalho. Eles sabem que há oportunidades de crescimento e progresso dentro da empresa, o que aumenta sua satisfação no trabalho e a sensação de valorização. Isso contribui para a retenção de talentos e para um ambiente de trabalho mais produtivo.
  • Desenvolvimento de habilidades: Essa iniciativa  incentiva os funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos relevantes para seu crescimento profissional. A empresa pode oferecer treinamentos, cursos e programas de capacitação, possibilitando o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Isso não apenas beneficia os indivíduos, mas também fortalece a equipe e melhora a capacidade da empresa de enfrentar desafios e oportunidades.

+ Turma da Mônica: Qual seria a profissão dos personagens de Maurício de Sousa?

  • Sucessão de liderança: É dessa forma que a empresa consegue identificar e desenvolver talentos internos para assumir posições de liderança no futuro. Isso permite a promoção interna e evita lacunas de liderança, garantindo uma transição suave e eficiente quando ocorrem mudanças ou aposentadorias na equipe de gestão.
  • Retenção de talentos: Oferecer um plano de carreira profissional sólido é uma estratégia eficaz para reter talentos na empresa. Os funcionários se sentem valorizados e têm perspectivas de crescimento, o que diminui a probabilidade de procurarem oportunidades em outras organizações. Isso resulta em maior estabilidade e continuidade no quadro de colaboradores.

+ Leia também!
Carreiras do zodíaco: Veja o pior tipo de trabalho para cada signo
Monteiro Lobato: 5 coisas que o escritor ensinou sobre carreira

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.