Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Essas são as habilidades profissionais para desenvolver até 2027

31 de maio de 2023
Duas mulheres e um homem no escritório de trabalho
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Está ficando cada vez mais evidente a importância de investir em outras habilidades profissionais, além de uma formação, para se destacar no mercado de trabalho, independente da área atuante.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Até porque com as mudanças frequentes da economia e dos negócios, pedem que cada vez mais os profissionais possam se encaixar nas novas formas de trabalho.

Você já deve ter reparado que em muitos processos seletivos outros pontos da vida do candidato são levados em consideração, além do seu currículo, como por exemplo, a forma que ele reage a certas situações hipotéticas e sua forma de se relacionar com o time.

Esses pontos têm se tornado cada vez mais fundamentais para preencher uma vaga. O relatório “Future of Jobs” é um estudo anual realizado pelo Fórum Econômico Mundial, previu as habilidades mais procuradas pelos empregadores agora e nos próximos anos.

+ Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las

Segundo o relatório, 44% das habilidades atuais ficarão obsoletas até 2027, devido ao avanço tecnológico, o que torna importante desenvolver e aprimorar as habilidades em alta demanda para se manter competitivo no mercado de trabalho. 

Entenda mais e veja quais habilidades profissionais desenvolver para continuar se destacando no mercado de trabalho!

Habilidades profissionais para desenvolver até 2027

O relatório destacou que as habilidades profissionais cognitivas são consideradas as mais importantes, com o pensamento analítico em primeiro lugar, seguido pelo pensamento criativo e habilidades de autoeficácia, como resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação e autoconsciência, e aprendizagem ao longo da vida lideram na sequência.

“Cada dia vemos mais interesse em ter pessoas com pensamento analítico e pessoas com criatividade”, disse Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, em entrevista ao podcast Radio Davos.

+ 5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

Entretanto, habilidades de liderança e influência social também se tornaram importantes, além da capacidade de trabalhar com outras pessoas. Além disso, a IA e o big data também estão em destaque, com um crescimento de 60% na demanda previsto até 2027.

Confira as habilidades profissionais para desenvolver:

Cognitivas

As habilidades cognitivas são essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal, pois influenciam nossa capacidade de processar informações, resolver problemas e tomar decisões. As principais são:

  • Pensamento analítico: essa é uma das habilidades profissionais que envolve decompor um problema em partes menores, analisar informações detalhadas e identificar padrões e relações entre elas. É um processo sistemático que requer uma abordagem lógica e estruturada, como análise crítica, resolução de problemas, raciocínio dedutivo e habilidade de pesquisa.
  • Pensamento criativo: essa é a capacidade de gerar novas ideias, perspectivas e soluções originais para problemas. É um processo não linear que estimula a imaginação, a curiosidade e a flexibilidade mental, como a geração de ideias, associativismo, pensamento divergente e experimentação para correr riscos, tentar coisas novas e aprender com os erros.

+ Entenda o que é inteligência emocional

Autoeficácia 

As habilidades profissionais de autoeficácia se referem à capacidade de lidar com desafios, de se adaptar, a mudanças, manter a motivação e buscar constantemente o autodesenvolvimento. As principais para serem desenvolvidas são:

  • Resiliência, flexibilidade e agilidade: envolvem a capacidade de se recuperar e se adaptar após enfrentar adversidades, com facilidade em lidar com mudanças de forma rápida e eficaz, inclusive ao tomar decisões rápidas e ajustar suas ações de acordo com as demandas do ambiente de trabalho.
  • Motivação e autoconsciência: uma das habilidades profissionais para manter a energia, o entusiasmo e o comprometimento em relação aos objetivos e tarefas profissionais. Além de reconhecer e entender suas próprias emoções, forças, fraquezas e valores. 
  • Curiosidade e aprendizagem contínua: a vontade e o desejo de explorar, descobrir e aprender coisas novas. Essa habilidade contribui para a geração de novas ideias e a resolução criativa de problemas. Assim como quem busca constantemente o autodesenvolvimento para adquirir novos conhecimentos e habilidades ao longo da vida profissional.

Para isso, os profissionais podem investir ainda mais em especializações e cursos de atualização. Confira faculdades com bolsas de até 80%:

Gerenciais

As habilidades gerenciais são essenciais para líderes e gestores e para aqueles que desejam ocupar esses cargos, permitindo que eles conduzam equipes, alcancem metas organizacionais e promovam um ambiente de trabalho produtivo. 

Duas habilidades gerenciais fundamentais são o pensamento de sistemas e a gestão de talentos, que desempenham papéis cruciais na obtenção de resultados sustentáveis e na maximização do potencial humano.

+ + 10 livros para melhorar a comunicação no trabalho e na vida

  • Pensamento de sistemas: essa é uma das habilidades profissionais que compreendem e analisam uma organização, seus processos e suas interações como um sistema integrado e interdependente. Essa habilidade permite aos gerentes enxergar o quadro geral, identificar conexões, padrões e impactos das decisões em diferentes partes do sistema.
  • Gestão de talentos: envolve a identificação, atração, desenvolvimento e retenção dos talentos certos na organização. É a habilidade de construir equipes eficazes, alinhar competências com os objetivos da empresa e incentivar o desenvolvimento profissional contínuo dos colaboradores.

Tecnológicas

No mundo atual, as habilidades tecnológicas são cada vez mais importantes para os profissionais em todas as áreas. Com o rápido avanço da tecnologia, é crucial desenvolver competências relacionadas à alfabetização tecnológica, inteligência artificial (IA) e big data, a fim de se adaptar às demandas do mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades oferecidas pela transformação digital.

  • Alfabetização tecnológica: entender e utilizar as tecnologias de maneira eficaz. Conhecer o básico de hardware, software, sistemas operacionais, redes, aplicativos e ferramentas digitais relevantes ao contexto profissional é uma das habilidades profissionais. Assim, utilizando as tecnologias para realizar tarefas, resolver problemas, comunicar-se e colaborar de forma eficiente. 
  • IA e Big Data: mais que nunca é importante compreender a capacidade das máquinas de realizar tarefas que normalmente exigiria inteligência humana. Envolve o uso de algoritmos e modelos de aprendizado de máquina para automatizar processos, analisar dados, tomar decisões e resolver problemas complexos. Além do big data, que aponta o conjunto de dados em grande escala que podem ser analisados para obter insights valiosos. 

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma parte essencial do ambiente profissional atual. Habilidades como empatia e escuta ativa, liderança e influência social são fundamentais para colaborar efetivamente com os outros, construir relacionamentos positivos e alcançar resultados coletivos.

  • Empatia e escuta ativa: essa é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas dos outros. Envolve se no lugar dos outros, ter consciência das suas emoções e demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar e pelas necessidades das pessoas. Isso também envolve prestar atenção, fazer perguntas claras, demonstrar interesse e validar as opiniões e sentimentos dos outros. 
  • Liderança e influência social: aqui é a busca por inspirar e motivar outras pessoas para alcançar objetivos comuns, fornecendo direção, orientação e apoio, bem como promover o desenvolvimento e o crescimento dos membros da equipe. Além de convencer e obter o apoio dos outros, se comunicando de maneira clara e convincente, construir relacionamentos de confiança, negociar e resolver conflitos de forma construtiva. 

+ Entenda porque o trabalho em equipe é importante

Engajamento

No mundo dos negócios atual, as habilidades profissionais de engajamento desempenham um papel fundamental na satisfação do cliente, na construção de relacionamentos sólidos e na conquista da fidelidade do cliente. Duas habilidades essenciais de engajamento são a orientação de serviço e o atendimento ao cliente.

  • Orientação de serviço e atendimento ao cliente: é importante aprender a se concentrar nas necessidades e expectativas dos clientes e de colocar seus interesses em primeiro lugar. Envolve o desejo genuíno de ajudar os clientes a obter sucesso e encontrar soluções para seus problemas e desafios. Isso é possível com um bom atendimento ao cliente de maneira profissional, cortês e eficaz, já que envolve fornecer informações precisas, responder a perguntas, resolver problemas e lidar com reclamações e insatisfações de forma satisfatória.

+ Leia também!
Entenda o significado de Hard Skills e Soft Skills
5 dicas para conquistar melhores salários na área da saúde

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.