Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Salários

5 dicas para conquistar melhores salários na área da saúde

26 de outubro de 2022
melhores salários na área da saúde
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

A área da saúde está sempre em busca de profissionais qualificados e a procura por por essas carreiras também é alta. Para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o quarto país com mais médicos no mundo.

Além disso, segundo o último Censo Superior da Educação realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Medicina, Enfermagem e Psicologia ocupam o ranking dos 10 maiores cursos de graduação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

E como a demanda e a procura são grandes, há também uma dificuldade para ascender profissionalmente, ocupar melhores cargos e consequentemente conquistar melhores salários.

Se você já atua na área da saúde, confira algumas dicas essenciais da Ana Claudia Camargo, docente e CEO da Faculdade ITH, edtech com cursos de capacitação contínua para profissionais da área da saúde, para alavancar a sua carreira.

5 dicas para ganhar mais e ter melhores empregos na área da saúde

1 – Inteligência emocional

Mais do que as competências técnicas, hard skills, um profissional completo e qualificado também precisa desenvolver outras habilidades que não são relacionadas à formação técnica e acadêmica, mas que são essenciais para o relacionamento com a equipe, com os pacientes e também para lidar com os desafios da carreira, as soft skills.

De acordo com dados da Fiocruz, cerca de 50% dos profissionais de saúde apresentaram sintomas depressivos neste ano. Isso comprova que apenas o conhecimento técnico não é o suficiente para se manter bem na carreira escolhida.

Segundo Ana, a inteligência emocional é o que garante que a emoção não tome conta da razão. “Na a saúde, os desafios são diários. Entender que a pressão faz parte da jornada e lidar com as dores é uma das missões da profissão. Então, não basta ser tecnicamente bom, o que na verdade é imprescindível para atuar, é necessário saber gerir as emoções”, comenta.

Leia mais: + Entenda o significado de Hard Skills e Soft Skills

2 – Investir em capacitação contínua

Em algumas áreas da saúde como a Enfermagem, por exemplo, é possível fazer um curso técnico ou uma graduação para desenvolver as habilidades necessárias que a profissão exige.

E a partir daí já temos a primeira diferença, quem faz o curso superior terá salários maiores e ocupa melhores cargos no mercado de trabalho. Isso porque a graduação possui uma duração maior e a formação é mais intensa.

Então, quanto mais especializado um profissional for, maiores as chances de alavancar a sua carreira. De acordo com a CEO da Faculdade ITH, até pouco tempo era comum pensar que bastava a graduação para estar apto para trabalhar e realizar seu ofício, mas que isso não representa os tempos atuais.

“As novas tecnologias e sua aplicabilidade na ciência fazem a medicina ser mais fluida, tudo é atualizado constantemente, então quem não lê ou estuda com frequência, em breve estará desatualizado. Por isso o life long learning (aprendizado contínuo) passou a ser uma habilidade considerada entre as mais importantes nos processos seletivos”, explica.

melhores salários na área da saúde

3 – Planejar a sua carreira

O planejamento de carreira é outro aspecto que deve ser considerado por quem deseja ter mais sucesso profissional. Só assim é possível ter objetivos claros e definir metas para alcançá-los.

Camargo explica que há pouco tempo havia uma divisão entre ocupar um cargo no setor público ou privado, mas hoje o profissional ainda tem outras possibilidades, como consultorias, mentorias, representações comerciais e também o empreendedorismo.

“Se o profissional deseja assumir um cargo de gestão tem que investir em ferramentas e desenvolvimento de habilidades gerenciais, trabalhar o autoconhecimento, liderança e o intraempreendedorismo. Mas, se o foco for concurso, é estudar muito para romper o número de candidatos super preparados”.

Veja também: + Como elaborar um Plano de Carreira?

4 – Investir em um bom currículo

O currículo é o documento que consta o resumo das suas experiências profissionais, qualificações, habilidades e formações. É com ele que o recrutador consegue, logo de cara, entender se você pode contribuir para uma empresa e se tem a bagagem exigida para o cargo disponível.

Na área da saúde, a primeira fase da maioria dos processos seletivos é composta pela análise do currículo do candidato. Por isso é importante se dedicar à qualificação e ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Ana Claudia Camargo explica que “ter formações complementares, certificados, diplomas que comprovem sua capacidade técnica é o primeiro ponto analisado. Além disso, colocar quais as responsabilidades e atribuições que desenvolveu em sua jornada profissional ajuda o recrutador a entender suas habilidades e ter uma ideia da jornada de maturidade e desenvolvimento pessoal do candidato”.

Confira: + Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

+ 5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

5 – Humildade intelectual

Um outro ponto importante é ter humildade intelectual, afinal, ter inúmeras certificações e formações não te faz melhor do que ninguém. Por isso, o profissional precisa ficar de olho para que o ego não influencie sua carreira.

Segundo a CEO Ana Claudia Camargo, “humildade intelectual diz respeito à maneira como você se posiciona frente ao conhecimento que a vida te apresenta e você tem duas escolhas: ser receptivo ou arrogante.”

Na visão dela, a falta de humildade intelectual acontece com certa frequência e quem sai perdendo são todos: o profissional, os pacientes, os colegas e até mesmo a família.

Onde encontrar cursos na área da saúde?

Quer ter um bom currículo e se especializar para ocupar bons cargos? O Guia da Carreira separou uma lista de instituições que oferecem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na área da saúde para você conhecer.

Todas as universidades são reconhecidas pelo MEC e a boa notícia é que elas oferecem os cursos com um preço especial, ou seja, essa é a chance de você se qualificar com um investimento que não pesa no seu bolso.

É possível encontrar ofertas para todas as regiões do país. Bom demais, não é mesmo? Confira agora mesmo:

Você pode se interessar também: + Descubra os salários mais altos na área da saúde

+ Cursos de especialização mais procurados na área da saúde

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.