Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Fintech, Edtech, Foodtech: entenda o que é e saiba quais são as tech startups

18 de maio de 2023
Profissionais reunidos em um tech startup
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Provavelmente você já ouviu falar sobre alguns termos que fazem parte das tech startups, como as fintechs, edtechs e healthtechs, mas você sabe o que de fato são esses segmentos e o que eles significam no mercado de trabalho?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Antes de compreender esses tipos de tech, entenda que as startups são empresas emergentes que buscam desenvolver e escalar um modelo de negócios inovador. Até porque o termo startup, do inglês, significa “começar algo novo”, relacionado à inovação no mundo dos negócios.

Geralmente, elas são caracterizadas por sua agilidade, capacidade de crescimento rápido e utilização de tecnologia para solucionar problemas ou criar novas oportunidades. Elas estão em busca de um produto, serviço ou solução com potencial de impacto significativo.

Startup não é algo que existe só em outros países, empresas nacionais recebem essa classificação também, como a Quero Educação, Nubank, QuintoAndar, entre outras.

E onde entra o tech nessa história? A gente te explica e te mostra cada um dos segmentos existentes!

O que é o termo tech, afinal?

O termo “tech” é frequentemente usado para se referir a empresas e setores da indústria que estão envolvidos com tecnologia, inovação e startups. Por exemplo, “empresas de tech” se refere a empresas que estão na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.

+ Carreira e negócios: 5 podcasts para você acompanhar

As tech startups são impulsionadas pela inovação e pela busca de novas abordagens, visando fornecer produtos ou serviços que possam causar impacto significativo em seus setores de atuação.

Essas empresas costumam estar envolvidas em áreas como software, internet, aplicativos móveis, inteligência artificial, robótica, realidade virtual, big data, blockchain, entre outros. 

Quais os tipos de tech?

Há cerca de 22 diferentes segmentos de atuação, confira:

  • Fintech
  • Edtech
  • Healthtech ou Medtech
  • Foodtech
  • Proptech ou Imobtech
  • Lawtech ou Legaltech
  • HRtech ou RHtech
  • Energytech
  • Agrotech ou Agtech
  • Construtech
  • Insurtech
  • Sporttech
  • Govtech
  • Retailtech
  • Adtech ou Mertech
  • Cleantech
  • Nanotech
  • Funtech
  • Fashiontech
  • Biotech
  • Indtech
  • Regtech

+ O que é Freelancer? Salário, rotina e trabalhos

Conheça melhor as principais techs startups que listamos abaixo:

Fintech

Uma tech startup fintech é uma empresa que utiliza tecnologia para inovar e transformar os serviços financeiros. Essas startups combinam a expertise financeira com soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos móveis, plataformas online e algoritmos inteligentes, para oferecer serviços financeiros de forma mais eficiente. 

Elas podem abranger uma ampla gama de áreas, como pagamentos digitais, empréstimos peer-to-peer, gerenciamento de investimentos, blockchain e criptomoedas. 

Edtech

Já neste caso, a tech startup usa a tecnologia para inovar e transformar a área da educação, desenvolvendo soluções como plataformas de aprendizagem online, aplicativos educacionais, ferramentas de ensino adaptativo e realidade virtual, para melhorar a experiência de ensino e aprendizado.

Elas visam fornecer acesso mais amplo à educação, personalizar o aprendizado, aumentar o engajamento dos alunos e facilitar a colaboração entre professores e alunos. 

Healthtech ou Medtech

Esse tipo de empresa busca inovar e transformar o setor da saúde. As tech startups desse setor desenvolvem tecnologias para melhorar o diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde. Elas fornecem soluções mais eficientes, acessíveis e personalizadas, contribuindo para o avanço da medicina e o bem-estar dos pacientes. 

+ 5 dicas para conquistar melhores salários na área da saúde

Foodtech

Inovação no setor de alimentos é com a foodtech! Essas startups trabalham em soluções como aplicativos de entrega de alimentos, plataformas de pedidos online, sistemas de logística e rastreabilidade, além de tecnologias de produção e processamento de alimentos. 

Proptech ou Imobtech

Até o setor imobiliário tem um lugar nas tech startups, com iniciativas de vendas ou aluguel de imóveis online, ferramentas de gestão imobiliária, realidade virtual para visitas virtuais, automação residencial e análise de dados para tomada de decisões. 

É assim que essas empresas melhoram a eficiência, transparência e acessibilidade no mercado imobiliário, proporcionando uma experiência mais conveniente e personalizada para compradores, vendedores e locatários. 

Lawtech ou Legaltech

O setor jurídico também passa por transformações, já que as tech startups buscam qualidade dos serviços através de inteligência artificial, automação de processos, análise de dados, plataformas online e aplicativos móveis.

Outras formas que as lawtechs têm trabalhado é em busca da simplificação das tarefas legais, como pesquisa jurídica, redação de contratos, gestão de documentos, resolução de disputas e acesso à justiça. 

+ 10 séries de Direito da Netflix que todo estudante deveria assistir

Agora, confira outras áreas de tech startups de forma mais resumida:

HRtech ou RHtech

Essas desenvolvem soluções tecnológicas para a área de recursos humanos, como softwares de recrutamento, gestão de talentos, treinamento e desenvolvimento, folha de pagamento, entre outros.

Energytech

O setor de energia também ganha com as tech startups: como energias renováveis, armazenamento de energia, eficiência energética e gestão inteligente da energia.

Agrotech ou Agtech

Essas startups buscam inovar no setor agrícola, incluindo soluções como agricultura de precisão, monitoramento remoto de cultivos, análise de dados agrícolas, automação agrícola e tecnologias para cadeia de suprimentos agrícola.

Construtech

Aqui o objetivo é inovar no setor da construção civil, incluindo soluções como construção modular, impressão 3D de construções, gestão de projetos e obras, realidade aumentada para visualização de projetos, por exemplo.

Insurtech

São startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor de seguros, como plataformas de seguros digitais, análise de dados para precificação de seguros, automação de processos de sinistros e apólices, entre outros.

+ Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

Sporttech

A tech startup que utiliza tecnologia para o setor esportivo, como aplicativos para monitoramento de desempenho esportivo, plataformas de streaming esportivo, tecnologias para análise de dados em esportes e equipamentos esportivos inteligentes.

Govtech

Empresas que atuam para o setor governamental, com sistemas de gestão pública, plataformas de participação cidadã, digitalização de serviços públicos e análise de dados governamentais.

Retailtech

O setor de varejo também tem seu espaço, com tech startups que trabalham com soluções como e-commerce, plataformas de personalização de compras, análise de dados para tomada de decisões de negócio e realidade aumentada para experiências de compra.

Adtech ou Martech

São startups que trabalham com tecnologias voltadas para publicidade e marketing, como plataformas de publicidade digital, análise de dados para segmentação de audiência, automação de marketing, personalização de campanhas, entre outros.

+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Cleantech

Empresas que utilizam soluções tecnológicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, como energias renováveis, gestão de resíduos, eficiência energética e transporte sustentável.

Nanotech

Essas startups trabalham com tecnologias e aplicações em escala nanométrica, envolvendo materiais, dispositivos e processos com características especiais e propriedades únicas relacionadas ao nanômetro (bilionésimo de metro).

Funtech

Aqui, essas tech startups utilizam tecnologia para inovar no setor de entretenimento e lazer, como plataformas de streaming, jogos eletrônicos, realidade virtual, aplicativos de eventos e experiências de entretenimento.

Cursos para trabalhar em uma tech startup

Trabalhar em uma startup de tecnologia é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam mergulhar no mundo em constante evolução da inovação. Essas empresas ágeis e dinâmicas estão sempre buscando profissionais talentosos e especializados para impulsionar seu crescimento e sucesso.

Se você está interessado em ingressar nesse emocionante ambiente de trabalho, aqui estão alguns cursos de graduação e pós-graduação que podem te ajudar a adquirir as habilidades necessárias:

  • Desenvolvimento Web: Este curso abrange linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, permitindo que você crie sites e aplicativos para a web. Ter conhecimentos sólidos em desenvolvimento web é essencial para muitos papéis em startups de tecnologia.

+ Desenvolvedor de software: Conheça tudo sobre essa profissão

  • Ciência de Dados: Com o crescimento exponencial da quantidade de dados disponíveis, a ciência de dados é uma área de extrema relevância para as startups. Aprender a coletar, analisar e interpretar dados por meio de cursos nessa área pode abrir portas para funções como cientista de dados ou analista de dados.

+ Quanto ganha um cientista de dados?

  • UX/UI Design: O design de experiência do usuário (UX) e design de interface do usuário (UI) são fundamentais para a criação de produtos digitais intuitivos e agradáveis de usar. Cursos que abordam princípios de design, prototipagem e usabilidade podem prepará-lo para atuar como designer UX/UI em uma startup.
  • Marketing Digital: As startups dependem fortemente do marketing digital para atrair e conquistar clientes. Dominar estratégias de marketing on-line, incluindo SEO, mídia social, marketing de conteúdo e análise de dados, pode ser um diferencial importante para trabalhar em uma startup de tecnologia.
  • Gerenciamento de Projetos Ágeis: As startups muitas vezes adotam metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, para gerenciar seus projetos de forma eficiente. Aprender sobre essas metodologias e como aplicá-las pode ajudá-lo a se destacar em funções de gerenciamento de projetos em startups.
  • Segurança Cibernética: Com o aumento das ameaças cibernéticas, as startups valorizam profissionais que possam proteger seus sistemas e dados. Cursos que abrangem tópicos como segurança da informação, teste de penetração e prevenção de ataques cibernéticos são altamente procurados nesse contexto.
  • Empreendedorismo e Inovação: Para se destacar em uma startup, é importante entender os princípios do empreendedorismo e como promover a inovação. Cursos que abordam temas como modelagem de negócios, estratégias de crescimento e inovação podem ser extremamente valiosos para quem deseja trabalhar em uma startup de tecnologia.

Conheça algumas instituições de ensino superior que oferecem esses cursos em modelo de graduação ou especialização, com desconto de até 80% nas mensalidades:

Além dos cursos, experiência prática e projetos pessoais também são valorizados pelas startups. Seja curioso, proativo e esteja disposto a aprender constantemente, pois as startups estão sempre buscando por profissionais que sejam apaixonados por tecnologia.

+ Leia mais!
Confira as 25 melhores empresas pra se trabalhar no Brasil e no mundo
3 dicas essenciais para abrir uma startup

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.