Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Dinâmica do espelho: o que é e como fazer?

17 de fevereiro de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Você já ouviu falar na dinâmica do espelho? Ela é uma ótima maneira de desenvolver o autoconhecimento e também a empatia – já que é feita em grupo. Além de ser super simples, pode ser realizada em qualquer lugar e só são necessários dois objetos para iniciá-la. Vamos conhecer como funciona e como colocá-la em prática?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é a dinâmica do espelho?

A dinâmica do espelho é uma tática para ajudar no autoconhecimento das pessoas. Geralmente é feita em empresas, para guiar os planos de desenvolvimento individuais (PDIs). Mas ela também pode ser aplicada para quem está pensando em entrar na faculdade ou trocar de curso, por exemplo.

Para que a dinâmica aconteça, basta ter um narrador, ou um líder – que é quem vai guiar a dinâmica, uma caixa e um espelho. Um ponto importante é deixar todo o grupo à vontade! Mas lembrando que quem já participou ou já ouviu dessa dinâmica alguma vez só pode ajudar, não pode realizá-la novamente (porque perde a graça!).

Objetivos da dinâmica do espelho

Como já falamos, essa dinâmica preza pelo autoconhecimento, mas também é possível descrever outros objetivos que são alcançados depois de finalizada. Aqui, separamos alguns deles:

Avaliar comportamentos

Ao ser convidado para se olhar no espelho, o participante começa a refletir sobre o que faz ser quem ele é. Quais comportamentos fazem parte da sua rotina? São comportamentos que o colocam para frente ou que puxam para trás? Será que existe algo que pode ser modificado? 

Essas perguntas naturalmente vão aparecer, e são ótimas para servir de pontapé para mudança. Afinal, só se pode mudar aquilo que se conhece.

Leia mais: Dicas para se dar bem na entrevista de emprego de Jovem Aprendiz

Reflexões pessoais 

Quando você é confrontado com você mesmo, é possível fazer uma revisão de toda a sua vida, em diversos aspectos. A dinâmica abre um espaço e um tempo para que o participante consiga refletir com calma sobre seus aspectos mais íntimos.

Geralmente, com a correria da rotina, não conseguimos parar. E para quem está no processo de escolha profissional, por exemplo, isso é muito importante.

Leia mais: 5 dicas para se dar bem em um processo seletivo

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de se perceber no mundo – e isso começa pela aceitação de virtudes e defeitos. Quando você se olha no espelho, tudo o que é bom e ruim vêm à tona. É preciso estar aberto para se ver como se é.

Leia mais: Plano de carreira: o que é e como montar o seu

Descobrir os valores de outras pessoas

Como a dinâmica é feita em grupo, você vai ouvir outras pessoas falando sobre si próprias. Isso ajuda na integração do time e também auxilia na compreensão da visão que os outros têm de si próprios.

A partir desse momento, é possível também avaliar: será que você se avalia da mesma maneira que as outras pessoas te avaliam? Você é rígido demais consigo mesmo? O que você vê nos outros, é o que os outros dizem sobre si próprios?

Aprender a respeitar cada pessoa

Ao ouvir o que os outros têm a dizer, você cria empatia. Na dinâmica do espelho, todos estão em um espaço de vulnerabilidade e confiança, e essas duas características ajudam no desenvolvimento do respeito mútuo.

Como fazer a dinâmica do espelho passo a passo

Ficou interessado na dinâmica do espelho? Então vamos ver como prepará-la! É super simples, e o mais importante é conseguir criar um ambiente seguro e descontraído para os participantes. Vamos lá:

Preparação

Antes de começar, é indispensável que você consiga um espelho e uma caixa para colocá-lo dentro. Depois, pense no ambiente onde a dinâmica será feita. Distribua cadeiras confortáveis e crie um espaço para todos ficarem à vontade.

Execução

Na hora de iniciar a dinâmica do espelho, diga aos participantes que, dentro da caixa, existe uma foto de alguém muito importante para cada um. Então convide uma pessoa para começar, peça para ela abrir a caixa e falar sobre o que vê. Quais as qualidades dessa pessoa? Quais são seus defeitos? O que ela faz e gostaria de fazer melhor, ou de evitar? 

Fechamento

Depois que todos na sala tiverem feito esse exercício, convide os participantes para compartilharem seus sentimentos ao abrir a caixa e também ao ouvir os outros colegas. Incentive também para que falem quais foram os aprendizados e como eles vão sair para suas rotinas depois da dinâmica.

Aplicações da dinâmica do espelho

Será que a dinâmica do espelho serve para a área que você está querendo treinar ou desenvolver? Bem, essa dinâmica é bastante democrática e pode ser utilizada em diversos espaços: desde os mais corporativos até os mais familiares!

O importante é ter o intuito do autoconhecimento, da redescoberta e da abertura a melhorias. 

Veja aqui embaixo algumas aplicações da dinâmica em diferentes áreas:

Aplicações da dinâmica do espelho em terapia

Na terapia, a dinâmica do espelho é utilizada para focar no autoconhecimento. É nesse momento que o terapeuta vai te guiar por uma jornada com você mesmo, descobrindo tudo o que há para ser visto.

Provavelmente você estará sozinho na sala, então essa dinâmica fica um pouco mais diferente já que o foco estará 100% nas suas avaliações. É interessante aproveitar esse momento sem julgamentos, já que haverá menos pessoas na sala.

Aplicações da dinâmica do espelho em grupos

Quando aplicada em grupos, a dinâmica do espelho ajuda a desenvolver a empatia e conectar os participantes para que eles possam entender os valores uns dos outros.

É um momento para se despir de preconceitos e aceitar que tanto você quanto os outros são imperfeitos, mas que possuem boas qualidades. Ao fazer esse reconhecimento, você consegue criar vínculos duradouros que ajudarão nos seus relacionamentos interpessoais.

Aplicações da dinâmica do espelho em empresas

Nas empresas, a dinâmica do espelho na caixinha integra os funcionários e guia o RH para elaborar melhores treinamentos, além de ajudar a identificar possíveis lideranças.

Funciona também para a integração de equipes e, após o exercício, você vai notar que a colaboração deve aumentar consideravelmente. Afinal, quando conhecemos os outros e deixamos que os outros nos conheçam, fica mais fácil contribuir para o crescimento do todo.

Como você viu, essa dinâmica pode ser aplicada em diversas áreas e até com intuitos diferentes. O importante é que, ao final, você vai conseguir visualizar um desenvolvimento – ainda que pequeno – do “eu interior” de cada participante. Isso é muito importante, porque apenas as pessoas que se conhecem bem podem crescer e desenvolver habilidades mais saudáveis para si mesmas e para o grupo em que estão inseridas.

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.