Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Emprego

Quem tem direito a 60 dias de férias? Entenda como funciona o período

6 de março de 2024
Mulher deitada na rede, com um chapéu e notebook no colo.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Ter um período de descanso do trabalho durante o ano é essencial para recarregar as energias para enfrentar os desafios do dia a dia. Entretanto, imagine o privilégio de curtir férias de 60 dias corridos, seria ótimo, não é?

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

No regime CLT, os profissionais podem ter 30 dias de descanso remunerado, enquanto em outras áreas esse período de férias é dobrado, sim. Mas há motivos para que essas outras carreiras tenham mais dias. Entenda ao longo do texto!

Quem tem direito a férias de 60 dias?

No Brasil, o direito a férias de 60 dias é concedido a membros específicos do setor público, especialmente aos integrantes do Judiciário e do Ministério Público, tanto em âmbito estadual quanto federal. 

As férias buscam compensar as demandas e responsabilidades dessas carreiras. O argumento é de que esses profissionais poderiam alcançar remunerações mais altas no setor privado, dada a sua expertise e qualificação, mas optam pelo serviço público.

Além do Judiciário e do MP, algumas outras carreiras no setor público de determinados estados, como procuradores estaduais e defensores públicos, também podem ter direito a dois meses de férias anuais, dependendo da legislação local. 

Outra profissão que também tem direito, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Art. 67, inciso VI, é o professor da rede pública de ensino.

+ Entenda como funciona e como fazer o cálculo de rescisão
Salário mínimo 2024: Confira qual é o novo valor 

Esta medida, entretanto, tem sido objeto de debate em termos de custos para o governo e disparidade em relação às condições de trabalho no setor privado, onde a norma são 30 dias de férias​​.

Por que juízes têm 60 dias de férias?

A questão das férias de 60 dias para juízes no Brasil gera debate. As principais razões para essa prerrogativa são a complexidade do trabalho, a independência do Poder Judiciário e o isolamento da função.

A carga de trabalho dos juízes é considerada complexa e estressante, devido à responsabilidade de tomar decisões que impactam a vida das pessoas e, por isso, precisam das férias de 60 dias para descansar e se recuperar do desgaste mental e físico da função.

O período de férias extenso é visto como uma forma de garantir a independência do Poder Judiciário, pois permite que os juízes tomem decisões sem a pressão de prazos apertados. A ideia é que, com mais tempo de descanso, os juízes estejam menos propensos a serem influenciados por fatores externos ao decidir sobre casos importantes.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Pode tirar 60 dias de férias seguidos?

O direito às férias é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e há especificações sobre como elas podem ser concedidas.

Pela legislação atual, as férias podem ser fracionadas, com um dos períodos não podendo ser inferior a 14 dias corridos, e os demais períodos não podendo ser menores que cinco dias cada​​​​. 

Isso significa que, tecnicamente, não é permitido tirar 60 dias de férias seguidos no contexto de um emprego regido pela CLT para a maioria dos trabalhadores. 

O período típico de férias é de 30 dias, e a possibilidade de dobrar esse período geralmente se refere a situações onde a empresa falha em conceder as férias dentro do prazo legal, o que resultaria na necessidade de pagar as férias em dobro, mas não necessariamente permitiria que o empregado tirasse 60 dias consecutivos de férias.

Se você deseja entrar em uma carreira que ofereçaf érias de 60 dias, busque formações de qualidade para começar a sua carreira. Conheça cursos com bolsas de até 80% aqui no Guia da Carreira.

+ Leia também!
Conta salário: Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de ter uma?
21 profissões que não podem se tornar MEI

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.