Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Geração Z: 5 coisas que podemos aprender para o mercado de trabalho

6 de dezembro de 2023
Quatro pessoas da geração Z reunidas fazendo uma selfie.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Todas as gerações criam tendências e não é diferente com a geração Z, que nasceu entre os anos de 1997 e 2012. Essas pessoas são as que começarão a impactar a forma que se comporta o mercado de trabalho atualmente e, possivelmente, nos próximos anos.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Isso porque as características deste grupo refletem não só as mudanças da sociedade, mas também como é o comportamento dos possíveis clientes de todo e qualquer nicho de mercado.

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que os trabalhadores da geração Z vão representar cerca de 27% até 2025 e por isso que as marcas precisam começar, o quanto antes, a construir um bom relacionamento com eles.

Os dados mostram que quanto mais você aprende sobre esse público, mais você tem chances de se desenvolver na carreira, já que há muitas lições que a geração Z têm gerado sobre mercado de trabalho e profissões.

+ Profissões em alta para 2024; Veja lista completa

5 Lições da geração Z sobre mercado de trabalho

Essa geração está começando a entrar no mercado de trabalho e traz consigo características distintas que influenciam o ambiente profissional e, claro, a forma que o mundo profissional enxerga formatos de fazer negócios. 

Aqui estão algumas lições e insights que podemos aprender sobre o mercado de trabalho atual com a geração Z:

Tecnologia é importante

A geração Z cresceu em um ambiente digital e está constantemente conectada. Sua familiaridade com a tecnologia é profunda, o que os torna hábeis em utilizar ferramentas digitais e se adaptar rapidamente a novas plataformas. 

Ainda segundo os dados da pesquisa do LinkedIn, 71% da geração Z passa mais de uma hora nas redes sociais todos os dias, sendo 63% acessando o LinkedIn ao menos uma vez por semana.

10 profissões que surgiram com a Tecnologia
Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas
Domine a inteligência artificial com 9 cursos online e gratuitos

Além disso, 74% dos membros da geração Z dizem que passam seu tempo livre online e 66% relatam usar vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Essas habilidades no mercado de trabalho podem impulsionar a transformação digital nas organizações. Até mesmo que, por isso, eles se interessam muito mais em aprender sobre a área e se mantêm atualizados com as novas carreiras em TI.

Flexibilidade e trabalho remoto

A pandemia de COVID-19 acelerou a aceitação do trabalho remoto, e a geração Z já está mais confortável com essa abordagem. Ela valoriza a flexibilidade no local de trabalho e busca ambientes que permitam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Isso significa que ela é motivada, sim, pela carreira, já que está ciente de que precisará trabalhar para atingir seus objetivos. Cerca de 77% acredita que precisarão trabalhar mais em comparação com as gerações anteriores para ter uma carreira profissional satisfatória e gratificante.

+ Home Office x Modelo Híbrido: qual a diferença?
Veja quais são as profissões do futuro

Propósito e impacto social

A geração Z tende a valorizar organizações que demonstram um compromisso claro com responsabilidade social e sustentabilidade, além da diversidade e inclusão como prioridade.

Esses jovens profissionais buscam trabalhar em locais onde possam contribuir para causas significativas e ver o impacto positivo de seu trabalho na sociedade.

Essa é a geração que demonstra uma preocupação crescente pela consciência ecológica e pela igualdade social, colocando mais pressão sobre as empresas para que demonstrem a sua contribuição no combate a essas questões.

+ Aqui estão 11 cursos para você trabalhar com ESG
10 profissões para trabalhar com sustentabilidade

Empresas que adotam uma cultura inclusiva são mais atraentes para esses profissionais.

Aprendizado contínuo

A geração Z compreende a importância do aprendizado contínuo. Eles estão dispostos a adquirir novas habilidades para se manterem relevantes em um ambiente de trabalho em constante evolução. 

Este público gosta e busca aprender. Cerca de 86% dos entrevistados estão envolvidos na aprendizagem online. 

Enquanto outras gerações buscavam estudar durante a semana, a geração Z prefere melhorar as suas competências técnicas – e não só as interpessoais –  e não se importa em realizar esse processo durante o tempo livre do fim de semana.

Empreendedorismo e freelance

Muitos membros da geração Z têm uma mentalidade empreendedora e estão dispostos a explorar oportunidades de trabalho independente. Alguns podem preferir carreiras freelance ou empreender seus próprios negócios, valorizando a autonomia e a liberdade de escolha.

Muitos daqueles que utilizam o LinkedIn, tem uma forte mentalidade empreendedora, já que são interessados ​​em tópicos como economia, finanças, investimentos e negócios. Um em cada cinco estudou em uma área relacionada a negócios.

De que forma colocar em prática essas lições da geração Z?

Comece construindo uma marca pessoal online, ou seja, esteja ativo em plataformas online profissionais. Construa uma presença forte nas redes sociais, especialmente em plataformas como LinkedIn, onde você pode destacar suas conquistas e experiências.

E, claro, se você deseja fazer parte desse grupo, sendo ou não da geração Z, invista em educação em instituições de ensino superior reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira algumas opções:

+ Veja mais artigos!
Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia
ChatGPT e outras 4 ferramentas de IA para o mercado de trabalho

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.