Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Domine a inteligência artificial com 9 cursos online e gratuitos

20 de abril de 2023
Inteligência Artificial
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

As buscas para entender e aprender a usar a inteligência artificial (IA) aumentaram muito nos últimos anos. Não é à toa que em um levantamento realizado pela Conversion, apontam que o termo é três vezes mais procurado no Brasil, que “metaverso”, por exemplo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Os resultados dessa pesquisa só demonstram o quanto a IA está ganhando cada vez mais destaque no país. Muitas empresas brasileiras já têm utilizado alguma forma de inteligência artificial nas demandas do dia a dia.

A pesquisa global da IBM mostrou que 41% delas já usam dessa tecnologia com o cenário pós-pandemia, visto que houveram muitos desafios no mercado de trabalho. Alguns dos setores que mais utilizam são TI, Marketing e vendas, além de otimização de processos.

A partir desses dados já é possível afirmar que aprender sobre inteligência artificial e dominar ferramentas podem ser uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Confira mais sobre e conheça alguns cursos gratuitos na área! 

+ Faça teste vocacional gratuito!

Como começar a estudar IA?

Existem algumas etapas que você pode seguir para começar a estudar inteligência artificial. Primeiro, comece aprendendo os fundamentos da matemática, especialmente álgebra linear e cálculo. 

Em seguida, você pode se aprofundar em tópicos específicos da IA, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional. Para isso, confira alguns dos cursos online e gratuitos na área!

Fundamentos da Inteligência Artificial

A Data Science Academy oferece essa formação gratuita com certificado, mostrando os principais conceitos, ferramentas, processos e técnicas de inteligência artificial. Para fazer o curso de 12 horas não é necessário conhecimento prévio. Se inscreva aqui

Formação em Inteligência Artificial na Universidade de Helsinque 

Essa universidade na Finlândia oferece formações de inteligência artificial, direcionado aos fundamentos e aplicações. Os 6 cursos disponibilizados, apesar de gratuitos, estão na plataforma da instituição em inglês. Confira os cursos:

Machine Learning

Também em inglês, esse curso do Google é gratuito e voltado para o aprendizado de máquina (machine learning), algo diretamente ligado à inteligência artificial. O curso tem mais de 30 exercícios, 25 lições e 15 horas de duração. Confira!

Trilha de inteligência artificial da USP

A Universidade de São Paulo (USP) tem uma trilha de vídeos no canal no YouTube sobre inteligência artificial, com 9 aulas que abordam o uso dessa tecnologia na área da saúde. O curso também apresenta um panorama da IA. Acesse aqui.

+ Veja também!
Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

Quais cursos fazer para trabalhar com IA?

Existem várias opções de cursos de graduação que podem preparar os estudantes para trabalhar com IA, dependendo da área específica da IA que desejam seguir. Algumas opções incluem:

Ciência da Computação

Um curso de ciência da computação pode oferecer uma ampla base de conhecimentos em programação, algoritmos, estruturas de dados e outras habilidades essenciais para trabalhar com IA.

Engenharia de Computação

Esta opção de graduação pode oferecer uma combinação de conhecimentos em hardware e software, permitindo que os graduados trabalhem com a criação e implementação de sistemas de IA.

Matemática

Um curso de matemática pode ser especialmente útil para estudantes interessados em aprendizado de máquina e outros campos da IA que exigem conhecimentos em álgebra linear, cálculo e estatística.

Física

A física pode fornecer habilidades em modelagem de sistemas complexos e pode ser especialmente útil para estudantes interessados em campos como a visão computacional.

Engenharia de dados

Este curso pode fornecer aos alunos conhecimentos em bancos de dados, gerenciamento de dados e outras habilidades relevantes para trabalhar com grandes conjuntos de dados necessários para muitas aplicações de IA.

+ Quanto ganha um cientista de dados?

Além disso, muitas universidades agora oferecem cursos especializados em IA, como “Ciência de Dados e IA” ou “Engenharia de IA”. É importante pesquisar as opções disponíveis e escolher um curso que atenda aos seus interesses e objetivos de carreira específicos.

+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Onde estudar inteligência artificial?

Além das plataformas sugeridas com cursos gratuitos na área de inteligência artificial, as graduações listadas e especializações que preparam ainda mais o profissional para o mercado de trabalho podem ser encontradas em instituições de ensino superior.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação, com formações completas e com bolsas de até 80%:

+ Leia mais!
Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia
ChatGPT e outras 4 ferramentas de IA para o mercado de trabalho

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.