dcsimg

A carreira em Música e a busca do sucesso

Conheça as diversas oportunidades no mercado de trabalho de música, as aspirações da carreira, as conquistas e as metas do futuro profissional!

A Carreira de Músico

Há sempre possibilidade de grande glamour em diversas profissões, mas com certeza a conquista de muitas bandas e cantores de sucesso é um incentivo para os aspirantes a músico. A carreira é focada diretamente em todos os conceitos essenciais na criação da música, desde o aspecto físico e matemático, até mesmo a simbologia e essência de uma melodia. A música pode incitar guerras, revoluções, ser o símbolo de uma luta ou conquista, a música também inspira os momentos de clímax em filmes e peças. A música inspira emoção, e também aquece os corações com amor.

É interessante que todos os entusiastas e aspirantes a carreira de músico tenham grande afinidade com os ritmos, instrumentos e a música no geral. Não necessariamente o futuro profissional de música deva seguir uma carreira focada especificamente na criação de uma banda, ou mesmo ser direcionado somente a composição de músicas. Há oportunidades em diversas áreas, como ensino, pesquisa e regência.

Apesar da grande inspiração que os artistas de sucesso apontam na carreira, é interessante realçar que nem todos possuem diretamente um curso de graduação específico em música. Em muitos casos o talento e grande afinidade natural que promove o desenvolvimento dos jovens artistas, e como o foco de carreira é voltada as grandes massas, o sucesso e remuneração vem de forma exponencial. Porém, é necessário que os aspirantes tenham o pé no chão e entendam que todo o sucesso proveniente é diretamente proporcional ao emprenho, talento, garra e determinação. O início de carreira pode ser difícil e com remuneração não compatível com as necessidades do profissional. Desta forma é sempre necessário ter grande determinação caso opte pelo desenvolvimento profissional e artístico, e conte também com a sorte e bons contatos!

O Curso de Música

É sempre interessante e na maioria das vezes obrigatória a afinidade musical para os interessados no curso de música. Este teste também é conhecido como teste de aptidão, e visa identificar que o aluno já tenha pré-disposição para a música, ou mesmo comprovar alguma experiência no ramo musical.

De forma geral, o curso tem a base na história da música, apresenta os diversos caminhos desde o surgimento da arte da música. Ressalta também todo o caminho e importância da músicas nos diversos períodos da história até os momentos atuais. A música foi também diversas vezes utilizadas como instrumento de união e revolução. Os diversos conceitos que envolvem a criação da melodia também são abordados, assim como o aspecto técnico, físico e matemático. De forma objetiva, o curso de música é focado diretamente na formação do profissional em determinada área e habilitação, possivelmente ligada aos instrumentos musicais. No desenvolvimento deste profissional é trabalhado também as habilidades envolvendo a criação de músicas, o entendimento das melodias, a sinergia existente entre os instrumentos e a sensibilidade na integração com o canto.

As oportunidades do mercado de trabalho na carreira de Músico

O mercado de trabalho no campo da música pode ser muito atrativo em diversas áreas, mas também pode demandar grande determinação dos jovens profissionais.

Para os profissionais de música com espírito de luta aguçado, que visam o sucesso em uma carreira artística de destaque é necessário grande paciência. Mesmo sendo provido de muito talento, é necessário um conjunto de fatores para garantir o sucesso. É importante ser persistente e acreditar muito no trabalho desenvolvido, e entender que as oportunidades nem sempre chegam tão cedo como esperado e muitas vezes devem lutar por elas.

Aos interessados na carreira focada ao ensino, há sempre oportunidades em escolas particulares e públicas. É possível focar também no ensino superior, ou caso haja espírito empreendedor é possível que monte sua própria escola. Neste mesmo campo é possível desenvolver projetos de pesquisa e extensão em música, seja voltado no desenvolvimento cultural, ou até mesmo na área técnica.

O mercado de trabalho em música oferece também oportunidades na expressão da arte de várias formas. É possível verificar tais oportunidades em recitais, orquestras, corais e até mesmo seguindo a área de regência. Com o grande desenvolvimento da indústria de entretenimento, há oportunidades na elaboração de trilhas sonoras para desenhos, para campanhas comerciais, filmes e peças teatrais. De forma sucinta, há diversos campos para difundir a arte musical, basta talento e dedicação para obtenção do sucesso.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin