dcsimg

Certificado de Idiomas – Quais são e para que servem?

Saiba o que são os certificados de idiomas e veja qual é destinado ao idioma de sua preferência!

ingles-peq

Os Certificados de Idiomas, também conhecidos como Certificação Internacional ou Certificação Internacional de Proficiência em Idiomas, são diplomas reconhecidos em qualquer lugar do mundo. No Brasil, inúmeros são os cursos de idiomas, cada um com uma metodologia diferenciada e com seu método de ensino. Devido ao grande número de certificados emitidos por esses cursos, as empresas não conseguem avaliar cada um dos certificados emitidos, sendo necessária a criação de um exame único.

Os Certificados de Idiomas são utilizados pela maioria das empresas de todo o mundo, pois eles comprovam o nível de conhecimento do aluno em determinada língua. Essas certificações fazem uma avaliação geral, sem levar em conta qual o curso frequentado.

Profissionais que possuem esses certificados se destacam dos demais, pois é através deste diploma que se pode comprovar a fluência no idioma, independentemente do diploma ofertado pelo curso de línguas. Grande parte das empresas multinacionais exigem esta certificação. Confira abaixo quais são os principais certificados de idiomas e qual a função de cada um!

Inglês

Teste of English as a Foreign Language (TOEFL)

Criado em 1964, é o exame de proficiência na língua inglesa mais conhecido no Brasil e no mundo. É feito pela ETS, uma instituição que se dedica a testes e pesquisas educacionais. É aceito em 180 países e mais de 6.000 instituições de ensino superior.

O TOEFL é composto de 4 provas: compreensão textual – dura de 60 a 100 minutos; exame oral – 20 minutos de duração; compreensão auditiva – duração entre 60 e 90 minutos e o exame escrito – dura 50 minutos. No total, o exame possui duração de 4 horas, sendo que o mesmo é realizado integralmente no computador, em salas de aula de instituições autorizadas.

Não há prazo para a inscrição do TOEFL, mas recomenda-se que a mesma seja feita com um mês e meio de antecedência da prova. O resultado final varia de 0 a 120 pontos, sendo a soma de cada uma das quatro áreas, cuja nota varia de 0 a 30 pontos.

Internacional English Testing System (Ielts)

O Ielts foi criado em 1989 e tem como principal objetivo testar a habilidade do candidato de se comunicar. É realizado por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, ele é aplicado pelo British Council, um órgão relacionado ao governo britânico, em 16 cidades de todo o país.

O Ielts é formado por 4 provas: interpretação oral – com duração de no máximo 30 minutos; redação – com duração de 60 minutos; interpretação de texto – com duração de até 60 minutos e conversação – duração de 15 minutos. A nota dos alunos pode variar entre 0 e 9. O exame é aplicado uma vez por mês.

Certificate of Proficiency in English (CPE)

O CPE foi aplicado pela primeira vez em 1913. É desenvolvido pela Cambridge Esol, que é uma unidade de ensino relacionada à Universidade de Cambridge. O exame é usado para fins acadêmicos e para a área profissional. É aplicado cerca de 3 vezes por semestre por mais de 60 escolas de inglês de todo o Basil.

O CPE é formado, assim como o Ielts e o Toefl, por 4 provas, sendo elas: exame escrito – dura até 90 minutos; leitura e uso do inglês – também com duração de até 90 minutos; compreensão auditiva – com duração máxima de 40 minutos e conversação – a prova é feita em duplas ou trios, com duração de 16 minutos.

Diferente dos exames de proficiência já citados, o CPE aprova e reprova seus alunos. Somente aqueles que acertam 60% das questões são aprovados. Além disso, esse exame é muito utilizado por empresas de todo o país, para a seleção de seus candidatos.

Francês

DELF

O DELF é um exame de proficiência para a língua francesa. É composto de 4 partes: compreensão escrita, compreensão oral, produção oral e produção escrita. É dividido em 4 níveis, são eles:

  • DELF A1: avalia os conhecimentos iniciais do aluno na língua francesa. Nesta etapa, a compreensão oral possui duração de 15 minutos, a compreensão escrita de 30 minutos, a produção escrita de 30 minutos e a produção oral dura de 5 a 7 minutos, sendo que o candidato possui 10 minutos de preparação.
  • DELF A2: neste nível o candidato é considerado um ator social, sendo uma seção simples, onde o aluno deverá ser capaz de realizar ações simples do dia a dia. A compreensão oral possui duração de 25 minutos, a compreensão escrita dura 20 minutos, a produção escrita tem duração de 45 minutos e a produção oral dura de 6 a 8 minutos, com 10 minutos de preparação.
  • DELF B1: neste nível, o candidato é considerado um usuário independente. Ele deverá ser capaz de discutir e interagir com situações imprevistas do dia a dia. Nesta etapa a compreensão oral dura 25 minutos, a compreensão escrita 35 minutos, a produção escrita 45 minutos e produção oral 15 minutos, com mais 10 minutos de preparação.
  • DELF B2

DALF

O DALF é uma continuação do DELF, sendo que neste exame o candidato deverá ter um domínio avançado do francês. O aluno que possui um diploma DELF não necessita realizar exames lingüísticos ao ingressar em universidades francesas. É composto por 2 níveis:

  • DALF C1: neste nível o candidate deverá ser capaz de se comunicar livremente, usando um discurso claro e um vocabulário extenso.
  • DALF C2: neste nível o aluno deverá se expressar com precisão e utilizar um vocabulário avançado, realizando tarefas acadêmicas.

TCF

O TCF é o exame de proficiência na língua francesa realizado pelo Ministério Francês da Educação Nacional. É destinado a todos que não sejam nativos do idioma e desejam avaliar seus conhecimentos no mesmo. Não é um diploma, e sim um atestado da língua francesa.

O TCF é aplicado pelo CIEP, que classifica os candidatos em 6 níveis, de acordo com o que foi definido pelo Conselho da Europa. Os níveis são:

  • A1: elementar, de 100 a 199 pontos.
  • A2: elementar avançado, de 200 a 229 pontos.
  • B1: intermediário, de 300 a 399 pontos.
  • B2: intermediário avançado, de 400 a 499 pontos.
  • C1: superior, de 500 a 599 pontos.
  • C2: superior avançado, de 600 a 699 pontos.

Espanhol

DELE

O DELE é o único exame de proficiência da língua espanhola. É realizado pelo Instituto de Cervantes, em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência da Espanha. É divido em 3 níveis – inicial, intermediário e avançado. O candidato é avaliado de acordo com a compreensão, a escrita e a fala do idioma, através de cinco provas.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin