dcsimg

Como está o mercado de trabalho para Pedagogia?

Veja onde estão as oportunidades de trabalho para os pedagogos e as áreas que mais contratam estes profissionais!

pedagogiaA necessidade de mobilizar profissionais para atuar na educação de base é enorme. O Governo Federal vem investindo pesado desde o final da década de 1990 na formação de pedagogos em todo o País, com programas de estímulo à profissão e melhoria salarial.

O investimento tem dado resultado. O curso de Pedagogia ocupa hoje o terceiro lugar nas graduações com a maior quantidade de alunos no País, com 653 mil matriculados – fica atrás apenas de Direito e Administração, de acordo com o último Censo do Ensino Superior.

A profissão também vem se transformando rapidamente e ampliando seu campo de atuação. Você sabia que existe uma área de Pedagogia Hospitalar? Ou que o pedagogo pode ser gestor em uma indústria?

Descubra a seguir como está o mercado de trabalho para Pedagogia e as melhores oportunidades para quem tem paixão pelo processo de ensino e aprendizagem!

Mercado de trabalho para Pedagogia

Com um mercado de trabalho em ascensão, o pedagogo encontra oportunidades variadas em espaços como:

  • Escolas Públicas e Privadas: atua como professor das turmas iniciais (infantil e básico), como gestor da escola ou supervisor pedagógico.
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): desenvolve projetos pedagógicos e acompanha ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.
  • Editoras: presta serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica.
  • Pedagogia Hospitalar: atua em ambientes hospitalares, dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo. A ideia é ajudar os pequenos pacientes a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para isso, contam com a realização de atividades lúdicas e recreativas.
  • Educação Especial: atua na educação de crianças com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais. É um conhecedor das abordagens pedagógicas para cada condição.
  • Educação de Jovens e Adultos: pode oferecer apoio na formação específica para jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos no tempo regular.

O espaço de atuação tradicional de um pedagogo é na escola, ensinando ou tocando o funcionamento da instituição. Boa parte das vagas para esses profissionais estão na rede pública de ensino, principalmente no interior ou em áreas de maior vulnerabilidade social pelo País.

Os salários variam bastante, especialmente nas instituições particulares. Quem quiser enveredar pela carreira pública, vai encontrar um piso salarial de cerca de R$ 2.000.

Oportunidades interessantes para Pedagogia

Felizmente, o campo de trabalho do pedagogo tem extrapolado os muros das escolas. Empresas de médio e grande porte têm buscado nesses profissionais o tipo de conhecimento ideal para lidar com pessoas, definir planos de desenvolvimento e acompanhar o desempenho dos funcionários.

Para quem quer se dar bem Pedagogia, o recado é um só: invista bastante no desenvolvimento de habilidades de gestão. Isso pode ser feito com a ajuda de cursos de pós-graduação ou de formação geral.

Hoje, os cargos que pagam os melhores salários aos pedagogos são os que envolvem atividades de direção e administração de pessoal. Os valores pagos tendem a ser bem mais altos que no serviço público ou em escolas particulares.
Conheça algumas áreas de gestão ou de empreendedorismo onde a Pedagogia está sendo bastante utilizada no momento:

  • Recursos Humanos – muitas empresas buscam pedagogos para atuarem no departamento de Recursos Humanos, ajudando a cuidar de diversos aspectos relacionados aos funcionários e suas famílias. Os conteúdos vistos no curso de Pedagogia ajudam o profissional a desenvolver uma maior sensibilidade no trato com o outro, o que pode ser de grande valia para a gestão de pessoas.
  • Treinamento e Desenvolvimento – os pedagogos estão sendo demandados para trabalharem na área de treinamento e desenvolvimento de mão de obra em empresas de grande porte ou indústrias. Ele é o responsável por criar políticas de formação interna e definir os métodos mais efetivos de aprendizado para o perfil da empresa onde trabalha.
  • Consultoria Pedagógica – o pedagogo pode prestar consultoria a escolas, ONGs, editoras, empresas e embarcar em qualquer projeto voltado à educação geral e formação de quadros profissionais. É uma atividade que requer alta especialização e uma boa rede de contatos para funcionar.

Sobre a carreira em Pedagogia

O pedagogo tem um papel fundamental na formação das nossas crianças. Ele é o responsável por apresentar as primeiras experiências de aprendizagem formal na educação infantil e no ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano.

Como a educação de base vem sendo tratada como uma questão prioritária para a melhoria da qualidade de vida no Brasil, principalmente junto às populações mais carentes, o pedagogo tornou-se uma das figuras fundamentais desse processo.

O Governo Federal vem investindo em diversos programas de incentivo à formação em Pedagogia. Os principais deles, o ProUni (que concede bolsas de estudos) e o FIES (que financia a faculdade particular a juros baixos) têm vantagens especiais ou vagas prioritárias para cursos de licenciatura e formação de professores.

Esse incentivo nasceu pelo final de década de 1990 e perdura até hoje. É por isso que podemos dizer que a Pedagogia é uma carreira em ascensão no Brasil e deve continuar assim por algum mais algum tempo.

O pedagogo desempenha também um importante papel na administração escolar, na definição do plano de aulas, das estratégias de ensino e aprendizagem da instituição e no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Onde estudar Pedagogia

O curso de Pedagogia está disponível em mais de mil instituições de ensino pelo Brasil. Dessas, mais de 85% são particulares.

A graduação leva de três a quatro anos para ser concluída e forma tanto bacharéis como licenciados.

É um curso muito popular na modalidade a distância (EAD). O diploma de Pedagogia obtido em uma faculdade a distância vale tanto quanto o presencial!

Antes de escolher sua faculdade, é importante verificar se a instituição tem o aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Isso é o que vai garantir a validade do seu diploma, seja ele de um curso presencial ou a distância.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia.

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra

O que você achou das oportunidades de trabalho em Pedagogia? Fale para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin