dcsimg

Como iniciar uma carreira em desenvolvimento de jogos

Saiba quais são as principais carreiras que estão envolvidas no processo de produção de games e veja se você se encaixa em alguma delas

design-games-1

O processo de desenvolvimento de jogos é aquele no qual um jogo, para computador, vídeo-game ou celular é produzido. Pode ser feito por um grupo de pessoas ou por uma empresa. São diversas as profissões que envolvem o processo de desenvolvimento de games. Se você deseja ser um desenvolvedor de jogos deve ter em mente que existem diversas profissões nesta área. Conheça as principais carreiras para quem deseja trabalhar com o desenvolvimento de jogos!

Designer de Games

O Designer de Games, também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos, basicamente é a pessoa que cria o conceito e projeta jogos. O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são focados nas plataformas de vídeo games e computadores, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celulares e tablets tem se desenvolvido bastante, sendo também uma grande promessa para o futuro. A principal característica do Designer de games com certeza é a criatividade. É preciso estar atento as tendências do mundo dos games, e também ter um grande senso estético e, principalmente, ter muito bom gosto.

Animador

O Animador é o profissional que dará movimento aos jogos. Em geral os profissionais animadores são aqueles formados no curso de Computação Gráfica. O Animador gera as imagens que são utilizadas nos jogos, de acordo com o estilo do mesmo. Também tem a função de organizar os personagens e os objetos feitos pelos artistas técnicos, em uma ordem que dê a ilusão de que os mesmos estão em movimento.

Editor e som e vídeo

O Editor de som e vídeo trabalha em conjunto com outros profissionais. Esse profissional atua na escolha dos efeitos sonoros dentro do jogo, de acordo com o ambiente e com o clímax da cena. Também atua na junção das imagens criadas pelo designer, para dar uma sequência e movimento as mesmas.

Programador

O Programador é o profissional que faz os jogos funcionarem. Ele escreve códigos que fazem com que os jogos funcionem corretamente, de acordo com a ideia desenvolvida pelos designers.

design-games-2

É o Programador que define qual será a velocidade com que o jogo irá rodar e como os personagens irão se deslocar, entre outras características próprias do game. Também é tarefa dos programadores resolver os possíveis bugs que o jogo possa apresentar.

Técnico em 3D

O Artista técnico em 3D é aquele que manipula as imagens já criadas ou que cria novas imagens no modelo 3D usando softwares gráficos. Trabalha em conjunto com os animadores gráficos, para que as imagens sejam reproduzidas de acordo com as ideias do projeto.

Roteirista

O Roteirista é o profissional responsável por imaginar e escrever a história do jogo. Para que um jogo seja um sucesso, antes de mais nada, é preciso uma boa idéia, é preciso uma boa história, a história deve ser interessante, atrativa e coerente. O roteirista é o profissional que inicia a ideia de um game.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin