dcsimg

Ecologia – Conheça melhor essa carreira

Saiba mais sobre o dia a dia do profissional formado em Ecologia e onde estão as melhores faculdades que oferecem o curso!

Ecologia-Pequeno-GC

O curso de Ecologia estuda as relações existentes entre os organismos vivos e o seu ambiente. Essa ciência tem como principal objetivo preservar os recursos ambientais, pois a qualidade do meio ambiente determina o número de seres vivos que podem viver em um determinado habitat. Além disso, os seres vivos também alteram o ambiente em que vivem.

Curso

O curso de graduação em Ecologia envolve diversas áreas do conhecimento, como a área Geológica, a área de Exatas, a área de Humanas e a área de Ciências Biológicas. Além disso, conta com disciplinas mais específicas, como legislação ecológica e estudo dos impactos ambientais. Os alunos do curso de Ecologia tem a oportunidade de realizar trabalhos práticos em campo, onde coletam dados sobre o meio ambiente e utilizam instrumentos para avaliar o nível de poluição do mesmo.

O curso é oferecido na modalidade de bacharelado com duração média de quatro anos. O estágio é obrigatório e o aluno deve estar preparado para lidar com muito cálculo, pois é essencial para compreender os processos ecológicos e os efeitos da ocupação do homem no meio ambiente.  Algumas instituições oferecem o curso com outros nomes, como Ciências Ambientais e Ciências Socioambientais.

Grade do curso

As matérias que fazem parte da grade curricular básica do curso são:

  • Ecologia Geral;
  • Botânica de Campo;
  • Ecologia Matemática;
  • Ecologia das Populações;
  • Hidrologia e Climatologia;
  • Educação Ambiental;
  • Sociedade e Desenvolvimento;
  • Poluição e Toxicologia;
  • Avaliação dos Impactos Ambientais;
  • Gestão Ambiental.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Ecologia. É possível citar algumas das melhores faculdades:

    • Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Rio Claro;
    • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Rio Tinto;
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal;
    • Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Pelotas.

A profissão

O profissional formado pelo curso de graduação em Ecologia analisa o impacto das ações dos seres vivos no meio ambiente e busca soluções para evitar desequilíbrios ambientais causados por essas ações. Também investiga o funcionamento e a estrutura dos ecossistemas. Pode trabalhar em laboratórios, fazendo pesquisas com espécies animais e vegetais e estudando o impacto que os produtos químicos podem causar na flora, na fauna e na saúde dos seres humanos. Pode ainda trabalhar em secretarias municipais, avaliando impactos ambientais causados por obras de empresas, por exemplo. O profissional dessa área deve se manter sempre atualizado sobre as iniciativas sociais e políticas e a legislação ambiental. Pode atuar em vários ramos de pesquisa, como: Sinecologia, Macroecologia, Autoecologia e Agroecologia.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em Ecologia encontra-se em expansão, devido ao grande crescimento urbano, a maior rigidez nas leis ambientais, a escassez de água no planeta e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Porém, esse profissional enfrenta a concorrência de profissionais de outras áreas. O ecólogo pode atuar em diversas áreas, tanto na esfera pública quanto na privada.  As principais áreas de atuação desse profissional são: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional das Águas (ANA), Institutos Florestais e de Oceanografia, no Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin