dcsimg

A Gestão do Patrimônio Intelectual e as Empresas

Entenda o conceito de patrimônio intelectual e qual a importância do mesmo nas empresas e para a geração de riqueza no mundo atual.

A Importância do Patrimônio Intelectual no Contexto da Gestão Patrimonial das Empresas

Patrimônio Intelectual: tecnologia e conhecimento são os maiores patrimônios do mundo moderno

Desde o inicio do desenvolvimento da teoria da Administração Moderna e da gestão patrimonial, o patrimônio intelectual ou capital intelectual é tido como um dos bens mais valiosos presentes no contexto das empresas. Como patrimônio intelectual, entendemos como todo e qualquer tipo de conhecimento produzido, armazenado e aplicado por uma empresa no contexto do seu negócio. Também é incluido no patrimônio intelectual corporativo todo o conhecimento tático e estratégico de mercado que a empresa pode usar a seu favor no mercado em que atua. Devido ao alto valor potencial e real embutido no patrimônio intelectual, hoje em dia é essencial que ele tenha um tratamento diferenciado na gestão patrimonial. Na contabilidade o ramo específico que trata do exame e classificação do patrimônio intelectual é denominado Contabilidade Estratégica.

Com o avançar da sociedade no que hoje chamamos de Era da Informação, as empresas tem investido cada vez mais na produção e manutenção de um bom acervo de patrimônio intelectual. No nível de competição que temos no mundo atual, é justamente a capacidade tecnológica e estratégica de uma empresa que vai determinar o seu sucesso ou fracasso no mercado em que a mesma atua.

Alguns séculos atrás, em uma sociedade predominantente agrária, era a quantidade de terras que uma instituição tinha que determinava o seu tamanho e importância social, algumas decadas atrás, era a quantidade de bens fisicos de uma empresa, em uma sociedade predominantemente industrial, que determinada a sua importância, hoje em dia, em uma sociedade baseada na informação e capital intelectual, no contexto da gestão patrimonial de uma empresa é a quantidade de riqueza intelectual da mesma que determina a importância de uma companhia.

Gestão Patrimonial do Acervo Intelectual e a Tomada de Decisões Corporativas

Embora essa seja uma pratica adotada por muitos administradores, decisões não devem ser tomadas com base em intuição ( a não ser que você seja um administrador genial e com um senso de intuição super-desenvolvido ). Decisões devem ser tomadas com base em dados técnicos, devem ser tomadas com base no conhecimento, na experiência e nos dados do departamento de gestão patrimonial e contabilidade.

Este é outro fator crucial, conhecimentos e estratégias adquiridos através de estudos podem e devem ser empregados na tomada de decisões. No contexto de empresas menores, onde há um grande dinamismo e mobilidade, uma tomada de decisão mau sucedida pode facilmente ser contornada, no entanto, quanto maior for a empresa maior vai ser o ônus no caso de uma decisão equivocada, por isso a comunicação com o departamento de gestão patrimonial que cuida do acervo intelectual é tão importante.

O Valor do Patrimônio Intelectual

Patrimônio Intelectual e as Empresas: um patrimônio que não tem preço

Embora tenham sido desenvolvidas várias técnicas de gestão patrimonial ( gestão do patrimônio )  e contabilidade que podem dar uma dimensão aproximada do valor que vem a ter uma patente, um conhecimento estratégico ou então uma tecnologia, o verdadeiro valor dos mesmos é dificil de ser mensurado.

Outra característica importante de comparação entre o patrimônio intelectual e o patrimônio físico é que ao contrario dos bens materiais, um capital intelectual jamais desvaloriza, jamais deteriora e jamais deprecia. Uma máquina ou um veículo pode ser usado por muitos anos por uma empresa, mas no entanto, um dia necessitará de ser substituido, um dia terá a sua vida útil terminada, um conhecimento adquirido dura para sempre. Tecnologias podem até se tornar obsoletas e ser substituidas por novas técnicas, mas mesmo assim, elas permancem, pois um novo avanço sempre tem como base um avanço tecnológico anterior.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin