dcsimg

O fim da chefia?

Saiba o que é a holocracia e veja como isso pode auxiliar as organizações!

terno

A Holocracia é um sistema organizacional que muda a estrutura das empresas, trocando o modo hierárquico atual por um novo método, onde a figura do chefe “desaparece”, sendo substituída pelos funcionários, que possuem autonomia para tomar decisões. Com esse novo modelo, o método de liderança de estrutura piramidal, onde o poder vem de cima para baixo, é substituído por uma organização que funciona em círculos, interligados entre si.

Na Holocracia, cada funcionário é escolhido para uma determinada função, de acordo com suas características. Cada um pertence a um determinado círculo, que é formado por um conjunto de pessoas que tenham características em comum. Todos os funcionários possuem autonomia para tomar suas decisões. Porém, essas decisões devem estar de acordo com as metas da organização.

No método organizacional da holocracia também não existem chefes, somente funcionários que direcionam tarefas uns aos outros, mas nenhum deles possui uma autoridade maior. As tarefas são divididas de acordo com a função de cada círculo, sendo que todos eles estão ligados entre si, e todos tendo uma participação em conjunto.

escritorio

O método da holocracia está sendo utilizado pelas empresas que buscam se adaptar ao mercado de trabalho que a geração Y busca. Os jovens profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho estão em busca de autonomia, para implantar suas idéias de maneira liberal, sem a necessidade de passar sempre por um supervisor.

Porém, para implantar a holocracia, as empresas precisam se estruturar adequadamente para poder receber esse novo modelo organizacional. Nesse modelo, todos os funcionários tem autonomia e papel de destaque dentro da organização. Por isso, é necessário que as empresas tenham maturidade para implantar o sistema, pois a ausência de cargos e de um chefe para exercer uma autonomia pode levar a organização ao caos.

É de extrema importância que todos os funcionários da organização tenham uma preparação anterior a implantação da holocracia, para que o sistema tenha sucesso e funcione de acordo com as metas da empresa. Esse modelo tende a ser o futuro de todas as empresas, por isso o fim da chefia pode estar próximo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin