dcsimg

O que é carreira em Y?

Entenda o que é carreira em Y e descubra se este é o caminho que você deseja para o seu futuro.

carreira_600

As expectativas dos funcionários e a Carreira em Y

Para entender como funciona a carreira em Y, é interessante ter uma ideia geral do funcionamento do plano de carreira (ou da falta dele) para os profissionais no passado.

Durante muitos anos, a carreira da maioria dos profissionais era bem limitada e seguia um padrão linear. Com o tempo e as promoções, a carreira iria se desenhando até que o profissional assumia um cargo de gerência, liderando equipes e tomando decisões estratégicas.

Nesse caso, as opções eram muito restritas e não existia a possibilidade de um maior desenvolvimento profissional, ou seja, ou você ocupava o cargo gerencial, ou continuava na mesma situação, estagnado, ou ainda optava pela demissão e partia em busca de novos desafios.

A falta de opções, ou de um desenho de plano de carreira apropriado acarretava em alguns problemas, sobretudo na falta de treinamento e habilidade dos profissionais para gerenciar equipe quando a oportunidade de promoção surgia. Por muitas vezes, a aceitação do cargo de gerência estava diretamente ligada aos benefícios, como salário e status. Porém, nem todos os funcionários ficavam satisfeitos com o novo rumo da carreira.

Percebendo o problema e a insatisfação, criou-se a visão de carreira em Y. Mas como funciona este desenho de carreira?

Como funciona a Carreira em Y?

Na Carreira em Y, o profissional pode optar entre seguir para o cargo gerencial ou escolher ser um especialista na área técnica de um determinado setor.

Caso o profissional tenha aspirações gerenciais, pode dar continuidade em seu plano de carreira habitual, podendo também aperfeiçoar os conhecimentos. O profissional que deseja ser especialista em determinado setor pode optar por ficar responsável também por buscar soluções alternativas no desenvolvimento de produtos, projetos ou pesquisas.
Muitos empreendimentos incentivam o estudo continuado com pós-graduações e MBA.

Características da Carreira em Y

Um dos fatores que alavancaram o surgimento da Carreira em Y foi a necessidade de inovação e a conquista da vantagem competitiva da organização, fazendo com que o conhecimento técnico fosse valorizado.

Assim, houve a necessidade de “criar” uma nova função para aqueles profissionais de destaque, com alto grau de conhecimento técnico, que gostam realmente de colocar a mão na massa e que sabem propor novas soluções para os mais variados problemas, com o status e a remuneração proporcional aos gerentes.

Dessa forma, profissionais talentosos e com alta capacidade são aproveitados onde realmente são bons, contribuindo ainda mais com a organização e se sentindo ainda mais valorizados.

Esse modelo de carreira é chamado de Y, que de nada tem a ver com a “Geração Y”. O termo Y é ligado apenas ao formato da letra que demonstra um caminho linear até o ponto em que há a bifurcação, indicando a possibilidade de escolha entre um caminho ou outro.

carreira_600Para quem é indicada a carreira em Y

A carreira em Y é indicada, principalmente, aos profissionais que possuem vasta bagagem de conhecimento teórico e prático, gostam de participar do desenvolvimento das atividades técnicas da organização e possuem visão inovadora.

Além disso, é ideal para os profissionais que não sabem lidar muito bem com liderança de equipes, como motivação ou inspiração. O profissional que opta pelo caminho técnico na carreira em Y é conhecido como especialista e se encontra no mesmo nível de um cargo gerencial, tanto em status quanto na questão salarial.

Veja também:

Tipos de liderança

Qual caminho de carreira você acredita ser o mais indicado para você? Especialista ou gestor? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin