dcsimg

O que faz um Gestor Ambiental?

Descubra em quais áreas um gestor ambiental pode atuar e como é o trabalho deste profissional na prática!

assitentente_indice

O gestor ambiental é um profissional atento à relação do ser humano com o meio ambiente. Ele se preocupa com o bom uso dos recursos naturais e em reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem.

A gestão ambiental engloba três grandes áreas: econômica, social e ambiental. A atuação do gestor ambiental está ligada, principalmente, às atividades econômicas que podem gerar algum impacto na sociedade e no meio ambiente.

Conheça um pouco mais sobre as atividades que um gestor ambiental desempenha e em quais áreas ele pode atuar!

O que faz um gestor ambiental?

Podemos entender o papel do gestor ambiental como o de um administrador do meio ambiente, pois é ele quem toma decisões relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente.

Atualmente as empresas buscam associar suas marcas à sustentabilidade e é com esta preocupação que contratam gestores ambientais, mesmo que sua atividade não esteja diretamente ligada ao setor.

O profissional da área de Gestão Ambiental pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e terceiro setor. Destacamos algumas de suas áreas de atuação e quais atividades são desempenhadas no cotidiano dessa profissão:

1. Recuperação de áreas degradadas

O gestor ambiental realiza saídas de campo para investigar áreas contaminadas ou desmatadas. Elabora relatórios sobre a situação dessas áreas e cria programas específicos de recuperação da biodiversidade.

Pode ser responsável também por elaborar um cronograma completo das atividades a serem realizadas, coordenar e acompanhar a implementação de projetos de recuperação de áreas desmatadas ou poluídas.

2. Educação

Ao atuar no âmbito da educação, o gestor ambiental cria programas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Implementa e coordena programas de educação ambiental em escolas, empresas, ou para a população em geral.

Pode também elaborar material educativo e dar palestras sobre temas ambientais, orientando os cidadãos sobre como podem ajudar o meio ambiente e adotar atitudes mais sustentáveis no seu dia-a-dia.

3. Certificação

O gestor ambiental precisa entender os processos de licenciamento e legislação ambiental, pois é o profissional responsável por controlar e atualizar as licenças exigidas por lei.

Para adquirir o certificado ISO 14000, por exemplo,  a empresa precisa adequar todo o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos de acordo com a legislação do país e com as normas estabelecidas pelo ISO. O profissional responsável por implementar estas mudanças na empresa é o gestor ambiental.

Além de adequar os procedimentos, o gestor ambiental que trabalha com certificação realiza treinamentos com toda a equipe de trabalho. Também acompanha os avaliadores durante as visitas na empresa e verifica todos os setores da empresa para garantir que as normas sejam cumpridas.

4. Geoprocessamento

O geoprocessamento nada mais é do que o tratamento de dados e informações geográficas por meio de programas específicos, como o SIG (Sistema de Informação Geográfica).

O gestor ambiental utiliza essas informações para elaborar projetos de ocupação humana, gerenciamento urbano, redes de infraestrutura etc.

A utilização do SIG é importante na gestão de bacias hidrográficas, no controle e monitoramento ambiental de áreas de preservação, na elaboração de estudos de impacto ambiental, em diagnósticos ambientais e no mapeamento da vegetação, por exemplo.

5. Extração de Recursos Naturais

O gestor ambiental acompanha o processo de exploração dos recursos naturais para garantir que a técnica utilizada seja a mais adequada e gere menos impacto ao meio ambiente.

Ele faz uma análise sobre a área a ser explorada e elabora um planejamento de extração destes recursos, definindo as técnicas que serão utilizadas e também as ações a serem realizadas após a extração, no intuito de reverter os danos causados.

Entram nessa categoria empresas de extração de pedras, água, petróleo e minérios variados.

6. Elaboração de políticas públicas

Em órgãos públicos, como ministérios, secretarias municipais e estaduais de meio ambiente, o gestor ambiental pode compor as equipes que se encarregam de definir políticas públicas de recuperação do meio ambiente e planos diretores, por exemplo.

Mercado de trabalho para o Gestor Ambiental

O mercado de trabalho para gestores ambientais está em expansão. Esse profissional encontra oportunidades em empresas públicas, privadas e não governamentais, desenvolvendo programas de responsabilidade social e ambiental, regulando a proteção do meio ambiente, fiscalizando, analisando e minimizando o impacto de atividades produtivas.

O gestor ambiental pode ainda atuar como profissional autônomo, prestando consultoria para governos e empresas.

Ficou interessado em seguir carreira na área de Gestão Ambiental? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin