dcsimg

Qual o melhor momento de fazer uma pós-graduação?

Conheça algumas das vantagens em se fazer uma pós-graduação e veja quais são os principais tipos de especialização!

posgraduacao

Muitos profissionais ficam em dúvida sobre qual o momento mais apropriado para se fazer uma pós-graduação. É fato que, no atual mercado de trabalho, funcionários que possuem uma pós-graduação se destacam entre os demais. Isso ocorre principalmente devido ao fato de que o Brasil possui um elevado número de cursos de graduação, sendo que, a maioria dos profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho possuem um curso superior.

O melhor momento para se fazer uma pós-graduação depende das expectativas e de fatores particulares dos profissionais. Os alunos recém-graduados devem analisar diversos fatores antes de escolher fazer uma especialização, como, por exemplo, a exigência do mercado de trabalho ou a busca por maiores conhecimentos e habilidades técnicas em determinada área da sua formação. Com o intuito de auxiliar os profissionais graduados, separamos algumas das principais vantagens em fazer uma pós-graduação. Confira!

Você será especialista na área escolhida

O profissional que opta por fazer uma pós-graduação faz, através da mesma, uma especialização em uma determinada área do curso no qual se graduou. A grande maioria das organizações tem preferência por profissionais que possuem uma pós-graduação, pois os mesmos estão mais preparados para atuar na área onde se especializaram, além disso, o profissional tem capacitação em realizar tarefas mais complexas.

Você irá estudar algo que gosta!

Os profissionais que optam por fazer uma pós-graduação escolhem por uma área na qual tem preferência. As disciplinas estudadas são relacionadas apenas ao assunto escolhido. A escolha é baseada no campo onde ele possui mais afinidade, sendo que o mesmo dispensa o estudo de disciplinas que não tinha afinidade durante o curso de graduação. Além disso, em cursos de pós-graduação, os alunos possuem uma maior flexibilidade em escolher quais matérias desejam cursar, fazendo com que o curso se torne mais prazeroso e objetivo.

Fortalecimento do currículo

Como já foi dito anteriormente, profissionais que possuem um curso de pós-graduação possuem melhores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, principalmente pelo currículo mais atrativo. Além disso, durante os cursos de pós-graduação é possível construir uma rede de relacionamentos profissionais com os demais colegas. Aproveite este momento para se especializar e fazer networking!

Constante atualização

Profissionais que fazem uma pós-graduação, além de adquirirem mais conhecimento, também lidam com a atualização dos conteúdos já estudados. Alunos que fazem cursos de pós-graduação aprendem a aplicar os conteúdos aprendidos durante a graduação, além de possuir uma visão mais aproximada do cotidiano da área escolhida diante o mercado de trabalho.

Tipos de pós-graduação

Um outro aspecto importante para os profissionais que desejam fazer uma pós-graduação é saber quais são os tipos de cursos oferecidos e para quais áreas estão voltados. Conheça os principais tipos de cursos de pós-graduação!

Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional ainda não é usualmente ministrado pelas instituições de ensino superior do Brasil. O principal objetivo deste tipo de pós-graduação é aplicar a pesquisa no dia a dia dos alunos. Devido a isso, a tese devolvida nesse tipo de especialização deve estar voltada para algum assunto prático, sendo que a pesquisa é desenvolvida através da experiência do aluno.

Mestrado Acadêmico

Este tipo de especialização é destinado para quem deseja seguir a área acadêmica. É voltado para os novos campos acadêmicos e também para a pesquisa. A dissertação deste tipo de pós-graduação geralmente tem como base novos assuntos, ou melhorias relativas a assuntos recorrentes. Neste caso, aconselha-se que o aluno inicie a pós-graduação assim que terminar a graduação, pois a formação é altamente específica.

Máster Convencional

Neste tipo de pós-graduação, o aluno se torna um profundo conhecedor na área escolhida. Essa especialização tem como foco o mercado de trabalho, pois o profissional terá um amplo conhecimento de uma determinada área. O Máster Convencional é considerado um MBA júnior.

Master of Business Administration (MBA)

O curso de MBA é direcionado para profissionais que desejam ter uma intensa especialização em um determinado campo do mercado de trabalho. Ele é voltado para alunos que já terminaram a graduação e possuem certa experiência profissional, pois este tem uma visão mais abrangente do mercado de trabalho onde estão inseridos.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin