dcsimg

Saiba quais os cursos tecnólogos em alta para 2015

Conheça cinco áreas que estão em alta para tecnólogos em 2015!

Tecnólogos em Alta

Listas de profissões em alta são desenvolvidas com base na opinião de especialistas em determinados setores da economia e também consultores de recrutamento em seleção, revelando as áreas que deverão estar mais aquecidas, oferecerão mais vagas de emprego ou oportunidades de crescimento para os profissionais naquele ano.

Muitas destas oportunidades são para cargos executivos, de gestão, ou nichos superespecializados, que exigem pelo menos uma pós-graduação. No entanto, em alguns setores já é possível aproveitar a onda favorável tendo feito o curso de tecnólogo. Com duração entre 2 e 3 anos, os cursos de tecnólogo conferem diploma de nível superior e preparam o profissional para entrar rapidamente no mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e conteúdo atualizado.

Consultamos as profissões em alta e separamos aquelas que precisarão de tecnólogos em 2015, com indicação dos cursos superiores de tecnologia mais promissores.

Conheça cinco áreas que estão em alta para tecnólogos em 2015!

1. Desenvolvimento Mobile

A área de Tecnologia da Informação está há anos entre as mais promissoras e faltam profissionais qualificados para atender a crescente demanda do mercado de trabalho. Em 2015, especialistas apontam que a posição de desenvolvedor mobile está em alta.

Responsável por desenvolver programas e aplicativos para equipamentos móveis, como celulares e tablets, o desenvolvedor mobile pode escolher entre pelo menos duas formações de tecnólogo:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: com duração média de 3 anos, tem foco na análise, projeto, documentação, especificação, testes, implantação e manutenção de sistemas computacionais em geral, para diversas plataformas, inclusive mobile. Dependendo da instituição, pode ter nomes e enfoques diferentes.
  • Jogos Digitais: também dura em média 3 anos e o enfoque está no desenvolvimento de aplicativos de entretenimento, jogos digitais ou eletrônicos para diferentes equipamentos e sistemas, inclusive para celulares.

Outros tecnólogos na área de informática, como profissionais formados em Segurança da Informação, por exemplo, também podem aproveitar o aquecimento do mercado de aplicativos e jogos para tablets e celulares, integrando ou interagindo com as equipes de desenvolvimento.

2. Recursos Humanos

A retração da economia e a necessidade cada vez maior de buscar produtividade são citados pelos especialistas como fatores importantes para o investimento em bons profissionais de Recursos Humanos, capazes de desenvolver e executar programas de treinamento, capacitação e retenção de talentos nas empresas em 2015. A área estará aquecida para cargos com os mais variados graus de experiência, desde analistas até diretores.

Quem pretende trabalhar com RH pode fazer um curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com duração média de 2 anos. Esta formação dá uma visão geral de todos os sistemas de RH, tais como:

  • Recrutamento e Seleção
  • Cargos e Salários
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Avaliação de Desempenho
  • Rotinas de Pessoal
  • Benefícios
  • Gestão de Carreiras
  • Sistema de Informação de Recursos Humanos

3. Marketing Digital

Cuidar do relacionamento com os consumidores nas redes sociais e desenvolver estratégias de vendas e fidelização são atividades cada vez mais importantes para as empresas. Analistas de mídias sociais e pessoal especializado em marketing digital são cargos em alta para 2015.

O curso de Tecnólogo em Marketing capacita o aluno a elaborar estratégias de vendas para atrair e manter clientes, antecipar tendências, analisar riscos e solidificar a marca por meio do relacionamento com os consumidores em ambientes físicos e digitais (comércio eletrônico, sites, redes sociais, etc.). A duração média do curso é de 2 anos.

4. Logística

O especialista em Logística tem que saber controlar e organizar todos os processos de chegada de matéria-prima, estoque, entrega de produtos e mercadorias para centros de distribuição e para o consumidor final. Em 2015 esta atividade está em alta, pois tem grande potencial de otimizar processos e, consequentemente, reduzir custos operacionais nas empresas.

O curso superior de Tecnologia em Logística dura em média 2 anos e forma profissionais capazes de lidar com processos de aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte de materiais de qualquer natureza (peças, matérias-primas, materiais, produtos acabados).

Quem quiser trabalhar com Logística encontra ainda outros cursos superiores de tecnologia mais específicos para a atuação em alguns setores que também envolvem logística, como por exemplo:

  • Construção de Edifícios
  • Gestão Portuária
  • Produção Sucroalcooleira
  • Agronegócio
  • Gestão Hospitalar
  • Gestão da Produção Industrial
  • Processos Ambientais
  • Transporte Terrestre
  • Comércio Exterior
  • Gestão Comercial
  • Processos Gerenciais

5. Finanças

A área financeira também costuma aparecer nas listas de profissões em alta e em 2015 não é diferente. As empresas precisam de profissionais capacitados para gerenciar seus investimentos e controlar os gastos, reduzir despesas e buscar o aumento da lucratividade.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira dura em média 2 anos e aborda métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros para o planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, controladoria e estudos de viabilidade, entre outros, para apoiar a tomada de decisões financeiras nas empresas.

Onde encontrar cursos de tecnólogo

O curso de tecnólogo, com formação mais compacta e voltada para as necessidades do mercado, é uma tendência que veio para ficar. Cada vez mais faculdades e universidades oferecem este tipo de graduação, que confere diploma de nível superior e tem boa aceitação no mercado. A maior parte da oferta de cursos superiores de tecnologia está nas universidades privadas.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores de tecnólogo:

Onde Estudar Administração

O curso de Administração é oferecido na modalidade Bacharelado e dura em média quatro anos.

É um dos cursos com maior disponibilidade de vagas nas faculdades brasileiras.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Administração:

Veja também:

Você já está cursando ou pretende cursar algum dos cursos de tecnólogo que estão em alta? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin