dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Biologia

Quer conquistar um diploma em Biologia mas não sabe quanto tempo vai ter que estudar? Nós temos a resposta!

Ciências Biológicas – ou Biologia – é uma graduação que vem crescendo bastante na preferência dos brasileiros.

A área que estuda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente tem apresentado um mercado de trabalho ávido por profissionais inovadores, com visão de longo prazo e soluções para os problemas que preocupam a vida urbana.

Não é à toa que segmentos como conservação de meio ambiente, biotecnologia e genética estão fervilhando no mercado.

Quem gosta de Biologia e está pensando em ingressar na área vai se deparar com dois tipos de formação: o bacharelado e a licenciatura. O tempo de dedicação aos estudos vai variar de acordo com a escolha que você fizer.

Bateu aquela curiosidade para saber quanto tempo dura o curso de Biologia? Então fique com a gente: vamos explicar tudinho, apresentar algumas alternativas para se formar mais rápido e ainda trazer, de bônus, sugestões de boas faculdades reconhecidas pelo MEC. Vamos lá?

Duração do curso de Biologia

Como a gente já adiantou, o tempo de formação em Biologia vai variar de acordo com o tipo de curso que você fizer.

Quem optar pelo bacharelado em Ciências Biológicas vai ter que encarar uma carga horária mínima de 3.200 horas, o que dá exatamente quatro anos de formação.

O bacharelado forma profissionais para atuar mais amplamente no mercado de trabalho, com capacidade para ocupar cargos em áreas bem distintas da profissão.

Quem preferir a licenciatura em Ciências Biológicas vai encarar uma carga horária mais curta, a partir de 2.800 horas. Aqui a graduação pode variar de três anos e meio a quatro anos, dependendo da faculdade.

Os licenciados em Biologia vão poder trabalhar em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e particular. Com formação adicional de pós-graduação (mestrado e doutorado), poderão também dar aulas no ensino superior.

Tanto o bacharelado quanto a licenciatura possuem várias matérias em comum, que são os fundamentos das Ciências Biológicas. A diferença é que, em determinado momento, os alunos da licenciatura passam a estudar a área a partir de uma perspectiva educacional, na qual vão aprender diferentes aspectos pedagógicos (didática, metodologia de ensino, etc.). Já o bacharel continua os estudos em Ciências da Saúde, Química e Física.

É muito comum encontrar profissionais com as duas habilitações. Eles fazem isso para ter mais oportunidades de trabalho – portanto, fica a dica para você também.

Se você quer saber se é possível dar uma adiantada no curso e terminar os estudos em menos tempo, fique ligado. A gente vai explicar nos tópicos a seguir.

Duração do curso de Biologia a distância

Já cogitou a ideia de estudar Biologia a distância? Pois é, essa modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o Brasil e já oferece cerca de 50 mil vagas todos os anos.

Embora a grande maioria das opções neste formato seja para o curso de licenciatura, há alguns bacharelados à disposição também. Basta procurar.

A maior vantagem de estudar Biologia a distância é poder fazer boa parte do curso no horário que quiser, conciliando os estudos e as atividades do seu dia a dia. Para quem tem uma rotina corrida, essa flexibilidade é mais do que bem-vinda.

Só que toda essa facilidade ainda não permite adiantar o curso a ponto de terminar os estudos em tempo recorde. A carga de aulas estabelecida pelo MEC de 2.800 horas para licenciatura e de 3.200 para bacharelado deve ser cumprida tanto para os cursos presenciais quanto a distância.

Também é importante saber que, por mais que grande parte do curso possa se feita pelo computador, pelo menos 20% da carga horária precisa ser destinada a atividades presenciais. Portanto, o aluno terá que deslocar até o polo de apoio presencial mais próximo algumas vezes ao longo do ano para apresentar trabalhos, fazer provas e frequentar as aulas em laboratório. Essa é uma determinação do MEC.

Os estudantes que optarem pelo curso de Biologia a distância vão obter um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho – desde que, claro, a faculdade escolhida tenha reconhecimento do MEC.

Dá para estudar Biologia em menos tempo?

Bom, na prática não tem como estudar Biologia em menos tempo. Mas no mercado há algumas opções de cursos bem interessantes na área.

Eles são de nível superior e têm uma empregabilidade super alta. O detalhe é que esses cursos, chamados de tecnólogos, preparam o profissional, para atuar em áreas mais específicas da Biologia.

Os que trouxemos para você, por exemplo, tratam de gestão ambiental, saneamento e recursos hídricos.

Os cursos a seguir podem ser feitos em apenas dois anos, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Dê uma olhada nas opções:

  • Gestão Ambiental: O tecnólogo em Gestão Ambiental é bastante popular por aqui. Durante os estudos, os alunos vão aprender técnicas avançadas de preservação do meio ambiente, formular políticas de sustentabilidade e buscar soluções para problemas no setor.
  • Saneamento Ambiental: Forma tecnólogos capazes atuar com tudo o que diz respeito a tratamento de águas e esgotos e instalar sistemas hidráulicos em redes residenciais, industriais e agrícolas.
  • Gestão de Recursos Hídricos: Habilita o aluno a trabalhar em programas de manutenção de qualidade da água, de conservação de recursos hídricos e em políticas de acesso a esses recursos.

Sobre o curso de Biologia

Somando a licenciatura e o bacharelado, o curso de Biologia pode ser encontrado em mais de 600 faculdades pelo país.

No total, são quase 120 mil alunos matriculados. A grande maioria, 70% deles, na licenciatura.

O curso é bem interessante, e o aluno vai fazer uma verdadeira viagem pelo universo biológico que nos cerca. Biologia Celular, Molecular, Evolução, Ecologia, Matemática, Química, Física, Geologia e até Antropologia e Sociologia fazem parte do cardápio de estudos.

A graduação conta com uma carga considerável de atividades práticas. Aulas em laboratórios e visitas a campo (áreas de interesse, institutos de pesquisa, reservas ambientais, etc.) vão ser uma constante durante o curso.

O campo de atuação é bom, e com possibilidades em ambientes bastante diversos. Para os licenciados, existem as milhares de escolas da rede pública e particular de ensino. Para os bacharéis, institutos de pesquisa, indústrias, laboratórios, empresas, organizações não-governamentais, serviço público e agências de fiscalização sanitária.

Faculdades de Biologia reconhecidas pelo MEC

Quem está tentando entrar num curso tão popular como Biologia frequentemente se vê diante de um dilema: em qual faculdade estudar?

As opções são tantas que às vezes dá até um nó na cabeça.

Mas resolver essa questão é simples: basta procurar uma faculdade que seja reconhecida e que tenha um curso de Biologia bem avaliado pelo Ministério da Educação.

É esse reconhecimento que garante que seu diploma será bem aceito no mercado e que, com ele, você poderá concorrer a vagas de emprego na área, fazer concursos públicos ou entrar em pós-graduações.

Pensando em tudo isso, a gente preparou uma lista com algumas sugestões bem interessantes para você. Confira:

Veja também:

Quanto ganha um Biólogo?

Quer fazer Biologia? Conte para a gente em qual faculdade você vai tentar vaga e qual sua modalidade preferida de estudos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin