dcsimg

Conheça opções de faculdades de Enfermagem a distância

A faculdade de Enfermagem está super em alta e também pode ser feita de forma mais flexível. Veja agora mesmo onde garantir sua vaga!

Enfermagem ocupa o sexto lugar na lista dos dez cursos mais desejados pelos brasileiros.

São mais de 300 mil matriculados em cerca de 700 instituições de ensino por todo o país.

O mercado para enfermeiros está com tudo. Hospitais, clínicas, clubes esportivos e até cruzeiros estão sempre à procura de novos profissionais.

E o melhor: a demanda deve seguir em alta em todo o país pelos próximos anos.

Para facilitar – e incentivar – a formação de novos profissionais na área, surgiram inúmeras opções de graduação. Entre elas, os cursos de Enfermagem a distância.

Com eles vêm os benefícios que só o EAD pode proporcionar: flexibilidade de estudos, preços mais em conta e facilidade para quem precisa conciliar trabalho e faculdade.

De olho nessas facilidades, a gente foi investigar se realmente o curso de Enfermagem a distância é legal e, claro, descobrir onde a graduação está disponível.

Acompanhe com a gente!

Faculdades de Enfermagem a distância

O curso de Enfermagem na modalidade a distância é uma novidade recente no Brasil.

Por esse motivo, é oferecido por um número ainda bastante reduzido de instituições. Por outro lado, essas faculdades estão autorizadas a oferecer centenas de vagas.

É importante saber que uma parte considerável do curso de Enfermagem a distância acontece em unidades da própria faculdade ou em polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Certifique-se de que um deles está disponível perto da sua casa ou do seu trabalho – daqui a pouco a gente explica por quê.

Conheça agora algumas faculdades que têm o curso de Enfermagem a distância com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC):

A faculdade de Enfermagem a distância tem validade no mercado?

Todo curso de graduação a distância só tem validade se for reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Por isso é preciso redobrar a atenção: só faça um curso de Enfermagem a distância se tiver o reconhecimento do MEC (a mesma dica vale para cursos presenciais). Sem isso, o diploma não terá validade legal e você não poderá atuar formalmente como enfermeiro no mercado de trabalho.

Com o diploma de um curso a distância devidamente reconhecido, você poderá disputar vagas de Enfermagem, fazer concursos públicos ou dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação.

Além de tudo, você precisa verificar também se a faculdade conta com uma boa infraestrutura para a realização do curso de Enfermagem e se as mensalidades cabem no seu bolso.

Sobre o curso de Enfermagem a distância

O curso de Enfermagem a distância é oferecido apenas em grau de bacharelado e tem cinco anos de duração.

Só que aqui tem um detalhe importante que você precisa saber.

A graduação, na verdade, não pode ser feita de forma totalmente a distância. O aluno precisa dedicar um ou mais dias por semana para ir à faculdade ou a um polo de apoio presencial acompanhar as aulas ou participar das atividades em laboratório previstas no decorrer dos estudos.

Por isso a gente falou, no tópico anterior, para você ficar atento se a faculdade escolhida oferece unidades ou polos perto de você.

Essa carga de atividades presenciais é da própria natureza do curso. O perfil prático da profissão impede um aprendizado inteiramente pelo computador. Quem quer ser enfermeiro já deve saber que é preciso colocar a mão na massa pra valer, certo?

O grande diferencial da faculdade de Enfermagem a distância é poder estudar as matérias mais teóricas com a ajuda do computador.

As aulas online acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno terá uma experiência completamente diferente daquela que acontece em sala.

Aqui ele pode acessar as aulas e conteúdos a qualquer hora do dia, de qualquer lugar que tenha uma conexão à internet. Além de tudo, consegue estudar no horário que for mais conveniente e, ainda assim, contar com o apoio de professores e tutores para tirar todas as suas dúvidas.

As diversas ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente ajudam a criar conexões com outros colegas, trocar conhecimento e até fazer novas amizades.

Fora que é bem mais dinâmico estudar com conteúdos em formatos diferentes, como vídeo aulas, animações, livros digitais, animações, etc.

Preço das faculdades de Enfermagem a distância

Estudar Enfermagem a distância vai exigir um investimento razoável. As mensalidades custam cerca de R$ 1.100, em média.

O custo relativamente elevado em relação a outras graduações a distância deve-se principalmente à quantidade de equipamentos da área médica – que normalmente custam uma fortuna – necessários para realização do curso.

Mas nada que uma boa pesquisa não resolva.

A gente fez uma busca e descobriu que no Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, as mensalidades podem chegar a metade desse valor caso o aluno consiga um dos tantos descontos e bolsas parciais que a faculdade oferece.

Outra alternativa para pagar menos é tentar vaga pelo ProUni – o único processo seletivo do governo federal que distribui bolsas de estudos em cursos a distância.

Para e inscrever no processo seletivo, o candidato terá que atender a certos requisitos:

  • Ter feito o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Não ter diploma de nível superior.

Além disso, é preciso ter feito todo o ensino médio em escola pública, ou em particular na condição de bolsista integral. Pessoas com deficiência não precisam cumprir esse requisito.

Os beneficiados pelo ProUni podem receber bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares de primeira linha. A seleção ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Veja também:

Vale a pena fazer Enfermagem? Descubra

Está pensando em estudar Enfermagem a distância? Onde? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin