dcsimg

7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior

Conheça 7 faculdades interessantes para quem pretende construir uma carreira no exterior!

Turismo

Conhecer novas culturas, ganhar dinheiro e turbinar a carreira são alguns dos desejos de quem pretende ter uma experiência profissional fora do Brasil. Morar e trabalhar em outro país pode ser mais acessível do que você imagina!

A mão de obra brasileira é muito valorizada em alguns países. O governo da Nova Zelândia, por exemplo, tem um programa exclusivo para contratar brasileiros. O Canadá e a Noruega também possuem boas relações com o Brasil e costumam contratar engenheiros, médicos, enfermeiros e profissionais ligados à tecnologia da informação.

Para conseguir um emprego no exterior é importante investir em sua capacitação profissional e aprender outro idioma. Cada país possui regras diferentes para a contratação de estrangeiros. De modo geral, é preciso ter um visto de trabalho e, dependendo da sua profissão, é necessário obter a validação do diploma.

Um dos caminhos para conseguir um emprego no exterior é ingressar em uma empresa multinacional aqui no Brasil. Uma vez nesta empresa, você pode construir sua carreira com o objetivo de trabalhar no exterior.

Profissionais de diversas áreas podem ser contratados em outros países. Se você ainda não sabe qual curso fazer, confira esta lista que preparamos com 7 faculdades para quem deseja trabalhar no exterior!

1. Engenharia

Engenheiros de diversas áreas são requisitados por empresas estrangeiras. Mesmo os países que possuem políticas rígidas a respeito da imigração podem permitir a entrada de profissionais estrangeiros para suprir a escassez de mão de obra.

Alguns dos engenheiros mais valorizados no mercado estrangeiro são:

  • Engenheiro Mecânico
  • Engenheiro Civil
  • Engenheiro Eletricista
  • Engenheiro da Computação
  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiro Químico
  • Engenheiro de Minas e Petróleo
  • Engenheiro Eletrônico

2. Letras/Tradução

Quem faz faculdade de Letras em um idioma estrangeiro (inglês, francês, espanhol, alemão, etc.) pode atuar como tradutor ou intérprete.

O tradutor trabalha fundamentalmente com textos escritos (livros, documentos, artigos, manuais, comunicados, etc.) e pode ser contratado para atuar em uma empresa ou trabalhar como autônomo, desempenhando suas atividades a partir de qualquer lugar.

Já o intérprete tem a função de traduzir palestras, conferências ou acompanhar o encontro entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma. O intérprete precisa estar no mesmo ambiente onde os eventos acontecem. Isso favorece aqueles que desejam viajar a trabalho ou querem morar no exterior.

3. Comércio Exterior

O profissional formado em Comércio Exterior lida com transações de compra e venda entre empresas de países diferentes. Ele entende sobre a legislação referente às atividades de importação e exportação de produtos e é responsável por fazer negociações entre países.

Parte de seu trabalho é estudar o mercado internacional para adequar o produto brasileiro aos padrões de importação de outros países. Muitas vezes este profissional é contratado por uma empresa brasileira e mora em países onde a empresa vende seus produtos.

4. Relações Internacionais

A área de Relações Internacionais estuda e analisa como as diferentes nações se relacionam. O profissional formado nesta faculdade trabalha com o objetivo de criar uma boa comunicação entre países para que eles possam estabelecer acordos políticos, econômicos, culturais, comerciais, etc.

Ele pode trabalhar em empresas multinacionais ou ter uma carreira pública, atuando em órgãos do governo, embaixadas ou consulados.

5. Administração

O curso de Administração é bastante abrangente e forma profissionais capazes de gerenciar uma empresa como um todo ou cuidar de um departamento específico (vendas, financeiro, produção, recursos humanos, etc.).

O administrador costuma a assumir cargos estratégicos dentro das organizações. Quando trabalha em empresas multinacionais, não é raro receber convites para gerenciar equipes em alguma filial fora do País.

6. Gestão de Recursos Humanos

O gerente de Recursos Humanos é responsável por atrair, reter e treinar os colaboradores de uma empresa, além de fazer com que sigam as normas e o perfil exigido pela organização. É ele quem define políticas de benefícios, ciclos de avaliação de desempenho, planos de sucessão, critérios para a concessão de bônus e muito mais.

É muito comum as empresas multinacionais levarem suas equipes de especialistas em Recursos Humanos para implementarem o mesmo padrão em suas filiais fora do país.

7. Jornalismo

Quem se forma em Jornalismo tem a opção de trabalhar como correspondente internacional. Neste caso, ele é contratado por uma empresa brasileira e mora no exterior para cobrir as notícias e acontecimentos de algum país estrangeiro.

Uma outra forma de morar e trabalhar fora do país é atuar como freelancer, escrevendo matérias que são sugeridas por diferentes clientes ou buscando pautas interessantes na região e depois vendendo seu trabalho para jornais, revistas, portais, televisão, etc.

Onde estudar

Para conseguir um emprego no exterior é essencial falar um outro idioma e investir em uma boa formação. Escolher uma faculdade de qualidade é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que oferecem cursos para quem deseja trabalhar no exterior:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

10 cursos para quem gosta de viajar

Em qual país você gostaria de trabalhar? Já sabe qual faculdade vai fazer para conquistar esse sonho? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin