dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Fisioterapia da Unicid

Conheça o curso de Fisioterapia da Unicid: veja quais são as matérias, onde estudar, como ingressar e financiar sua faculdade!

FisioterapiaFisioterapia é a profissão dedicada a estudar os movimentos do corpo humano. Seus profissionais são capacitados a avaliar e identificar lesões, reabilitar pacientes e atuar na prevenção de problemas musculares.

O curso prepara o aluno para todas as etapas de atuação do fisioterapeuta, desde o diagnóstico correto, a escolha do tratamento e a condução de sessões, que podem utilizar diferentes técnicas e recursos.

A profissão de fisioterapeuta é regulamentada. Quem quiser atuar na área deve primeiro passar por uma faculdade de Fisioterapia reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Depois, é preciso fazer o registro junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) do estado onde atua.

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) está credenciada pelo MEC a oferecer o curso de Fisioterapia.

Saiba como funciona o curso de Fisioterapia da Unicid. Confira as principais disciplinas, o valor das mensalidades e as formas de financiar seus estudos!

Quanto tempo dura o curso de Fisioterapia da Unicid

A graduação em Fisioterapia da Unicid tem duração de quatro anos. Está disponível nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O curso é do tipo bacharelado, ou seja, proporciona uma formação generalista que prepara para diversas áreas da profissão.

O que se estuda no curso de Fisioterapia da Unicid

A grade curricular do curso de Fisioterapia da Unicid atende às Diretrizes Curriculares do MEC. As matérias do curso cobrem quatro grupos principais de conhecimento:

  • Biológicos: traz as matérias básicas sobre o estudo do corpo humano, a fisiologia, anatomia, funcionamento de órgãos e sistemas.
  • Humanos e Sociais: os conteúdos deste grupo ajudam a entender o ser humano em seus diversos aspectos, como psicológico, cultural, social e antropológico.
  • Biotecnológicos: são matérias que abordam os recursos tecnológicos disponíveis para a prática da Fisioterapia.
  • Fisioterapêuticos: englobam as técnicas e metodologias que serão colocadas em prática na profissão, como diagnósticos, tratamentos e terapias.

A Unicid traduz as diretrizes do MEC em um currículo atualizado, com ênfase em muitas atividades práticas. Veja alguns exemplos de disciplinas da grade curricular:

  • Anatomia Humana
  • Apontamentos de Fisioterapia
  • Biologia Celular e Tecidual
  • Fisioterapia Baseada em Evidência Científica
  • Imunologia
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Língua Portuguesa
  • Observação de Práticas Clínicas Supervisionadas
  • Políticas Públicas de Saúde

Para se formar, o estudante deve obrigatoriamente passar por estágios supervisionados e fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como funciona o estágio no curso de Fisioterapia da Unicid

Os estágios são realizados nos últimos dois semestres do curso de Fisioterapia da Unicid. É a oportunidade do estudante ver de perto as atividades da profissão e começar a praticar os primeiros atendimentos a pacientes. Todas as ações são feitas sob a supervisão de um professor e de profissionais da área.

O estágio pode ser realizado na Clínica Escola de Fisioterapia, que presta atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os campos de estágio podem ser:

  • Neurológico
  • Ortopédico-Reumatológico
  • Esportivo
  • Saúde da Mulher
  • Fisioterapia Aquática

A Unicid também tem parcerias com hospitais públicos e privados, indústrias e unidades básicas de saúde para que o aluno possa vivenciar as diferentes realidades da profissão.

Onde encontrar o curso de Fisioterapia na Unicid

O curso de graduação em Fisioterapia é oferecido pela Unicid apenas na modalidade presencial, na seguinte unidade da capital paulista:

  • Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé

Quanto custa estudar Fisioterapia na Unicid

O curso de Fisioterapia da Unicid tem mensalidades na faixa de R$ 400 a R$ 600. O valor varia de acordo com o turno.

Para saber exatamente quanto será preciso investir, entre em contato com a Unicid.

Como entrar na faculdade de Fisioterapia da Unicid

Confira os caminhos que podem levar você ao curso de Fisioterapia da Unicid:

  • Vestibular: a prova é formada por uma redação e 35 questões de múltipla escolha. As inscrições e os exames seguem o calendário definido pela Unicid.
  • Vestibular agendado: é uma forma alternativa de vestibular em que o estudante se inscreve no site para disputar vagas ainda em aberto e pode escolher uma data para fazer a prova entre as opções divulgadas no sistema. O resultado sai 48 horas depois da prova.
  • Nota do Enem: quem pontuou pelo menos 30% do Enem pode se inscrever gratuitamente e entrar na Unicid sem precisar fazer vestibular.
  • Transferência: se você já cursa Fisioterapia em outra universidade, pode fazer transferência para a Unicid e ainda obter benefícios como descontos, isenção de matrículas e financiamento.
  • Segunda graduação: se você já fez uma faculdade e quer cursar Fisioterapia, pode contar com descontos nas matrículas e mensalidades. Dependendo do curso, dá até para validar matérias já estudadas e se formar em menos tempo.

Como gastar menos para estudar na Unicid

A Unicid participa de dois programas do Governo Federal voltados a pessoas de baixa renda:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): oferece bolsas integrais e parciais (que cobrem 50% da mensalidade). Para concorrer ao benefício, o candidato deve atender aos requisitos mínimos de renda familiar e escolaridade, além de ter participado do Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): é um programa que financia a faculdade a juros baixos e o estudante só começa a pagar a dívida depois de se formar. Atualmente, o acesso ao FIES está cada vez mais limitado, mas graduações na área da Saúde costumam estar entre os cursos prioritários. Para participar é preciso atender aos requisitos de renda familiar e ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Além dos programas governamentais, a Unicid oferece benefícios e facilidades como:

  • Incentivo para pagamento em dia: o percentual de desconto varia em cada unidade de ensino, mas representa uma boa economia ao longo da graduação.
  • Bolsas de estudo por mérito acadêmico: A Unicid oferece bolsas que cobrem 100% de todo o curso. Para ganhar o benefício é preciso participar do vestibular tradicional e acertar pelo menos 75% da prova.
  • Desconto para segunda graduação: a Unicid oferece um desconto de 20% na matrícula e nas mensalidades da graduação presencial até o final do curso para quem já tem diploma de nível superior. Este desconto aumenta para 30% caso a primeira graduação tenha sido feita na própria Unicid ou em alguma faculdade do grupo Cruzeiro do Sul Educacional.
  • Desconto para transferência: a Unicid oferece 30% de desconto na matrícula e nas mensalidades durante todo o curso para os alunos que transferem sua graduação para lá.

Mais informações sobre o curso de Fisioterapia da Unicid

Para saber mais informações sobre a faculdade de Fisioterapia, acesse o site da Unicid.

Veja também:

Quanto ganha um Fisioterapeuta?

Ficou interessado no curso de Fisioterapia da Unicid? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin