dcsimg

O que se estuda em Arquitetura?

Saiba em detalhes o que se estuda no curso de Arquitetura, quais as principais disciplinas e onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC!

arquitetura_indice

O trabalho de um arquiteto é planejar espaços que vão desde o cômodo de uma casa até cidades inteiras. A Arquitetura tem a ver com arte, design, estética, construção e engenharia.

Algumas características importantes para quem pretende seguir esta profissão são: boa visão espacial, sensibilidade para combinar materiais, preocupação com o conforto e praticidade do ambiente.

Mas afinal, é preciso ter algumas habilidades antes de entrar na faculdade? Saber desenhar, por exemplo? O curso ensina a fazer maquetes e reformar uma casa?

Para tirar estas dúvidas, conheça em detalhes o que é estudado na faculdade de Arquitetura e quais as principais disciplinas do curso. Veja também onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC para entrar com o pé direito nesta profissão!

O currículo do curso de Arquitetura

Se você se interessa por Arquitetura, a primeira coisa que você deve saber é que não é necessário nenhum conhecimento prévio, além das matérias do ensino médio, para entrar na faculdade.

A grade curricular da faculdade de Arquitetura é formada por disciplinas que ajudarão o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para sua profissão. Existem matérias ligadas à arte – com o objetivo de proporcionar ao aluno um olhar estético – e também disciplinas mais técnicas sobre construção ou planejamento urbano.

Vamos descobrir as principais áreas de conhecimento exploradas no curso de Arquitetura:

1. Desenho

A faculdade de Arquitetura possui muitas disciplinas na área de desenho. Nelas o estudante aprende conceitos importantes com o objetivo de representar graficamente plantas baixas, fachadas e construções. Dentre as principais, podemos citar:

  • Perspectiva
  • Escala
  • Luz
  • Sombra
  • Formas geométricas
  • Projeção ortogonal

Também são exploradas algumas normas técnicas do desenho de Arquitetura, o que possibilita ao aluno elaborar desenhos nas diversas etapas de um projeto arquitetônico, desde os primeiros esboços até o projeto final detalhado.

Ainda na área de desenho existem algumas disciplinas sobre representação gráfica computacional, ou seja, o curso ensina o aluno a utilizar programas de computador com técnicas avançadas de modelagem, especificamente para desenvolver e representar projetos arquitetônicos.

2. Estética e História da Arte

O curso apresenta disciplinas que relacionam Artes Plásticas com Arquitetura. O aluno estuda sobre os movimentos artísticos de diferentes períodos da história e entende como eles afetam o estilo arquitetônico.

3. Tecnologia da Construção

Para planejar e definir como ficarão determinados espaços, é importante que o arquiteto conheça as propriedades dos materiais utilizados nas construções. As disciplinas desta área tratam exatamente disso, mostrando ao aluno os processos construtivos de elementos como argamassa, aglomerados, revestimentos e pisos, madeira, alumínio, plástico, tintas, telhas, tijolos cerâmicos, tijolos de vidro, etc.

4. Projetos Arquitetônicos

As disciplinas desta área ensinam ao aluno como elaborar projetos de Arquitetura. Relacionam a forma, o espaço e as estruturas arquitetônicas. Ensinam princípios de flexibilidade, estética, estabilidade e como o edifício projetado interfere em seu entorno.

5. Estruturas

Nessa área, o aluno aprende a conhecer e classificar os diversos sistemas estruturais, identificando seus aspectos, formas, finalidades e limitações. Isso inclui desde estruturas pré-moldadas e concreto armado, passando por estruturas metálicas, de madeira, alvenaria, etc.

É um estudo bastante aprofundado sobre a resistência dos materiais, o centro de gravidade das estruturas, como elas se equilibram ou suas reações de apoio. Estas disciplinas envolvem cálculo de deformações, durabilidade dos materiais, implicações de custos e dimensionamento das estruturas, entre outros.

6. Instalações

Estas disciplinas proporcionam ao aluno conhecimentos sobre as instalações elétricas, de iluminação artificial, de água quente e fria, gás, esgoto, combate a incêndio, telefone, ar-condicionado, etc. Eles aprendem sobre as normas técnicas e exigências do corpo de bombeiros em relação a estas instalações, assim como os materiais e equipamentos necessários.

7. Conforto Ambiental

O conforto ambiental diz respeito aos efeitos bioclimáticos na área construída. O estudante de arquitetura aprende a investigar o impacto da luz e calor do sol sobre os espaços, quais os dispositivos de proteção solar, a importância da iluminação natural, como são determinadas as sombras, os aspectos de ventilação natural, condicionamento de ar e consumo de energia.

8. Planejamento de Paisagens e Projetos Urbanos

Essas disciplinas consideram o entorno das construções, a humanização do espaço, o manejo ecológico e a criação de paisagens naturais. O aluno aprende metodologias específicas para o projeto de jardins e espaços externos, a importância e as funções da vegetação em cada ambiente.

No geral, os Projetos Urbanos envolvem projetar e intervir em espaços urbanos através da análise dos problemas sociais e ambientais de uma determinada região. Essa matéria lida com conceitos de desenho urbano, delimitação do espaço, evolução das cidades e como elas se organizam.

Onde estudar Arquitetura

Confira algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Arquitetura:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

A Carreira em Arquitetura

Você está pensando em fazer uma faculdade de Arquitetura? Com quais disciplinas você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin