dcsimg

Tudo o que você precisa saber sobre tecnólogo em Recursos Humanos

Conheça todos os detalhes sobre o curso superior de tecnologia em Recursos Humanos e entenda por que ele é um dos mais procurados do Brasil!

A área de Recursos Humanos é responsável por cuidar do que as empresas têm de mais valioso: seus funcionários.

Não é à toa que esses profissionais têm recebido cada vez mais atenção em todo tipo de organização. Um departamento de RH bem estruturado se reflete em desempenho positivo da empresa.

Por isso, a área tem crescido a passos largos no Brasil. Tanto é que as opções de formação disponíveis vêm se diversificando, com cursos mais rápidos e que geram um impacto maior no mercado de trabalho.

Sim, estamos falando do tecnólogo em Recursos Humanos, uma das graduações mais populares entre os brasileiros. Os motivos para tanto sucesso você vai entender a seguir.

Sobre o curso de tecnólogo em Recursos Humanos

Com quase 180 mil alunos matriculados, o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos está entre as dez graduações com mais universitários no Brasil, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior.

A formação é de nível superior e dura apenas dois anos.

Esse curso é super focado no aspecto prático da profissão – e por esse motivo os tecnólogos em RH encontram trabalho com facilidade em empresas, indústrias e organizações do terceiro setor. É uma ótima pedida para quem quer ou precisa encontrar um emprego de nível superior em menos tempo.

Durante os estudos, o aluno aprende a planejar ações voltadas ao desenvolvimento dos funcionários, desenvolver técnicas de gerenciamento de pessoal, fazer recrutamento e seleção, avaliar o desempenho corporativo, acompanhar o desenvolvimento de carreiras, elaborar políticas de recompensas, pensar em práticas motivacionais, definir políticas de qualidade de vida no ambiente empresarial e muito mais.

O curso é bem popular pelo Brasil afora e pode ser encontrado em quase 500 faculdades – 98% delas são particulares.

Aqui o segredo é investir nos estudos. Por ser uma área extremamente concorrida, o aluno deve entrar na graduação já pensando no que irá estudar depois que terminar o curso: uma especialização, por exemplo, é excelente para obter um diferencial no mercado.

Com bastante experiência, o profissional pode obter salários bem interessantes e encontrar empregos em grandes e renomadas empresas.

O curso pode ser feito de duas formas: presencialmente ou a distância. Entenda melhor a seguir.

Formas de fazer o curso de tecnólogo em Recursos Humanos

Quem estiver à procura do curso de tecnólogo em Recursos Humanos vai encontrar duas opções interessantes no mercado: presencial tradicional e a distância.

Como você já sabe como funciona o curso presencial (o aluno precisa frequentar a faculdade em dias e horários fixos), vamos falar apenas dos cursos EAD. Eles podem ser feitos de duas formas:

  • A distância: É aquele em que o aluno pode fazer quase integralmente online, no horário e local que achar melhor. Para isso, basta um computador e uma boa conexão à internet. No entanto, é necessário disciplina: é preciso cumprir prazos, fazer provas e trabalhos como em qualquer graduação tradicional. Ao se matricular, o estudante tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem e lá pode assistir às aulas em vídeo, acessar textos e demais conteúdos didáticos das disciplinas. Os encontros presenciais são obrigatórios e acontecem poucas vezes ao ano, normalmente uma vez por semestre.
  • Semipresencial: Este formato tem um equilíbrio maior entre atividades presenciais e a distância. Nele, o aluno faz parte do curso pela internet, mas tem uma ou duas aulas presenciais por semana. É ideal para quem gosta do formato online, mas não abre mão da forma tradicional de aprender.

Seja no formato presencial, a distância ou semipresencial, o diploma será de nível superior e terá a mesma validade no mercado de trabalho. Basta que, para isso, a faculdade escolhida seja autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso.

O que se estuda no curso de tecnólogo em Recursos Humanos

O curso de tecnólogo em Recursos Humanos é uma graduação de curta duração, mas isso não significa pouco conteúdo.

Existe uma carga extensa de disciplinas que é preciso cumprir ao longo dos quatro semestres da graduação.

Conheça algumas:

  • Administração de Departamento Pessoal
  • Direito Aplicado aos Negócios
  • Gestão de Pessoas
  • Psicologia do Trabalho
  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Administração de Cargos e Salários
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas
  • Remuneração Estratégica
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Consultoria em Recursos Humanos
  • Empreendedorismo
  • Fundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações
  • Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos
  • Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos
  • Economia
  • Língua Portuguesa
  • Princípios de Administração e Marketing
  • Probabilidade e Estatística
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios

Repare que apenas poucas disciplinas são mais genéricas, como Economia e Língua Portuguesa. Quase 90% do que se estuda aqui se converte em conhecimento que pode ser aplicado para valer na prática profissional.

Ah, a grade curricular pode mudar de uma faculdade para a outra. Informe-se melhor na instituição onde você quer estudar.

Onde o tecnólogo em Recursos Humanos pode atuar

O local de trabalho mais comum do tecnólogo em Recursos Humanos é nas organizações de médio e grande porte – justamente aquelas que têm um número considerável de funcionários. Empresas privadas, indústrias, organizações não governamentais… todas precisam de profissionais que zelem pelo seu pessoal, principalmente porque reter bons funcionários é essencial para a sobrevivência no mercado.

A área de atuação do tecnólogo em RH é bem mais ampla, na verdade. Ele pode ir além de apenas empresas e embarcar em outras frentes, como, por exemplo:

  • Escritórios especializados em recrutamento e seleção
  • Prestação de serviços de consultoria e assessoria em RH
  • Órgãos públicos
  • Centros de pesquisa
  • Instituições de ensino

Outros cursos que formam profissionais de Recursos Humanos

Quem ainda não tem 100% certeza de que quer fazer um curso de tecnólogo, mas já sabe que quer trabalhar com Recursos Humanos, pode optar por outras graduações que formam profissionais na área.

Separamos alguns exemplos:

  • Administração: é um bacharelado com quatro anos de duração. O administrador também aprende a lidar com Recursos Humanos, mas o curso vai muito além disso: trata também de Finanças, Planejamento Estratégico, Economia, Direito, Marketing, Administração Pública etc.
  • Psicologia: Muitas empresas estão buscando profissionais de Psicologia para trabalhar com Recursos Humanos, pois psicólogos conhecem bem o comportamento das pessoas. A graduação tem cinco anos de duração, em média, e em algumas grades curriculares é possível encontrar disciplinas ligadas ao RH, como Psicologia Organizacional ou do Trabalho.

Onde encontrar o curso de tecnólogo em Recursos Humanos

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de tecnólogo em Recursos Humanos:

Veja também:

Quanto ganha um profissional de RH?

Curtiu a ideia de fazer o curso de tecnólogo em Recursos Humanos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin