dcsimg

Saiba como fazer a transferência de curso quando se tem FIES

Entenda o que você precisa fazer para transferir seu financiamento do FIES para outro curso ou faculdade!

Ganhar um financiamento do FIES é uma mão na roda. O benefício ajuda a pagar a faculdade e a dívida só começa a ser cobrada depois da formatura.

Acontece que entre conseguir o FIES e concluir a graduação passam-se anos e anos. E nesse meio tempo, muita água pode rolar. Mudar de cidade, descobrir que não gosta tanto assim daquele assunto, arrumar um emprego e precisar se qualificar em outra área são alguns dos acontecimentos que o estudante não pode prever ao iniciar a faculdade…

Nesses casos, o que fazer com o financiamento do FIES? Dá para fazer a transferência de curso ou de faculdade sem perder o benefício?

A boa notícia é que sim, dá pra fazer a transferência de curso e faculdade quando se tem o FIES. O processo é relativamente simples e pode ser realizado pela internet.

Preparamos o guia a seguir para tirar as principais dúvidas a respeito das transferências do FIES e um passo a passo para fazer a solicitação. Vamos lá?

Posso fazer transferência de curso com o FIES?

Sim, é possível fazer a transferência de curso ou universidade com o FIES. Mas preste atenção: o requerimento deve ser feito dentro do prazo estipulado pelo programa.

Esse prazo pode variar a cada semestre. Por isso o ideal é consultar o site do FIES na época em que você pretende fazer a transferência.

Posso fazer transferência de curso ou instituição para outra cidade ou estado?

Sim, o contratante do FIES tem total liberdade para escolher a localização da instituição de ensino e curso ao qual deseja se transferir. No entanto, vale ficar atento ao seguinte: a faculdade e o curso devem ser reconhecidos pelo MEC e participar do FIES.

Posso sair do FIES e pegar uma bolsa?

O FIES prevê no contrato que é possível encerrar o financiamento se o estudante fizer um requerimento formal.

Se a sua ideia for desistir do programa para usar uma bolsa de estudos, atenção: uma vez encerrado o contrato, não será mais possível obter novo financiamento do FIES, então pesquise bem se a bolsa vai atender às suas necessidades.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que o simples encerramento do FIES antes da conclusão do curso não dispensa o estudante de quitar a dívida referente ao período cursado. Você terá que pagar pelo período que utilizou o FIES.

É importante saber que o bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) pode usar também o FIES, desde que para o mesmo curso e faculdade em que tem a bolsa. O que não pode é conseguir uma bolsa integral do ProUni e utilizar o financiamento do FIES ao mesmo tempo.

Pode transferir do FIES para um financiamento privado quando mudar de curso?

Sim. Muitas faculdades particulares oferecem seus próprios programas de financiamento estudantil. A decisão de escolher outro financiamento depende de você: faça as contas e veja o que é melhor para o seu bolso, qual programa oferece menor taxa de juros, qual o prazo para a quitação da dívida, o valor das parcelas, etc.

Lembramos, mais uma vez, que o encerramento do contrato do FIES não significa que a dívida será perdoada. Você ainda terá que pagar um valor referente às mensalidades do curso pelo período que utilizou o financiamento, corrigidas pelos juros (se houver) e a inflação.

Posso me transferir para um curso com nota de corte maior?

Não. Para conseguir uma vaga em outra faculdade, preste muita atenção na nota de corte exigida para aquele curso.

Aqui vai um exemplo: se você conseguiu o FIES para uma faculdade de Direito apresentando 600 pontos no Enem, não vai conseguir se transferir para outra que tenha 700 pontos como nota de corte. A mesma regra vale para o caso de transferência entre cursos diferentes: não dá para se transferir para Medicina (com notas de corte superiores 700) se você passou em Ciências Biológicas com 450 pontos no Enem

Requisitos para pedir transferência no FIES

Para pedir transferência no FIES é necessário cumprir as seguintes exigências:

Para mudar de curso: o aluno deve obrigatoriamente continuar na mesma instituição de ensino. Caso essa seja a sua opção, só poderá pedir transferência antes de completar 18 meses (um ano e meio) no curso atual, pois depois desse período não é mais possível mudar de curso, apenas de universidade.

Para mudar de faculdade: o aluno deve continuar no mesmo curso em que está matriculado e a instituição de ensino para a qual desejar se transferir deve participar do FIES.

Passo a passo para realizar a transferência no FIES

Para pedir a transferência no FIES, faça o seguinte:

  1. Acesse o portal do SisFIES.
  2. Faça seu login informando CPF e senha.
  3. Clique em “Aditamento de Contrato”.
  4. Selecione “Aditamentos Disponíveis” e em seguida, “Transferência Integral”.
  5. Na tela, aparecerão os semestres cursados. Clique no semestre atual (que você está cursando ou acabou de cursar).
  6. Preencha os dados exigidos para solicitar a transferência:
  • Para quem deseja mudar de faculdade: Na tela, você verá as informações sobre a faculdade que está cursando no momento. Logo abaixo, há um espaço para preenchimento dos dados da instituição para a qual deseja se transferir: “Instituição”, “Local de Oferta”, “Curso de Destino”.
  • Para quem deseja mudar de curso: Copie as informações da faculdade descritas na própria página e informe o curso para o qual deseja pedir transferência.
  1. Preencha a data de desligamento. Você deverá informar a data exata em que que será desligado do curso em que está matriculado atualmente.
  2. Preencha o campo “Número de Semestres a Cursar”. É super importante preencher essa informação corretamente para que o pedido seja aprovado. Após preencher esse campo, aparecerá automaticamente o número de semestres a serem cursados na nova graduação.
  3. Após preencher todos os dados, clique em “Gravar e Prosseguir”. Todas as informações inseridas serão mostradas nesta nova tela. Leia tudo com atenção para ver se não deixou faltar nada e clique em “Concluir”
  4. Imprima ou salve seu comprovante de transferência

Após enviar as informações, sua solicitação será avaliada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que terá um prazo para aprovar ou não o seu pedido.

Se autorizado, você deverá comparecer à CPSA da sua instituição de ensino (no caso de transferência de curso) ou à CPSA da faculdade para a qual foi transferido (no caso de mudança de instituição). Após validar a transferência, você estará matriculado no novo curso ou universidade!

Importante: O FIES vem passando por uma série de mudanças. Algumas delas podem alterar as condições contratuais. Por isso, antes de solicitar sua transferência é importante consultar as regras que valem para o contrato que você assinou.

Faculdades que aceitam o FIES

Para participar do FIES, as faculdades particulares devem ser bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC.

Confira algumas instituições que costumam oferecer vagas no FIES:

Veja também:

O que é o aditamento do FIES?

Tem o FIES e pretende fazer transferência? Quer mudar de curso ou de faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin