dcsimg

Saiba como entrar na Cruzeiro do Sul pelo FIES

Descubra se você pode pedir um financiamento do FIES para estudar na Cruzeiro do Sul sem se preocupar com o bolso!

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) faz parte de um dos maiores grupos educacionais do país, o Cruzeiro do Sul Educacional. A instituição possui três unidades em São Paulo (além de um campus EAD) e mais de 25 mil alunos matriculados.

Com laboratórios de ponta e corpo docente qualificado com mestrado e doutorado, a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Todos os seus cursos são bem avaliados pelo MEC, o que garante a validade do diploma em todo o território nacional e boa aceitação no mercado de trabalho.

Apesar de a faculdade não estar entre as mais caras, nem todo mundo tem o orçamento folgado para bancar as mensalidades. Se você quer estudar na Cruzeiro do Sul e está buscando uma forma de pagar o curso, saiba que a universidade participa do FIES, programa governamental que oferece ajuda financeira para fazer uma graduação.

Tem interesse? Então veja agora mesmo nosso guia sobre como conseguir o FIES para estudar na Cruzeiro do Sul!

A Cruzeiro do Sul aceita o FIES?

Sim, a Cruzeiro do Sul aceita o FIES!

Para participar do FIES, a instituição de ensino deve ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. E mais: a Cruzeiro do Sul conseguiu nota máxima na avaliação do Conceito Institucional, que mede fatores como o plano de desenvolvimento pedagógico, o nível de formação dos professores e a infraestrutura oferecida aos alunos.

Quais são os requisitos para entrar na Cruzeiro do Sul com o FIES?

Antes de mais nada, você deve descobrir se atende aos critérios estabelecidos pelo programa.

Para se inscrever no processo seletivo do FIES é necessário apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação. Também há a questão da renda familiar bruta mensal, que deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Cumprindo esses dois requisitos, o próximo passo é ver se o curso que você quer financiar na Cruzeiro do Sul tem vaga no FIES. Essa informação fica disponível somente quando abrirem as inscrições do processo seletivo.

A Cruzeiro do Sul tem três campi que oferecem aulas presenciais: Anália Franco, Liberdade e São Miguel.

Quanto aos cursos, há quase 50 opções que se encaixam nos mais diversos gostos, interesses e talentos. Há três opções de formação – tecnólogos, licenciaturas e bacharelados – e todas elas são cobertas pelo FIES. O único porém é que a oferta de vagas varia a cada semestre e pode ser que nem todos os cursos estejam disponíveis o tempo todo.

Como se inscrever no FIES para a Cruzeiro do Sul?

Embora a inscrição no FIES seja toda realizada pela internet, o processo exige atenção e organização.

Portanto, aconselhamos que você reúna os documentos e acesse o site do programa logo no início das inscrições para ter mais tempo de se dedicar a monitorar a nota de corte (vamos explicar melhor a seguir).

Para fazer a inscrição, siga os passos:

  1. Acesse o site do FIES Seleção.
  2. Na página de inscrição, informe seu CPF e data de nascimento. O sistema vai recuperar a nota do Enem que você já fez e indicar se você atende aos critérios do programa.
  3. Caso tenha participado de mais de uma edição do Enem, escolha aquela em que teve pontuação mais alta.
  4. Em seguida, informe um endereço de e-mail válido. Um link será enviado para esse endereço.
  5. Abra seu e-mail e clique no link para ativar o cadastro.
  6. Após ativar o cadastro, informe o CPF de todos os membros do seu grupo familiar maiores de 14 anos, além da data de nascimento e a renda bruta mensal de cada um.
  7. Selecione a instituição de ensino – Cruzeiro do Sul – e o curso que pretende financiar. Há uma ferramenta que permite fazer a busca. Você deverá também selecionar a unidade (se for o caso) e o turno.
  8. Confirme a inscrição.

Agora, o importante é monitorar a nota de corte parcial. Ela corresponde à menor nota que permite entrar na vaga que você quer. Todos os dias, enquanto durarem as inscrições, o FIES informa as notas de corte parciais, que podem aumentar ou diminuir até o encerramento do processo.

Essa oscilação depende da quantidade de concorrentes e das suas respectivas notas, portanto é impossível definir antecipadamente qual é a nota de corte exata para cada curso. O negócio é ficar de olho e, se for o caso, alterar a escolha de acordo com suas chances de conseguir uma vaga.

Posso me inscrever para o FIES em qualquer época do ano?

Não. O FIES tem apenas duas edições por ano e abre inscrições antes do início de cada semestre letivo.

O que faço se for selecionado?

Se você foi pré-selecionado, vai precisar cumprir mais algumas etapas até finalizar seu financiamento.

A primeira é comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade e entregar alguns documentos que comprovem as informações preenchidas na inscrição. A relação do que deve ser apresentado está no site do FIES.

Com a papelada em ordem, a CPSA emitirá um Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), atestando que as informações prestadas são verdadeiras. Você deverá levar o DRI e mais alguns outros documentos (seus e do seu fiador) ao banco para contratar o financiamento.

Atenção: você tem apenas alguns dias para efetuar todo esse processo na CPSA e no banco. Se não conseguir apresentar o que for pedido, perderá a vaga. Portanto, é muito importante já ter tudo separado desde o primeiro momento e prestar muita atenção nos prazos.

Preciso fazer o vestibular para entrar na Cruzeiro do Sul com o FIES?

Se você conseguiu o FIES para a Cruzeiro do Sul mas ainda não está matriculado na faculdade, vai ter que passar por algum tipo de processo seletivo.

Dependendo da situação, pode ser um vestibular tradicional, vestibular agendado ou a nota do Enem. Informe-se qual a opção disponível para o curso que você vai financiar.

Tenho o FIES e gostaria de me transferir para a Cruzeiro do Sul. Posso?

Como a Cruzeiro do Sul participa do FIES, é possível pedir a transferência. No entanto, o programa não permite mudar de curso nesse caso. Não é possível cursar Ciências Contábeis em uma faculdade e pedir a transferência para Direito em outra, por exemplo.

Agora, se você já estuda na Cruzeiro do Sul e deseja mudar de curso para continuar na mesma faculdade, tudo bem, desde que você não tenha cursado mais do que 18 meses (um ano e meio) da primeira graduação.

Já estudo na Cruzeiro do Sul e gostaria de solicitar o FIES. Posso?

Pode! No entanto, tenha em mente que o contrato só passa a valer a partir do momento da assinatura. Isso significa que você não será reembolsado pelo valor que pagou à Cruzeiro do Sul antes de contratar o financiamento.

Qual é o valor máximo das mensalidades da Cruzeiro do Sul coberto pelo FIES?

O FIES não prevê valor máximo para as mensalidades.

Só não se esqueça de que o FIES é um empréstimo e você deverá quitar a dívida um dia, então coloque tudo na ponta do lápis, pesquise a remuneração inicial da profissão que deseja seguir e faça as contas para ver se conseguirá bancar as parcelas do financiamento quando se formar.

Quero fazer um curso EAD na Cruzeiro do Sul. Posso usar o FIES?

Infelizmente o FIES ainda não contempla cursos na modalidade a distância. No entanto, se a sua ideia é fazer uma graduação EAD, saiba que a Cruzeiro do Sul oferece uma série de descontos e vantagens. Entre em contato com a unidade ou polo de apoio de sua preferência para obter mais informações.

Veja também:

Documentos para o FIES

Pretende fazer uma graduação na Cruzeiro do Sul utilizando o FIES? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin