dcsimg

Quando é o ProUni 2016?

Veja aqui o calendário completo com as datas do ProUni 2016. Descubra quando acontecem as inscrições, o resultado, as matrículas e a lista de espera!

prouni_small

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal para permitir que estudantes de baixa renda tenham acesso ao ensino superior de qualidade. E a forma de fazer isso é concedendo bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O ProUni seleciona os candidatos usando como critério o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior. Quem quiser participar precisa também cumprir alguns requisitos de renda e escolaridade.

São duas chances por ano de conseguir uma bolsa do ProUni: em janeiro e em junho.

As datas da primeira edição do ProUni 2016 já foram definidas pelo MEC.

Veja em quais dias você poderá se inscrever, quando sai o resultado, qual o prazo para fazer a matrícula e o período para entrar na lista de espera do ProUni 2016!

Quando abrem as inscrições para o ProUni 2016?

O ProUni é um processo seletivo muito rápido. As inscrições costumam abrir em uma terça-feira e na sexta-feira já encerram. São só quatro dias, por isso preste bastante atenção para não perder o prazo!

Não é necessário pagar nenhuma taxa, as inscrições do ProUni são gratuitas.

As inscrições da primeira edição do ProUni 2016 acontecem de de 19 a 22 de janeiro de 2016.

Para participar do ProUni 2016 é obrigatório ter feito Enem 2015 e ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.

Veja como fazer a inscrição:

  1. Acesse o portal do ProUni.
  2. Informe seu número de inscrição e senha do Enem 2015.
  3. Indique um endereço de e-mail e um telefone válidos.
  4. Preencha todos os dados solicitados.
  5. Selecione até duas opções entre as vagas disponíveis para o seu perfil de renda.

Quando sai o resultado do ProUni 2016?

Como o sistema é totalmente informatizado, tudo acontece em menos de uma semana. Entre a abertura das inscrições e a divulgação dos resultados, são apenas seis dias corridos!

O resultado da primeira edição do ProUni 2016 sai no dia 25 de janeiro.

Quantas chamadas tem o ProUni 2016?

O ProUni tem duas chamadas.

A primeira chamada do ProUni 2016 é no dia 25 de janeiro. Quem for selecionado nessa data precisa ficar atento, pois existe um prazo para apresentar a documentação necessária, fazer a prova de seleção (caso a faculdade exija essa etapa) e efetuar a matrícula. Quem não fizer esse procedimento perde a bolsa.

O período para comprovação de documentos e participação no processo seletivo da faculdade (quando houver) para quem passou na primeira chamada do ProUni é de 25 de janeiro a 1o de fevereiro de 2016.

A segunda chamada do ProUni 2016 é divulgada no dia 12 de fevereiro. Os candidatos que forem convocados nessa data têm até o dia 18 de fevereiro para concluir todos os procedimentos referentes à matrícula, garantindo assim sua bolsa de estudos.

As vagas que sobrarem depois do período de matrícula da segunda chamada ficam disponíveis na lista de espera.

Quando acontece a lista de espera do ProUni 2016

A lista de espera do ProUni 2016 acontece dos dias 26 a 29 de fevereiro. Mais uma vez, é importante ficar atento e ser ágil.

Para participar da lista de espera é obrigatório ter participado da mesma edição do ProUni e, dentro do prazo estipulado, fazer o cadastro no site do ProUni. É o que o MEC chama de “manifestar interesse em participar da lista de espera”.

Após as duas convocações regulares, o ProUni abre o processo de lista de espera.

Quando vai abrir a inscrição do ProUni 2016 para o segundo semestre?

As inscrições da edição do ProUni 2016 que selecionará bolsistas para início das aulas no segundo semestre devem acontecer no mês de junho.

O calendário oficial ainda não foi definido e assim que o MEC divulgar as datas da segunda edição de 2016 do Prouni, você ficará sabendo aqui.

Quais são todos os critérios para participar do ProUni 2016?

Se você está em dúvida se pode ou não se candidatar a uma bolsa de estudos pelo ProUni em 2016, confira os requisitos de participação do Programa.

Pode pedir o ProUni 2016 quem:

  • Não possuir diploma de nível superior.
  • Tiver participado do Enem 2015, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.
  • Tiver renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e no máximo três salários mínimos para concorrer a uma bolsa parcial.
  • Se encaixar em pelo menos uma das situações a seguir:
    • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
    • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral.
    • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral.
    • Ser pessoa com deficiência.
    • Ser professor efetivo da rede pública de ensino e estar concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há requisitos de renda).

Veja também:

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai tentar uma bolsa do ProUni em 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin