dcsimg

Saiba como usar o FIES para entrar na Anhanguera

Entenda todo o processo do FIES e descubra como conseguir o benefício para financiar seu curso na Anhanguera!

Fazer uma faculdade é o sonho de muita gente, mas os valores das mensalidades podem ser uma pedra no caminho até o diploma de nível superior.

Para remediar essa situação, várias instituições oferecem descontos, convênios com empresas e financiamentos.

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), uma das maiores faculdades do país, também tem uma lista de facilidades à disposição de seus futuros alunos. E uma das mais procuradas é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O FIES é uma iniciativa que amplia o acesso ao ensino superior. O governo ajuda o aluno a pagar as mensalidades de seu curso e a dívida só começa a ser quitada após a formatura, em condições vantajosas, com juros baixos e prazo longo.

Veja nosso guia com tudo o que você precisa saber para aumentar suas chances de conseguir o FIES para estudar na Anhanguera. Vamos lá?

A Anhanguera aceita FIES?

Cada edição do FIES é diferente da outra, mas a Anhanguera costuma participar do programa. O que pode mudar é a oferta de cursos e o número de vagas disponíveis.

Como posso usar o FIES para bancar meus estudos na Anhanguera?

O primeiro passo para entrar no FIES é verificar se você cumpre todos os requisitos da inscrição:

  • Renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação

Se você se encaixar no que é exigido pelo FIES, o próximo passo é verificar se a unidade da Anhanguera em que você deseja estudar oferece o curso de seu interesse. Como dissemos, a oferta de cursos e o número de vagas disponíveis mudam de acordo com a edição, mas há uma enorme variedade de graduações, entre bacharelados, licenciaturas e cursos de tecnólogo. Sem dúvida você encontrará algo que se encaixe em seus interesses e habilidades!

Para descobrir se o curso que você deseja fazer na Anhanguera é oferecido pelo FIES, você deve se cadastrar no sistema do programa e fazer a consulta enquanto as inscrições estiverem abertas (veja no próximo tópico como preencher o cadastro e efetuar a busca).

Como se inscrever no FIES?

Vamos lá: fazer inscrição no FIES é um processo relativamente simples e a seleção ocorre de modo praticamente automático a partir do momento em que seus dados são inseridos no sistema.

A primeira etapa é acessar o site oficial do FIES e preencher o cadastro, clicando em “Primeiro Acesso”. Para isso, informe o número de seu CPF, sua data de nascimento e um endereço de e-mail válido. Você também deverá definir uma senha.

Após inserir os dados acima, o sistema enviará para o seu e-mail um link de confirmação de cadastro. Clique nele e ative sua inscrição. Com o seu CPF, o FIES vai recuperar sua pontuação no Enem. Caso tenha participado de mais de uma edição, escolha aquela em que teve pontuação mais alta, obviamente!

Em seguida, você deverá digitar os nomes completos de todos os membros do seu grupo familiar maiores de 14 anos, bem como seus CPFs, datas de nascimento e renda bruta mensal.

O último passo é definir o curso e a instituição de ensino. Na ferramenta de busca, procure por Anhanguera, escolha a unidade desejada e então selecione a graduação que você quer financiar.

Posso me inscrever para o FIES em qualquer época do ano?

Não. O FIES abre inscrição duas vezes por ano, geralmente antes do início dos semestres letivos.

O que faço se for selecionado?

Se você foi selecionado para estudar na Anhanguera pelo FIES, é importante saber que o benefício não é automático.

Você terá um prazo de alguns dias para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Isso deverá ser feito na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da unidade da Anhanguera indicada no seu cadastro. A CPSA é um órgão da faculdade que faz o acompanhamento das questões do FIES. Você deverá apresentar uma lista de documentos que comprovem as informações prestadas, principalmente quanto à questão da renda familiar.

Após a aprovação dos documentos junto à CPSA, é hora de contratar o financiamento em uma agência bancária conveniada ao FIES. Você deverá se apresentar ao banco junto ao seu fiador, portando os documentos de ambos. A lista com a documentação necessária pode ser encontrada no portal do FIES.

Tenho o FIES e gostaria de me transferir para a Anhanguera. Posso?

Sim. Como a Anhanguera participa do FIES, é possível pedir a transferência.

No entanto, fique atento ao seguinte: só dá para mudar de faculdade se for para o mesmo curso.

Para pedir a transferência, faça o requerimento na instituição de ensino que você cursa atualmente. Ela deverá concordar com a transferência do financiamento e então você terá que se apresentar à CPSA da Anhanguera de sua preferência com a papelada necessária.

Já estudo na Anhanguera e gostaria de solicitar o FIES. Posso?

Sim, desde que você atenda aos requisitos do FIES de renda e bom desempenho no Enem.

Vale chamar a atenção para um detalhe: você não receberá o valor que já pagou à faculdade pelas mensalidades anteriores ao contrato. O benefício só passa a valer após a contratação do FIES.

Qual é o valor máximo das mensalidades da Anhanguera coberto pelo FIES?

O FIES não prevê valor máximo de mensalidade a ser financiada.

Quero fazer um curso EAD na Anhanguera. Posso usar o FIES?

Não. Infelizmente o FIES ainda não cobre cursos na modalidade a distância.

Mas não desanime: a Anhanguera oferece descontos especiais para cursos EAD. Entre em contato com a faculdade para obter informações sobre bolsas e descontos.

Devo prestar o vestibular para entrar na Anhanguera com o FIES?

Não necessariamente. A Anhanguera trabalha com diversas formas de ingresso e uma delas é a nota do Enem. O melhor de tudo? Não há taxa de inscrição para quem optar pelo ingresso com a pontuação no exame. A única condição é que o curso tenha vaga para esse tipo de ingresso.

No caso de Medicina, que tem um processo seletivo à parte, é obrigatório fazer o vestibular tradicional.

Veja também:

Documentos para o FIES

Vai se candidatar a algum curso da Anhanguera pelo FIES? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin