dcsimg

Veja tudo o que você precisa saber sobre o FIES 2017

Conheça todos os detalhes referentes à primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil de 2017!

O FIES distribui, anualmente, milhares de financiamentos estudantis em faculdades de todo o país.

Com juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida, é uma oportunidade como poucas de obter ajuda para financiar o curso superior.

A primeira edição de 2017 aconteceu no começo de fevereiro e distribuiu cerca de 150 mil financiamentos. Até março, quem participou do processo seletivo ainda tem a chance de faturar o benefício.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o FIES 2017: todas as datas, procedimentos e chances de ganhar!

Data de realização do FIES 2017

A primeira edição do FIES 2017 começou no dia 7 de fevereiro e seguiu até o dia 10 do mesmo mês.

Procedimentos para se inscrever no FIES

Para participar do FIES é preciso atender a alguns pré-requisitos:

  1. Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  2. Apresentar renda familiar mensal bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Fora isso, quem se interessa por um financiamento do FIES precisa:

  1. Inscrever-se no FIES Seleção  durante o período de abertura do processo seletivo.
  2. Na página, informar CPF e data de nascimento.
  3. Inserir um e-mail válido e, na sequência, verificar o link de ativação que será enviado para o endereço eletrônico informado.
  4. Informar o CPF de todos os membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento e a renda bruta mensal de cada um deles (se for o caso).
  5. Encontrar um curso e faculdade onde gostaria de obter financiamento entre as vaga disponíveis.
  6. Confirmar a inscrição e acompanhar diariamente as notas de corte.

O processo é gratuito, totalmente automatizado e feito exclusivamente pelo site oficial do FIES. Ninguém pode cobrar pela inscrição, muito menos para “acelerar” ou “garantir” uma vaga. Fique de olho!

Cursos e seleção dos candidatos do FIES 2017

O principal critério de seleção do FIES 2017 é a nota do Enem. Os candidatos com maior pontuação têm mais chances de entrar.

Cursos muito concorridos, como Medicina, Odontologia e Psicologia, por exemplo, têm demandado historicamente uma nota de corte mais alta, por volta de 700 pontos.

Os que têm bastante oferta de vagas, como Pedagogia ou Direito, podem ser encontrados com notas mais baixas, por volta de 500 pontos.

Quantos alunos serão contemplados com financiamento no FIES 2017?

Na primeira edição do FIES 2017 a ideia do MEC é distribuir 148 mil financiamentos pelo FIES.

Quando sai o resultado do FIES 2017?

O resultado da primeira (e única) chamada e da lista de espera saiu no dia 13 de fevereiro – na segunda-feira após o encerramento do processo seletivo.

Os candidatos interessados devem checar o sistema do FIES Seleção para saber se ganharam o benefício ou ficaram em lista de espera. O MEC não envia qualquer aviso, é preciso ficar ligado.

O que fazer se for aprovado em primeira chamada no FIES 2017?

Quem for aprovado no FIES 2017 tem até 10 corridos, a partir do dia 13 de fevereiro, para fazer o cadastro no SisFIES  – sistema que pede informações mais detalhadas do candidato.

Na sequência, terá mais 10 dias, a contar a partir da data de inscrição no SisFIES, para validar a documentação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na faculdade onde conseguiu a vaga.

O último passo é comparecer a um agente financeiro do FIES (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para formalizar a contratação do financiamento. O prazo para cumprir essa etapa é de dez dias após a validação dos documentos na CPSA.

O que fazer se ficar na lista de espera do FIES 2017?

Quem ficar em lista de espera não pode dormir no ponto. O ideal é consultar o site do FIES Seleção diariamente para verificar sua posição. As convocações da lista de espera começaram em 14 de fevereiro e se estendem até o dia 3 de março.

Vale lembrar que é responsabilidade do candidato acessar o sistema e ver se foi chamado.

O candidato convocado em lista de espera terá apenas cinco dias corridos para se inscrever no SisFIES e mais dez para realizar os demais procedimentos (veja no tópico anterior).

Data de realização do próximo FIES em 2017

Ainda não há uma data marcada para a realização do FIES do segundo semestre de 2017. Como o programa está em constante mudança, é provável que o MEC só divulgue o calendário oficial aos 45 do segundo tempo.

De qualquer forma, assim que sair o cronograma, vamos informar tudo por aqui.

Faculdades que aceitam o FIES

O FIES só trabalha com faculdades bem avaliadas pelo MEC. É a garantia de que o estudante está fazendo um bom investimento.

A seguir, separamos algumas opções interessantes para você levar em conta na hora de escolher onde estudar:

Veja também:

Lista de aprovados FIES 2017

Participou ou está pensando em participar do FIES? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin