dcsimg

Saiba quando e como serão as inscrições para o FIES 2018

Quer tentar uma vaga no FIES em 2018 para fazer faculdade sem sufoco? Confira aqui as datas e o passo a passo da inscrição!

Vai se candidatar ao FIES em 2018? Então este guia é para você! O programa do governo federal já ajudou muita gente e este ano não vai ser diferente: o MEC divulgou que serão criadas 310 mil vagas e uma delas pode ser sua!

Para isso, fique atento à data de inscrição e aos prazos para cumprir cada uma das etapas do programa. Quanto mais organizado e preparado você estiver, maiores serão suas chances de obter um financiamento e poder bancar seus estudos com tranquilidade!

Confira o material que preparamos sobre as inscrições para o FIES 2018. Veja também uma lista de boas faculdades que aceitam o financiamento!

Posso me inscrever no FIES 2018?

Antes de mais nada, é necessário descobrir se você preenche os requisitos para se inscrever no FIES, que são:

  • Ter conseguido um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa

Quando abrem as inscrições para o FIES 2018?

As datas do FIES costumam ser divulgadas pelo MEC meio em cima da hora. O que sabemos sobre a edição do primeiro semestre do FIES 2018 até agora é que ela deve acontecer logo após os processos seletivos do Sisu e do ProUni, entre o finalzinho de janeiro e o começo de fevereiro.

Mas já podemos adiantar o esquema geral do cronograma. As inscrições abrem na manhã de uma terça-feira e se encerram pontualmente às 23h59 da sexta-feira da mesma semana. São poucos dias e a nossa dica é que você não deixe para a última hora!

Quanto mais rápido você se organizar, reunir as informações necessárias e preencher a ficha de inscrição, melhor. Imagina se você deixa para se inscrever aos 44 minutos do segundo tempo e por algum motivo não consegue acessar o site? O FIES não prorroga o prazo de inscrições e quem marcar bobeira vai ter que esperar até o outro semestre para tentar o financiamento novamente.

Como fazer a inscrição para o FIES 2018?

As inscrições para o FIES 2018 são realizadas exclusivamente pelo site oficial do FIES Seleção.

Não é necessário pagar nenhuma taxa, o processo é inteiramente gratuito. Para se inscrever, faça o seguinte:

  1. Acesse o site do FIES Seleção.
  2. Digite seu CPF, data de nascimento e seu endereço de e-mail – se tiver mais de um, escolha aquele que você mais usa. Um link será enviado ao e-mail que você informou.
  3. Clique no link e selecione a edição do Enem que deseja utilizar para concorrer.
  4. Preencha o formulário com seus dados pessoais.
  5. Informe o CPF, data de nascimento e renda bruta mensal de todos os integrantes da sua família maiores de 14 anos.
  6. Busque a instituição de ensino, unidade, curso e turno que você deseja financiar.
  7. Salve as informações para confirmar sua inscrição.

O processo de inscrição e cadastro no sistema é relativamente fácil. Agora, vem a parte que requer mais atenção: monitorar a nota de corte parcial (nota do último candidato classificado para aquele curso, faculdade e turno até o momento).

A nota de corte depende da quantidade de concorrentes e do desempenho deles no Enem. Portanto, é impossível determinar com antecedência qual é a pontuação necessária para obter a vaga: quanto mais altas forem as notas das outras pessoas que estiverem concorrendo com você, mais alta será a nota de corte, captou?

Para ter mais chances de ser selecionado, fique esperto. Se você tem 550 pontos no Enem, mas o curso que você quer em determinada faculdade está exigindo 600 pontos, é melhor selecionar uma opção com nota de corte menor do que a sua pontuação no Enem. Assim, suas chances aumentam.

O legal é que você pode fazer isso quantas vezes quiser, enquanto durarem as inscrições do FIES. O sistema vai considerar, para a classificação final, a última opção que você salvou.

Quando sai o resultado do FIES 2018?

O resultado do FIES 2018 sai poucos dias após o encerramento das inscrições, logo na segunda-feira. Não dá nem tempo de ficar com muita ansiedade!

Você deve consultar se o seu nome está entre os felizardos da primeira chamada no site do FIES – o MEC não envia nenhum comunicado aos pré-selecionados. É responsabilidade do candidato correr atrás dessa informação e seguir todos os procedimentos para concluir o financiamento.

Quando é a segunda etapa de inscrição do FIES 2018?

Quem for selecionado em primeira chamada pode comemorar, mas a parte mais trabalhosa vem agora!

A segunda etapa é fazer o cadastro em outro sistema, o SisFIES. Será necessário inserir algumas informações pessoais, responder a um questionário socioeconômico e informar os rendimentos mensais de todos os familiares que moram na mesma casa que você. O prazo para fazer isso começa a correr a partir da data da divulgação da lista dos aprovados e é de apenas alguns dias.

Depois, terá mais alguns dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade e levar alguns documentos de comprovação. A lista da papelada pode ser encontrada no site do FIES.

A última etapa é a contratação do financiamento. Você terá poucos dias para levar mais uma série de documentos até o banco e finalmente assinar o contrato de financiamento.

Muito importante: fique atento às datas. Se você perder qualquer prazo, não terá direito ao benefício e passará a vaga para o próximo da lista. Sugerimos que reúna os documentos logo, antes mesmo de saber se foi selecionado, para facilitar a comprovação das informações.

O que faço se fiquei na lista de espera do FIES 2018?

Se você estiver na lista de espera, fique firme e mantenha as esperanças: o programa começa a chamar mais gente conforme as vagas forem liberadas. Isso pode acontecer quando outro candidato não conseguiu comprovar as informações prestadas, perdeu algum prazo não se encaixou nos critérios de renda, por exemplo.

Quando começam a chamar a lista de espera do FIES 2018?

Os candidatos em lista de espera começam a ser chamados alguns dias após a divulgação da primeira lista de aprovados. O processo pode se estender até algumas semanas depois do início das aulas.

Faculdades que participam do FIES

Estudar em uma faculdade que participa do FIES significa que você não terá problemas quanto à validade do seu diploma. Mais que isso, todas as instituições de ensino participantes passam por uma rigorosa avaliação e oferecem cursos com boas notas perante o Ministério da Educação (MEC).

Confira a seguir algumas faculdades que participam do FIES:

Veja também:

Veja o cronograma com as principais datas do FIES 2018

Vai prestar o FIES em 2018? Qual curso pretende financiar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin