dcsimg

Saiba se é possível mudar de faculdade com o FIES

Tire suas dúvidas sobre como pedir transferência para outra instituição de ensino sem perder o financiamento do FIES!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que ajuda muita gente a bancar seus estudos em faculdades particulares por todo o país.

Muita gente se pergunta se é possível fazer transferência para outra instituição de ensino e continuar utilizando o benefício. Já adiantamos que é possível, sim, mudar de faculdade e manter o FIES. Quer descobrir como fazer isso?

Leia nosso guia e descubra quais são as regras para fazer a transferência de faculdade sem perder o FIES, como pedir a mudança e onde estudar com esse benefício!

Dá para mudar de faculdade utilizando o FIES?

Sim. Se você já usa o FIES, é possível mudar de faculdade sem perder o benefício. No entanto, o programa exige o cumprimento de algumas regras.

Quais são as regras para mudar de faculdade com o FIES?

As três principais regras quanto à transferência de faculdade do FIES são:

  • Só dá para fazer a mudança de faculdade uma vez por semestre.
  • O curso escolhido deve ser o mesmo, ou seja, não dá para cursar Direito em uma faculdade e se transferir para Contabilidade em outra instituição.
  • O pedido de transferência deve ser realizado em junho (para quem deseja começar o curso em outra instituição no segundo semestre) ou em dezembro (para quem deseja se transferir no início do ano).

Posso me transferir para uma faculdade em outra cidade ou estado?

Sim, o estudante tem total liberdade para definir o local da nova instituição de ensino. O FIES não restringe transferências por conta da localização, dá para mudar de cidade e até de estado sem se preocupar em perder o benefício!

Passo a passo para fazer a transferência de faculdade

Fazer a transferência para outra faculdade com o FIES não é coisa de outro mundo. Basta se organizar e saber o que preencher. Faça o seguinte:

  1. Acesse o site do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).
  2. Faça seu login inserindo o CPF e a senha.
  3. Clique em “Aditamento FIES” no menu da lateral. Aparecerá a tela “Aditamento de Contrato de Financiamento”.
  4. Clique em “Aditamentos disponíveis” e depois em “Transferência integral”.
  5. Clique no semestre que você está cursando ou acabou de cursar.
  6. Preencha os dados para solicitar a transferência de faculdade. Aparecerão as informações da instituição em que você está matriculado no momento. Logo abaixo você deverá inserir as informações da faculdade onde quer estudar, digitando o nome, local de oferta e curso (que deverá obrigatoriamente ser o mesmo em que você já está matriculado).
  7. Preencha a data em que você será desligado do curso em que está matriculado atualmente.
  8. Preencha o número de semestres que ainda faltam cursar. Se você já cursou dois semestres, por exemplo, e seu curso tem um total de 8, então o número de semestres a cursar será 6.
  9. Clique em “Gravar e prosseguir”. As informações digitadas serão mostradas em uma tela. Leia todos os dados com atenção. Veja também se não deixou de preencher algum campo.
  10. Imprima o comprovante do pedido de transferência

As informações que você preencheu serão enviadas pelo sistema à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino, que terá um prazo para aceitar o pedido de transferência.

Se tudo estiver OK, você deverá comparecer à CPSA da faculdade para a qual deseja se transferir e validar o pedido.

A nota de corte da faculdade que quero fazer é maior. Posso pedir transferência mesmo assim?

Boa pergunta. Essa deve ser a sua preocupação principal na hora de escolher a faculdade para onde quer ser transferido.

Vamos explicar melhor: a nota de corte é um fator determinante para conseguir um financiamento do FIES. Por isso, não é possível pedir transferência para uma instituição com nota de corte maior do que o desempenho que você teve no Enem.

Fique atento a esse detalhe e pesquise a nota de corte aproximada do seu curso na faculdade que deseja cursar para descobrir se é possível pedir a transferência. Caso sua nota seja menor do que a necessária, você deverá procurar outro lugar para estudar, com uma nota de corte mais baixa e condizente com a pontuação que você teve no Enem.

Quero mudar de faculdade e continuar com o FIES. Ainda tenho que quitar a dívida com a faculdade anterior?

Sim! Como todo empréstimo, uma hora a dívida do FIES deverá ser quitada. Porém, fique tranquilo que o pagamento não deve ser feito na hora, somente após você se formar, de acordo com o que foi previsto em contrato.

O que muda nesse caso da transferência é que você pagará uma parte referente ao contrato com a primeira instituição e a outra parte referente ao contrato da segunda instituição. Isso significa que os valores podem ser diferentes, pois o valor das mensalidades (e consequentemente do empréstimo) varia de acordo com a faculdade.

Posso sair do FIES e contratar um financiamento privado ao mudar de faculdade?

É possível encerrar o contrato do FIES a qualquer momento. E, sim, dá para optar pelo financiamento privado oferecido pela nova instituição onde você deseja estudar.

Muitas faculdades trabalham com seus próprios programas de crédito estudantil a juros baixos e menos exigências que o FIES.

Essa também é uma boa saída para quem quer mudar para determinada instituição, mas não tem nota de corte suficiente, ou quem deseja mudar de graduação. Não custa lembrar que nesse caso você precisa passar no vestibular (ou outra forma de processo seletivo) para o curso e instituição de sua escolha!

Faculdades que aceitam o FIES

Uma das vantagens do FIES é que todas as faculdades participantes são bem avaliadas pelo MEC. Isso significa que seu diploma terá validade em todo o território nacional e será aceito no mercado de trabalho.

Confira algumas ótimas instituições que participam do FIES e trabalham com seus próprios programas de crédito estudantil:

Veja também:

O que é o aditamento do FIES?

Já usa o FIES e deseja mudar de faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin