dcsimg

Dá pra pedir o FIES antes de entrar na faculdade? Descubra

Muitos estudantes que estão pensando em pedir o FIES têm essa dúvida. Confira a resposta agora mesmo!

Com o FIES, você pode financiar as mensalidades da faculdade e pagar a dívida só depois de formado. As opções de vaga são muitas, em todas as regiões do país e em cursos das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

Entre tantas alternativas, é importante saber qual curso você quer financiar e em qual universidade. Mas será que precisa ter passado no vestibular antes? É obrigatório já estar matriculado no curso para pedir o FIES? Posso pedir o FIES antes de entrar na faculdade?

Vamos contar tudo para você a seguir, no guia em que contamos mais sobre o FIES, quando e como fazer a solicitação e onde estudar com a ajuda do programa. Confira!

O que é o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa governamental que ajuda estudantes de baixa renda a pagar a mensalidade de cursos superiores em universidades particulares. Ele aplica juros mais baixos do que a média do mercado e a dívida só começa a ser paga depois da formatura.

O FIES agora tem três modalidades de contrato e uma delas, inclusive, tem juro zero!

As mudanças são uma constante no programa. Nos últimos tempos, praticamente todo ano tem alguma alteração no FIES. Por isso, se você pretende participar, é bom ficar atento às regras daquele semestre.

Dá pra pedir o FIES antes de entrar na faculdade?

Sim! Não é obrigatório estar matriculado na faculdade para pedir o FIES. Mas preste atenção: é bom pelo menos já saber a instituição em que você pretende estudar, o curso que quer fazer e em qual turno (manhã, tarde, noite ou integral). Esses dados serão solicitados no momento da inscrição.

É fundamental checar se a faculdade e o curso que você quer fazer estão cadastrados como participantes do programa. Essa informação pode ser conseguida no próprio site do FIES ou consultando diretamente a instituição em que deseja estudar.

O FIES tem um processo seletivo para conceder o benefício, mas não garante a entrada automática na faculdade.

Se o aluno conseguiu o FIES mas ainda não está matriculado, os procedimentos para o ingresso na faculdade são aqueles determinados pela própria instituição. Algumas podem pedir vestibular ou outros tipos de prova, notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentação de documentação específica, etc. Isso vai variar conforme a faculdade.

Recapitulando: é possível, sim, pedir o FIES antes de entrar na faculdade. Você só tem que ter bem definido o que e onde quer estudar e verificar se a instituição escolhida faz parte do FIES. Em seguida, vai ter que passar pelos procedimentos de matrícula exigidos pela instituição.

 

Quem pode pedir o FIES

Um dos requisitos obrigatórios para pedir o FIES é ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero na redação. É possível utilizar os pontos obtidos em qualquer edição do exame a partir de 2010.

O outro critério é a faixa de renda familiar. Conforme o tipo de contrato (o FIES oferece diferentes modalidades de financiamento), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa em alguns casos e até cinco salários mínimos por pessoa em outros.

Não pode pedir o FIES quem se encaixar nos seguintes casos: já for bolsista integral do ProUni, estiver com a matrícula trancada , já tiver conseguido o FIES e estar em débito com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Como pedir o FIES

A inscrição para participar do processo seletivo do FIES é feita exclusivamente pela internet, no site do FIES Seleção.

Caso seja pré-selecionado, é preciso então acessar outro site, o SisFIES, para complementar os dados de cadastro.

Com essa primeira etapa concluída, é necessário validar a documentação na faculdade em que irá estudar e, depois, com tudo pronto, assinar o contrato de financiamento no banco.

As datas de inscrição para o FIES são abertas a cada semestre. Como já dissemos, cada nova edição costuma trazer ajustes em suas regras, o que inclui também o cronograma com as datas e prazos.

 

Cursos que você financiar pelo FIES

O FIES só financia cursos presenciais de faculdades privadas. Mas o número de opções é enorme e abrange todas as áreas do saber. Para conhecer os cursos e instituições disponíveis no FIES é preciso aguardar o período de inscrições. A cada semestre, a lista de cursos e faculdades cadastradas pode sofrer alterações.

Alguns cursos que costumam presença no FIES são:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Jornalismo
  • Letras
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Turismo

Faculdades que aceitam o FIES

O número de faculdades participantes do FIES também é muito grande. E a boa notícia é que o programa só aceita instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, o aluno que conseguir o FIES já sabe que vai estudar em uma faculdade de boa qualidade e reputação no mercado.

Confira alguns exemplos que selecionamos para você:

Veja também:

Confira o calendário com as principais datas do FIES 2018

Está pensando em pedir o FIES? Já sabe qual o curso e faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin