dcsimg

Descubra quais são as vagas remanescentes do FIES 2017

Veja como e quem pode concorrer às vagas não preenchidas do Fundo de Financiamento Estudantil em 2017!

A primeira edição do FIES 2017 ofereceu mais de 150 mil financiamentos a juros baixos a estudantes de baixa renda em cerca de 1.600 instituições, em mais de 29 mil cursos de graduação . A seleção aconteceu entre os dias 7 e 10 de fevereiro e o resultado foi divulgado poucos dias depois.

Alguns comemoraram a aprovação em primeira chamada, enquanto muitos outros ficaram em lista de espera, que vai até o dia 17 de março.

Se você não conseguir vaga na chamada regular nem ficar em lista de espera, ainda há chances de conseguir o FIES no primeiro semestre.

Descubra quais são as vagas remanescentes do FIES, o que fazer para concorrer a uma delas e os procedimentos para não deixar seu financiamento escapar.

Quais são as vagas remanescentes do FIES 2017

Vagas remanescentes são aquelas não preenchidas após a primeira chamada e a lista de espera do FIES. Os motivos para isso são vários: o candidato pré-selecionado desistiu, mudou de curso, foi para outra faculdade, resolveu esperar pelo próximo Sisu ou ProUni, não apresentou a documentação exigida, etc.

É difícil dizer quantas e quais são as vagas remanescentes do FIES 2017. Todo ano elas mudam, variando de acordo com o cumprimento das etapas por parte dos alunos pré-selecionados. Pode ter vaga remanescente em Medicina, Direito, Engenharia, Administração, Geografia, etc. Só saberemos de verdade quando abrirem as inscrições para as vagas remanescentes, no dia 20 de março.

No entanto, há um detalhe em 2017 que pode fazer a diferença para quem entrou na espera por um financiamento: o Governo Federal diminuiu bastante o número total de benefícios, e isso pode complicar um pouco as coisas: com menos vagas disponíveis, as chances de sobrar são menores.

Quem pode concorrer às vagas remanescentes do FIES 2017?

Só pode concorrer a uma vaga remanescente do FIES o candidato que cumpre os seguintes requisitos:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Quem se inscreveu e não passou na primeira edição do FIES também pode participar da seleção para vagas remanescentes. O critério de seleção é o mesmo do processo regular: leva a vaga quem tiver as maiores nota no Enem.

O que fazer para concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2017?

A inscrição para concorrer a uma vaga remanescente é semelhante ao processo seletivo do FIES. O interessado deve, dentro do prazo determinado:

  • Inscrever-se no site FIES Seleção.
  • Concluir a inscrição no sistema SisFIES em até dois dias úteis após ter feito o cadastro no FIES Seleção.

Quais são as principais datas das vagas remanescentes do FIES 2017?

Anote aí o calendário de vagas remanescentes do FIES 2017:

  • 20 a 24 de março – Estudantes sem diploma de nível superior que se inscreveram no processo seletivo de janeiro de 2017 e não obtiveram o contrato de financiamento pelo FIES.
  • 22 a 24 de março – Estudantes com diploma de nível superior que se inscreveram no processo seletivo de janeiro de 2017 e não obtiveram o contrato de financiamento pelo FIES.
  • 25 a 31 de março – Estudantes sem diploma de nível superior, tentando vaga remanescente em um curso no qual não está matriculado
  • 27 a 31 de março – Estudantes com diploma de nível superior, tentando vaga remanescente em um curso no qual não está matriculado.
  • 25 de março a 22 de maio – Estudantes sem diploma de nível superior, tentando vaga remanescente no curso em que já está matriculado.
  • 27 de março a 22 de maio – Estudantes com diploma de nível superior, tentando vaga remanescente no curso em que já está matriculado.

Perceba que, assim como ocorre no processo regular, candidatos que já tem diploma de nível superior também podem concorrer. A prioridade, no entanto, é dada a quem ainda não concluiu uma graduação (estes devem fazer a inscrição antes dos demais).

Faculdades que aceitam o FIES

Para garantir que o financiamento seja um bom negócio para o estudante, o FIES só pode ser concedido em faculdades bem avaliadas pelo MEC.

Separamos alguns exemplos abaixo para você levar em conta na hora da escolha:

Veja também:

Confira quais são as regras para participar do FIES 2017

Está na expectativa de conseguir uma vaga remanescente do FIES 2017? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin