dcsimg

Descubra quando sai o resultado do FIES e fique ligado

Quer saber quando o FIES vai liberar a lista de aprovados? Confira aqui com a gente!

Está pensando em fazer o FIES? O financiamento estudantil do governo federal tem diversas vantagens: juro zero (em alguns casos), prazo longo para pagamento da dívida e garantia de curso de qualidade, reconhecido e bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).

Só que conseguir um benefício desse porte não é moleza. É preciso ter boa nota no Enem e ficar bem ligado nos prazos e nos diversos procedimentos que envolvem a inscrição no programa.

Uma das dúvidas mais comuns de quem vai participar do processo seletivo – especialmente daqueles candidatos mais ansiosos – é saber quando sai o resultado do FIES e o que fazer depois disso.

Se você também está nessa, fique ligado que explicaremos tudinho agora mesmo!

Quando acontece o FIES

Todos os anos o MEC abre duas seleções para o FIES.

A do primeiro semestre, que é a maior de todas, acontece normalmente entre o final de janeiro e o começo de fevereiro.

A do segundo semestre quase sempre começa entre o final de julho e o começo de agosto.

As datas exatas só são definidas poucos dias antes da abertura do processo seletivo. Mas sabendo o período em que acontecem, já dá para se programar melhor. Só é preciso ficar ligado nos cronogramas que vão sendo divulgados pelo MEC na imprensa.

O FIES, no entanto, requer agilidade. O processo seletivo dura apenas quatro dias – e quem perder o bonde vai ter que esperar até o próximo semestre para tentar novamente. Não há possibilidade de prorrogação.

Como é a seleção para uma vaga do FIES?

O processo seletivo para novas vagas do FIES abre por volta das 10 h de uma terça-feira e termina às 23h59 da sexta-feira. Os candidatos têm poucos dias para acessar o sistema, procurar a vaga que se encaixa em seus propósitos e monitorar a nota de corte parcial para saber se tem condições de passar.

Tudo acontece pela internet, no site do FIES Seleção.

Quando saem os resultados do FIES

Assim que o FIES encerra o processo seletivo, não demora quase nada para divulgar os resultados.

Em pouco mais de dois dias depois de finalizada seleção, o candidato já pode entrar no site do FIES Seleção, digitar seu CPF e senha e ver se obteve o financiamento ou não.

Os resultados ficam disponíveis na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.

Mas aqui é preciso ficar bem ligado, já que o MEC não envia mensagem, nem SMS, nem nada do gênero avisando que o candidato obteve o benefício. É preciso ir lá no site, por conta própria, e checar seu desempenho.

Também não existe um listão com os nomes dos aprovados. Aqui é cada um por si.

Caso tenha conseguido passar, é bom já se preparar para a maratona burocrática que vem a seguir.

Depois da aprovação o candidato terá que enfrentar mais três etapas:

  1. Primeiro, vai precisar se inscrever em outro sistema, o SisFIES. Lá ele vai ter que detalhar informações socioeconômicas, de renda, responder a alguns questionários, etc.
  1. Na sequência terá que ir até a faculdade onde obteve o financiamento e submeter a documentação exigida à análise de uma comissão especial.
  1. Por fim, terá que ir ao banco, cumprir mais algumas exigências burocráticas e assinar o contrato.

O que é preciso fazer para ser aprovado no FIES

Só há uma garantia de conseguir o FIES sem dificuldades: uma super nota no Enem. Quanto mais alta, maiores as chances.

Isso é especialmente importante em cursos como Medicina, Direito, Psicologia e Odontologia, que normalmente exigem do candidato um desempenho elevado – às vezes na casa dos 700 pontos!

Mas nem tudo é pedreira. A nota de corte muda conforme o curso, o turno e a instituição escolhida. Em algumas graduações e faculdades é possível conseguir o FIES com pouco mais de 450 pontos (o mínimo exigido para se inscrever).

Ao longo do processo seletivo é preciso estar ligadíssimo, pois a nota de corte (nota mínima para passar) pode mudar a qualquer hora. Nossa dica é entrar no sistema todos os dias, durante o decorrer da seleção, para saber se ainda está no páreo.

Caso a nota de corte fique mais alta do que a que você tem, dá para trocar a opção de curso, de faculdade ou de turno. É possível escolher vagas em todo o Brasil.

Dá para fazer essa mudança até o último minuto do processo seletivo – ou seja: sexta-feira, 23h59. O MEC leva em conta sempre a última alteração salva no sistema.

Saiu o resultado e seu nome não apareceu entre os aprovados do FIES? Veja o que fazer!

Nada de jogar a toalha! Se o seu nome não aparecer na lista de aprovados do FIES, não significa que você está fora da jogada.

Poucos dias depois de divulgados os resultados, o FIES começa a chamar os candidatos que ficaram em lista de espera. Esse processo pode se estender por quase um mês inteiro e ainda convocar bastante gente.

Aqui também é preciso ficar ligado, já que é o próprio candidato quem precisa checar se foi ou não chamado pela lista de espera. O MEC não vai avisar ninguém.

Assim que o candidato em lista de espera é convocado, ele ganha poucos dias para dar prosseguimento àquelas outras três outras etapas do processo de inscrição (conforme descrevemos mais acima).

Conheça algumas faculdades que aceitam o FIES

Conseguiu o FIES? Parabéns, você vai estudar em uma faculdade bem avaliada pelo MEC e que oferece cursos com qualidade reconhecida pelo mercado de trabalho.

Essa é uma super garantia de que seu investimento de tempo e dinheiro não será em vão.

Para você fazer a escolha certa, separamos algumas boas faculdades que oferecem cursos em diferentes áreas do conhecimento e estão presentes em diversos estados brasileiros.

Veja quais são:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no ENEM para conseguir FIES

Está de olho no FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin