dcsimg

O que é o Sisu?

Saiba mais sobre o Sisu e descubra se você pode participar para conseguir entrar na universidade pública com a sua nota do Enem!

sisu-ead-certa

SISU – Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular.

O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.

Saiba mais sobre o Sisu e descubra se você pode participar para conseguir entrar na universidade pública com a sua nota do Enem!

Como Funciona o SISU

O  Sisu é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso, universidade e modalidade de concorrência. Funciona assim:

  • O candidato se inscreve pela Internet, no site oficial do Sisu, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem (são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do Enem). Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas. Ao escolher as duas opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.
  • Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso.
  • Poucos dias depois do término das inscrições, o participantes podem consultar o resultado do Sisu na página oficial do Programa.
  • Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Alguns cursos podem exigir provas complementares, de Habilidades Específicas, por exemplo.
  • Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas do Sisu pode se inscrever para a Lista de Espera.
  • O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Quem pode participar do Sisu

Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação pode participar do Sisu. Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito.

As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem para entrar em cada um dos seus cursos. Nesse caso, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.

Vale lembrar que bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem se inscrever no Sisu. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas: Sisu ou ProUni, já que não é permitido acumular esses dois benefícios.

Veja também:

O que é ProUni?

Você pretende entrar na universidade pública pelo Sisu? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin