dcsimg

Marketing

Conheça as diferentes áreas que um profissional de Marketing pode atuar e qual é a formação necessária para seguir esta carreira!

marketingdigital1-compressor

É muito comum associarmos Marketing à área de propaganda e vendas. De fato, o Marketing se ocupa destas questões, mas é bem mais amplo e possui várias aplicações além de campanhas publicitárias.

O Marketing tem como foco o consumidor e suas necessidades. O mercado está cada vez mais preocupado em antecipar e satisfazer os desejos de seus clientes, e é o profissional de Marketing que faz estudos de mercado e elabora estratégias de comunicação. E ele pode fazer isso atuando em diferentes departamentos, áreas e setores da economia.

Saiba mais sobre as possibilidades de carreira no Marketing e qual a formação necessária para quem quer trabalhar nessa área!

Perfil do Profissional

Quem deseja seguir carreira no Marketing deve estar sempre por dentro dos últimos acontecimentos no País e no mundo.

Algumas características interessantes para este profissional são: capacidade de observação, facilidade para lidar com pessoas, boa comunicação, empreendedorismo e habilidade de negociação.

Curiosidade, espírito inovador, criatividade e pensamento estratégico completam o perfil deste profissional.

Mercado de Trabalho

O comportamento do cliente mudou bastante nos últimos anos e as empresas precisam se adequar às novas exigências do consumidor. Além de preço e agilidade no serviço, uma das questões importantes é o bom relacionamento com a empresa ou marca.

O profissional da área de Marketing faz pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor e poder traçar estratégias de comunicação e venda. As grandes empresas costumam contratar profissionais de Marketing para elaborar projetos de fortalecimento da marca a médio e longo prazos. Já as empresas de pequeno e médio portes costumam investir em ações mais imediatas, o que não quer dizer que não contratem eventualmente um profissional de Marketing para pensar em sua estratégia em longo prazo.

Há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, de varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor.

Conheça um pouco mais sobre as áreas em que este profissional pode atuar:

  • Marketing Estratégico – São as atividades realizadas antes da produção do produto, como: estudo de mercado, estratégias de venda, concepção do produto etc.
  • Marketing Operacional – É o trabalho posterior à produção do produto, tais como: elaboração de campanhas, estratégias de venda, etc.
  • Marketing Digital – É um dos mercados mais promissores. Envolve a utilização da Internet e mídias sociais para estabelecer um relacionamento com o cliente.
  • Endomarketing – Voltado para as ações dentro das empresas, com o objetivo de melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores.
  • Marketing de Relacionamento – Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, criando e mantendo canais de comunicação e pós-venda. Também é utilizado nas relações da empresa com seus fornecedores e parceiros.
  • Marketing Esportivo – Aplica conceitos de Marketing no patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos, por exemplo.
  • Marketing Político – Tem como objetivo adequar a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado, tanto no período que antecede as eleições como durante o mandato.
  • Marketing Social – É a promoção de uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar a população, ou até promover a mudança de comportamento dos indivíduos.
  • Marketing Cultural – É a estratégia de associar marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios.
  • Neuromarketing – É o estudo das reações que acontecem no cérebro dos consumidores quando estão expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos.
  • Marketing Antropológico – Investiga o comportamento das pessoas ao fazerem suas escolhas de compra por meio da observação dos clientes no momento em que escolhem ou usam determinados produtos.

Cursos de Marketing

Quem deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso superior: o Bacharelado e o Tecnológico.

O curso de Bacharelado em Marketing possui disciplinas das diferentes áreas do Marketing (como corporativo, industrial, de varejo e de serviços) e também disciplinas sobre a gestão de negócios, de custos, formulação de preços, etc. Aliado a isto, o estudante de Marketing tem ainda disciplinas como Sociologia, Economia, Psicologia e Estatística.

A duração média de um bacharelado em Marketing é de 4 anos e o curso pode ser encontrado também pelos seguintes nomes:

  • Comunicação e Marketing
  • Marketing Estratégico
  • Propaganda e Marketing
  • Gestão em Comunicação
  • Publicidade e Propaganda

O curso de  Tecnólogo em Marketing tem uma duração menor, em média 2 anos. Essa formação possui uma grade curricular muito semelhante ao bacharelado, porém mais focado em uma determinada área do Marketing, com disciplinas de caráter mais prático.

Muitas vezes o próprio nome do curso já deixa claro qual é a especialidade, por exemplo:

  • Gestão de Marketing no Varejo
  • Gestão de Marketing em Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing
  • Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas

Existem também muitos profissionais que atuam na área de Marketing e possuem graduação em Administração de Empresas.

Onde Cursar Marketing?

Existem pouco mais de 400 instituições de ensino no Brasil credenciadas pelo MEC que oferecem curso superior de Marketing.

Veja alguns exemplos:

Ficou interessado na carreira de Marketing? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin