dcsimg

Nanotecnologia

A Nanotecnologia está presente em muitos produtos do nosso cotidiano e é uma carreira em alta. Saiba mais sobre esta profissão!

analista_indice

Alguns produtos que consumimos, como, por exemplo, tecidos impermeáveis ou com propriedades antibacterianas, cosméticos anti-idade ou tintas resistentes a riscos são resultados da nanotecnologia, uma ciência que manipula átomos e moléculas para criar novos materiais.

A Nanotecnologia é uma prática tecnológica que projeta, manipula, controla, desenvolve e fabrica produtos e processos em uma escala muito reduzida. Um nanometro equivale a um bilionésimo de metro, e é nesta escala que são medidos átomos e moléculas. A Nanotecnologia opera estruturas, dispositivos e sistemas em uma escala nanométrica.

Muitas áreas do conhecimento se beneficiam de estudos e pesquisas desenvolvidas com Nanotecnologia, como é o caso da Química, Física, Engenharia e Medicina.

Além disso, a Nanotecnologia contribui para diversas indústrias, como a automobilística, aeronáutica, eletrônica, de comunicação, química, farmacêutica, biomédica, alimentícia e de energia, entre outras.

Sobre a profissão de Nanotecnologia

A profissão de Nanotecnologia é recente no País e no mundo. Seu objetivo é criar, inovar e aperfeiçoar estruturas, materiais, equipamentos, sistemas e processos.

Um dos grandes desafios de empreendimentos que utilizam a Nanotecnologia é conseguir produzir em larga escala produtos desenvolvidos em laboratório. Existe uma gama de aplicações promissoras da Nanotecnologia, porém, os efeitos desta tecnologia para a saúde humana ainda são muito pouco conhecidos.

A falta de uma regulamentação na área e de leis claras para regulamentar o uso desta tecnologia tem prejudicado um pouco os investimentos, e os produtos que usam esta tecnologia podem demorar a conseguir aprovação para serem comercializados.

Ainda assim, a carreira em Nanotecnologia é uma das mais promissoras para os próximos anos, pois as pesquisas desenvolvidas nesta área estão em ascensão.

Áreas de atuação para especialistas em Nanotecnologia

As pesquisas em Nanotecnologia são de ponta e estão revolucionando várias áreas do conhecimento, assim como a indústria como um todo. A partir da Nanotecnologia, novos materiais estão sendo criados, muitas vezes com menor custo de produção, mais sustentáveis e que permitem a melhoria de vida da população em geral.

São inúmeras as descobertas na área de Nanotecnologia e as áreas em que ela pode ser aplicada. Vamos conhecer algumas dessas aplicações:

1. Medicina

A Medicina é uma das áreas mais beneficiadas com a aplicação da Nanotecnologia em suas atividades. As pesquisas nesta área têm permitido um avanço considerável em medicamentos, tratamentos e procedimentos médicos.

Estes são alguns exemplos do uso da Nanotecnologia na Medicina:

  • Criação de materiais bioabsorvíveis, que o nosso organismo é capaz de absorver sem criar rejeição. Estes materiais são utilizados, por exemplo, como implantes para reparação óssea.
  • Uso de nanopartículas no desenvolvimento de novos medicamentos ou no tratamento contra o câncer através da terapia fotodinâmica.
  • Uso de drogas de liberação controlada inseridas em nanocápsulas para uso, por exemplo, na regeneração de tecidos.

2. Indústria Têxtil

A Nanotecnologia aplicada nas fibras dos tecidos é capaz de criar novas características para as roupas. Tecidos impermeáveis, antibacterianos, com minúsculas cápsulas hidratantes, antitabaco, anti-umidade, desodorizantes ou repelentes de insetos são alguns exemplos de produtos criados a partir desta nova tecnologia.

3. Indústria de Cosméticos

Cremes hidratantes e anti-idade passaram a ter nanopartículas que penetram mais profundamente na pele. Estas partículas garantem uma melhor eficiência do produto. As nanopartículas são usadas também em tintura para cabelos, permitindo que o produto possa agir sem danificar os fios.

4. Informática

Na informática, a Nanotecnologia está presente há mais tempo do que em outras áreas. Ela é utilizada na criação de microprocessadores cada vez mais velozes, chips, dispositivos para armazenamento de dados e também em transistores em escala nanométrica.

Além da melhoria na qualidade do processamento de informações, a Nanotecnologia é bastante utilizada com o objetivo de reduzir o tamanho dos componentes eletrônicos para que seja possível criar produtos como celulares, tablets e computadores cada vez menores.

5. Meio Ambiente

A Nanotecnologia possui aplicações em produtos sustentáveis. O aproveitamento de energia solar (através de células solares mais potentes) e a obtenção de água potável (através da nanofiltragem) são exemplos de benefícios resultantes de pesquisas em Nanotecnologia.

6. Indústria Alimentícia

Nanopartículas são incorporadas às embalagens dos produtos com o objetivo de melhorar sua conservação, devido às propriedades antibacterianas e capacidade de bloquear os raios UV, entre outras características.

Como se especializar em Nanotecnologia

Grande parte dos profissionais que atuam na área de Nanotecnologia possuem formação em outras áreas de conhecimento, como Engenharias, Ciências Exatas ou Biológicas, Farmácia, Ciências da Computação, etc.

O curso superior em Nanotecnologia no Brasil ainda é recente e são poucas as instituições de ensino que possuem esta graduação.

No entanto existem cursos de especialização e pós-graduação com enfoque em Nanotecnologia. Confira algumas das principais faculdades que oferecem cursos nesta área:

A Nanotecnologia é uma das profissões que terão destaque nos próximos anos. Saiba mais em: Profissões mais valorizadas para os próximos anos

Você já conhecia a profissão em Nanotecnologia e as suas diferentes aplicações na indústria? Você trabalha ou cursa uma graduação em alguma das áreas afins à Nanotecnologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin