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10 profissões que surgiram com a Tecnologia

Conheça dez carreiras que nasceram com a tecnologia e estão em alta no mercado!

TI

A tecnologia definitivamente transformou nosso mundo para sempre. Se não acredita, imagine-se vivendo as seguintes situações:

  • Ficar seis meses sem internet
  • Não ter um smartphone
  • Não usar qualquer aplicativo de geolocalização (mapas)
  • Viver sem poder mandar mensagens pelo celular
  • Não ter conta em nenhuma rede social
  • Ouvir música somente no formato de CD ou LP

Dá para pensar na vida sem essas facilidades? Difícil, não é?

O fato é que cada nova tecnologia abre todo um mercado para novos profissionais. Somente nas últimas décadas vimos dezenas de profissões surgirem: desenvolvedor de aplicativos, analista de mídias sociais, engenheiro de software, especialista em marketing digital, etc.

Enfim, se você é fissurado em novidades e quer trabalhar em algo realmente inovador, dê uma olhada nas 10 profissões que surgiram com a tecnologia. De repente uma delas é a ideal para você!

1. Cientista de Dados

Com conhecimentos científicos e um olhar analítico, é o profissional capaz de organizar, decifrar e extrair informações estratégicas a partir da quantidade gigantesca de dados que as empresas têm gerado nos últimos anos – o tal Big Data. É a carreira do momento!

O cientista de dados pode ter formação em Matemática, Estatística, Engenharia ou em qualquer curso da área de Tecnologia da Informação. Com ainda poucos profissionais especializados no mercado, os salários oferecidos estão nas alturas e o campo de trabalho está mais do que aquecido!

2. Desenvolvedor de Aplicativos

O desenvolvedor de aplicativos surgiu há pouco tempo, junto com a popularização dos smartphones. É um mercado que está em plena ebulição no mundo todo, recebendo incentivos públicos e privados. Muitas empresas iniciantes, as chamadas start-ups, estão centradas em desenvolver ou aperfeiçoar algum aplicativo – e aqui entra a figura central do desenvolvedor. É ele quem define a arquitetura do programa, a linguagem, as etapas de criação, a navegação, etc.

3. Marketing Digital

O profissional de Marketing Digital tem a missão de entender o público-alvo da empresa para a qual trabalha – seus hábitos e desejos de consumo – e, com isso em mãos, desenvolver ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet. Também pode fazer estudos de mercado para definir o posicionamento mais adequado de determinado produto ou serviço nas redes.

4. Analista de Mídias Sociais

O analista de mídias sociais sabe exatamente como uma determinada empresa ou figura pública deve se portar nas redes: como se “vender”, como interagir com o público, como reagir em caso de repercussões negativas ou crises, o que é politicamente correto e o que deve ser evitado. Nos últimos anos, as redes sociais passaram a ocupar um espaço imenso nas nossas vidas. E isso, obviamente, não passou despercebido no mercado. Hoje, os profissionais dessa área são disputados e têm um mercado bastante diverso à sua disposição.

5. Tecnologia da Informação (TI)

Os profissionais de TI estão por aí já há algum tempo, mas esta é uma carreira que está sempre se atualizando. Conforme a tecnologia avança, mais campos de atuação vão se abrindo para quem trabalha na área e mais oportunidades de trabalho surgem. São inúmeras as carreiras ligadas à TI – desde a infraestrutura que conecta redes de computadores até a proteção e armazenamento de dados importantes. Embora seja um mercado sempre em alta, faltam profissionais especializados para dar conta da demanda.

6. Desenvolvedor de Jogos

Outro mercado que se transformou radicalmente nos últimos anos foi o de jogos. Pense: há algum tempo tínhamos apenas os videogames e um ou outro joguinho para computador. As plataformas se expandiram e hoje podemos encontrar jogos em diversos formatos, até nos nossos telefones. Alguns, inclusive, são pensados para vender ou divulgar produtos – o que prova que outros mercados já abriram os olhos para o poder dos games. O desenvolvedor de jogos é capaz de pensar a estrutura e o objetivo de um jogo, criá-lo para diversos formatos (web, mobile, videogames, etc.) e expandi-lo se for preciso.

7. Desenvolvedor Web

Junto com o pessoal de TI, o desenvolvedor de web já é um velho conhecido do mercado. Mas também é uma profissão muito mutante, já que há sempre uma nova tecnologia a ser aprendida. Os desenvolvedores web atuam na criação de sistemas para internet (publicadores, comércio eletrônico, sistemas de intranet para empresas, por exemplo) ou na adaptação de sistemas já existentes. É normal que se dedicarem a alguma linguagem de programação (Java, .NET, JavaScript, PHP, Ruby, etc.). Também é um mercado que carece de profissionais especializados.

8. Engenheiro de Software

O trabalho do engenheiro de software mistura tecnologia da informação, desenvolvimento web e engenharia. É o profissional que concebe, desenvolve e expande softwares e aplicativos, mas também está de olho na infraestrutura, na arquitetura do produto e na análise de requisitos. O engenheiro de software deve ter um olhar analítico e mercadológico daquilo que desenvolve. Também deve saber gerenciar pessoas, elaborar relatórios e gerar documentação. É um dos cargos que o Google mais contrata, por exemplo.

9. Especialista em e-Commerce

Qualquer empresa que queira ampliar seus negócios busca no comércio eletrônico (e-commerce) uma forma de alcançar mais clientes. E esse tipo de transação eletrônica está se expandindo, chegando a plataformas diferentes como telefones e tablets. O especialista em e-commerce é uma profissão surgida com a chegada da internet e deve continuar se expandindo com as próximas transformações. Ele é capaz de indicar as tecnologias mais confiáveis, implantar sistemas de compra e venda e garantir a segurança das transações feitas nesses ambientes.

10. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que têm muitos seguidores nas redes (blogs, YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat, etc.) e se transformaram, com o avanço da tecnologia, em formadores de opinião, criadores de tendências de consumo, promotores de marcas, etc. É uma atividade ainda muito nova, que começou com o blogs e hoje encontra diversos formatos. Existem influenciadores digitais em política, na moda, na tecnologia, em viagens, estilo de vida, decoração, enfim, em tudo o que você imaginar.

Onde estudar para trabalhar com tecnologia

São diversos os cursos que habilitam o profissional a trabalhar com tecnologia. Você pode escolher desde Comunicação Social e Marketing até Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Jogos Digitais e Engenharias diversas.

Em meio a tantas opções, é importante escolher universidades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), que lhe garantam um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Confira algumas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

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Você tem planos de trabalhar com tecnologia? Alguma dessas carreiras lhe interessa? Conte para nós!

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