Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Essas são as 25 profissões em alta para 2024; segundo o LinkedIn

1 de fevereiro de 2024
Pessoas de diversas profissões reunidas. Na imagem, o texto "profissões em alta para 2024".
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

No início de janeiro, o LinkedIn, rede social profissional com mais de 830 milhões de usuários em todo o mundo, divulgou uma lista das 25 profissões que mais devem se destacar no Brasil em 2024.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

A lista foi elaborada com base em dados exclusivos da plataforma, que incluem informações sobre crescimento do número de vagas, demanda por habilidades e salários, entre 1º de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2023.

O cargo de Analista de Privacidade ficou no topo da lista, pela segunda vez consecutiva. A crescente preocupação com a proteção de dados pessoais e a necessidade de compliance com as leis de privacidade, como a LGPD, impulsionam a demanda por profissionais qualificados nesta área.

O segundo lugar ficou com o Analista de cibersegurança. A crescente ameaça de ataques cibernéticos também é um fator que impulsiona a demanda por profissionais especializados em segurança da informação.

+ Salário mínimo 2024: Confira qual é o novo valor 

Carreiras em alta para 2024

De acordo com a pesquisa, entre as novidades para 2024, se destacam as posições como ‘Piloto de Drone’, com aplicações diversas em setores como agricultura, topografia, engenharia, mídia e entretenimento; ‘Psicólogo(a) Infantil’, refletindo uma crescente conscientização sobre a importância da saúde mental; e ‘Técnico em Geologia’, um profissional capacitado para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a gestão de recursos. 

+ Profissões em alta para 2024; Veja lista completa

Confira a lista completa dos 25 empregos em alta em 2024 no Brasil, conforme elaborada pelo time editorial do LinkedIn:

Analista de privacidade

Esse profissional é responsável por garantir que as práticas de uma organização estejam em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados. Além disso, também ajuda a empresa desenvolver formas de cuidar de dados sensíveis de uma empresa.

Analista de cibersegurança

Responsável por proteger sistemas, redes e dados contra ataques cibernéticos, o profissional monitora ameaças e implementa medidas de segurança.

8 cursos para quem gosta de tecnologia
Isso é o que aprendemos sobre o uso da tecnologia com ‘Futurama’

Executivo(a) de vendas

Um profissional com essa função é responsável por colocar em prática as estratégias,metas e a gestão de relacionamento com clientes de uma empresa, passando por todas as etapas, seja prospecção até fechar o negócio.

Representante de desenvolvimento de negócios (BDR)

É o profissional que faz a geração de leads e identificação de oportunidades de negócios para a equipe de vendas.

Gerente de contas estratégicas

Função: Gerenciar e desenvolver relacionamentos com clientes estratégicos da empresa.

Atividades: Identificação de oportunidades de crescimento, resolução de problemas, coordenação de equipes para atender às necessidades dos clientes.

Responsável pela gestão das contas de clientes que geram maior parcela do faturamento da empresa ou que representam oportunidades estratégicas, oferece atendimento personalizado.

Diretor(a) de receita

Responsável por otimizar as receitas da empresa, geralmente envolvendo áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Além disso, desenvolve estratégias de precificação, aumento da retenção de clientes, maximização do valor do cliente.

Engenheiro(a) de segurança de processo

O profissional garante a segurança e a integridade dos processos industriais. Dentro de suas funções, ele implementa medidas preventivas e monitora os processos para evitar acidentes.

Assessor(a) de investimento

Orientar e aconselhar clientes sobre investimentos financeiros é uma das principais responsabilidades de um profissional que atua nesta área. Além disso, sua função é acompanhar o mercado financeiro.

Analista de dados

Analisar grandes conjuntos de dados para extrair insights e informar decisões de negócios são as principais funções do profissional. Ele também precisa criar de modelos analíticos e gerar relatórios.

5 tendências da área de dados para você conhecer até 2024

Gerente de tráfego

A função desempenhada é coordenar e otimizar o fluxo de tráfego, com foco especial em ambientes online. Isso envolve a análise de padrões de tráfego e a implementação de estratégias destinadas a aprimorar a eficiência do sistema, garantindo um fluxo mais suave e eficaz.

Líder de gerentes de produto

O profissional faz a supervisão da equipe de gerentes de produto em uma organização, abrangendo atividades como a definição de estratégias para produtos, coordenação de lançamentos e garantia de alinhamento com os objetivos globais da organização.

O papel exige habilidades de liderança e uma compreensão abrangente do ciclo de vida do produto, visando o sucesso conjunto da equipe e o alcance dos objetivos organizacionais.

+ Aqui estão 17 profissões para quem não sabe o que quer da vida

Analista de construção civil

O profissional precisa analisar e coordenar atividades ligadas à construção civil. Isso envolve a avaliação de projetos, o acompanhamento rigoroso de cronogramas e a garantia de conformidade com as regulamentações pertinentes.

Especialista de campo

O trabalho envolve a execução de tarefas específicas, frequentemente em ambientes externos, com foco em atividades como manutenção, instalação ou suporte técnico no local.

Diretor(a) comercial

A principal função é a liderança e supervisão das operações comerciais da empresa. Isso inclui o desenvolvimento de estratégias comerciais, estabelecimento de metas e supervisão de equipes de vendas para garantir o sucesso e a eficiência das operações.

+ Cargos com os maiores salários em 2024; Veja quais são

Gerente middle market

Entre as responsabilidades está gerenciar operações e estratégias direcionadas ao segmento middle market, abrangendo empresas de médio porte. As atividades associadas incluem o desenvolvimento de relacionamentos, análise de mercado e a implementação de estratégias voltadas para o crescimento desse setor.

Psicólogo(a) infantil

Presta suporte psicológico para crianças e suas famílias, concentrando-se na avaliação e tratamento de questões emocionais e comportamentais específicas em crianças.

Piloto de drone

O piloto de drone desempenha a função crucial de operar drones para uma variedade de propósitos, incluindo monitoramento, filmagem e inspeções.

Suas atividades principais envolvem o controle remoto preciso dos drones e a análise cuidadosa dos dados coletados durante as operações.

Estrategista de mídias sociais

Desenvolve estratégias para fortalecer a presença e o engajamento online, realizando a análise de tendências, estabelecimento de objetivos e a criação de conteúdo relevante para as mídias sociais.

Aprenda o poder do Marketing de Influência com a Boca Rosa

Técnico(a) em geologia

Como Técnico(a) em Geologia, a função envolve a execução de atividades práticas ligadas à geologia. Isso inclui a coleta de amostras, análise de dados geológicos e participação em projetos de exploração.

Técnico(a) de segurança do trabalho

Proteger os trabalhadores é sua principal responsabilidade. Isso inclui a realização de inspeções de segurança, a condução de treinamentos e a investigação de acidentes para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Engenheiro(a) de segurança

O Engenheiro(a) de Segurança desempenha um papel crucial no desenvolvimento e implementação de medidas para assegurar a segurança em diversas situações. Suas atividades abrangem a avaliação de riscos, a implementação de protocolos de segurança e a pronta resposta a incidentes.

Saiba quais são os salários mais altos na área de engenharia
Quais são as 10 principais engenharias? Conheça cada uma delas

Analista de suporte de TI

Oferece suporte técnico e solucionar questões relacionadas à tecnologia da informação. Suas responsabilidades incluem atendimento a usuários e a resolução de problemas tanto de hardware quanto de software.

Engenheiro(a) de confiabilidade

Este profissional tem o papel crucial na garantia da confiabilidade e eficiência de sistemas e processos. É ele que realiza monitoramento constante do desempenho, análise de falhas e a implementação de melhorias para assegurar a operação otimizada dos sistemas.

Analista de sustentabilidade

Como Analista de Sustentabilidade, a principal responsabilidade é avaliar e desenvolver práticas sustentáveis dentro de organizações.

Isso inclui a análise de impacto ambiental, a implementação de iniciativas sustentáveis e a elaboração de relatórios de sustentabilidade para garantir o comprometimento com práticas ambientalmente responsáveis.

Analista de implementação

O Analista de Implementação implementa e integra soluções ou sistemas em uma organização. Suas responsabilidades incluem o planejamento detalhado da implementação, a coordenação eficiente de equipes, bem como a condução de testes e ajustes necessários para garantir uma integração suave e eficaz.

+ Esses são 20 termos corporativos para você conhecer no mercado de trabalho
CEO, CFO, CTO: veja o significado das siglas de cargos executivos

Como se preparar para estas profissões?

Estar entre as profissões em alta em 2024 demanda um planejamento estratégico e investimento significativo na educação, seja através de uma graduação ou pós-graduação.

Os profissionais que desejam se destacar em um cenário profissional dinâmico e competitivo precisam pensar na sua formação acadêmica.

A importância do ensino superior vai além do conhecimento técnico, abrangendo habilidades interpessoais e analíticas. Essa formação fornece uma base para enfrentar desafios profissionais, promovendo um desenvolvimento integral.

Conheça algumas universidades que podem te ajudar nesta etapa, com bolsas de até 80% nas mensalidades:

+ Leia também!
MBA: 5 sinais de que você precisa investir na formação
Plano de carreira: veja os tipos para uma trajetória de sucesso

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.