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Profissão

Agente Comercial: Afinal, o qual a função deste profissional?

18 de janeiro de 2024
Uma mulher negra, agente comercial, sentada, sorrindo, de frente para uma mulher branca que também está sentada.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Um dos diálogos do Big Brother Brasil (BBB) 24 que viralizou recentemente foi o dos participantes Davi e Nizam. Na conversa, Davi pergunta a profissão de Nizam, que responde que atua com vendas. 

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E aí, surge uma dúvida: Afinal, o que faz um agente comercial?

Reprodução/X

De forma resumida, esse profissional atua como uma ponte estratégica entre empresas e clientes. Por isso, é responsável por impulsionar as vendas, estabelecer e fortalecer relacionamentos com clientes, identificar oportunidades de mercado e promover produtos ou serviços, participando desde a prospecção inicial até o fechamento de negócios.

Para atuar na área é necessário compreender bem o mercado, por exemplo, além da concorrência e das necessidades específicas dos clientes. É dessa forma que o Agente Comercial consegue fazer aplicação de estratégias. Entenda mais a profissão!

Qual a função de um Agente Comercial?

Um Agente Comercial atua diretamente nas operações comerciais de uma empresa, como um elo entre a organização e seus clientes. Sendo assim, a principal função é promover e vender produtos ou serviços, estabelecendo e fortalecendo relações comerciais.

Esse profissional é responsável por uma série de atribuições, como:

  • Prospectar Clientes: Identificar potenciais clientes e oportunidades de negócios.
  • Negociação: Desenvolver habilidades de negociação para fechar acordos benéficos para ambas as partes.
  • Atendimento Personalizado: Oferecer suporte personalizado, compreendendo as demandas individuais de cada cliente.
  • Manutenção de Relacionamento: Cultivar e fortalecer relacionamentos, garantindo a fidelização do cliente.
  • Feedback: Coletar feedback do cliente e transmiti-lo à empresa para aprimoramento contínuo.
  • Análise de Mercado: Manter-se atualizado sobre tendências de mercado, concorrência e demandas dos consumidores.

É a partir destas funções que o Agente Comercial conquista novos mercados e a expansão da sua base de clientes. Além disso, é ele quem monitora as tendências de mercado, analisa a concorrência e sugere estratégias para aumentar a competitividade da empresa.

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Além de suas responsabilidades diretas na parte de vendas, o Agente Comercial também é fundamental na construção e manutenção de relacionamentos, cultivando uma rede de contatos sólida, mantendo uma comunicação eficiente e estabelecendo a confiança do cliente. 

Onde um Agente Comercial atua?

A habilidade de adaptação necessária para um Agente Comercial permite que ele atue em diversos setores. Conheça algumas áreas em potencial para a função:

Indústria de Tecnologia

É aqui que um Agente Comercial atua representando empresas de software, hardware ou serviços de TI. Além disso, esses profissionais se destacam ao traduzir as inovações tecnológicas em soluções práticas para os desafios dos clientes. 

A capacidade de comunicar os benefícios técnicos de maneira acessível é um diferencial nesse setor dinâmico.

Setor Financeiro

No setor financeiro, o Agente Comercial pode atuar oferecendo serviços bancários, seguros ou consultoria financeira, assim, construindo relações sólidas com clientes, fundamentadas na confiança e na compreensão das metas financeiras individuais. A habilidade de explicar conceitos complexos de maneira compreensível é essencial.

Indústria de Saúde

Já no setor de saúde atuam como facilitadores para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. Neste caso, o Agente Comercial pode representar empresas farmacêuticas, equipamentos médicos ou serviços de saúde.

Setor de Varejo

Seja representando marcas de moda, tecnologia ou bens de consumo, esses profissionais moldam a percepção do cliente e impulsionam as vendas através de relacionamentos sólidos e estratégias de marketing. Por isso, compreender as tendências do consumidor é uma habilidade essencial.

Qual salário de Agente Comercial?

De acordo com o site Vagas.com, a média salarial para Agente Comercial no Brasil é de R$ 2.812,00. O salário inicial é de R$ 2.009,00 e o teto salarial é de R$ 3.509,00.

É importante ressaltar que o salário de um Agente Comercial pode variar de acordo com a empresa, a região do país e a experiência do profissional.

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Qual o salário de um Agente Comercial do Banco?

A média salarial estimada do cargo de Agente Comercial na empresa Banco do Brasil, por exemplo, é de R$ 3.709 por mês. O salário mensal do cargo de Agente Comercial na empresa Banco do Brasil varia de R$ 2.200 a R$ 5.288, segundo os dados do Glassdoor.

No concurso público do Banco do Brasil realizado em 2023, o salário inicial para o cargo de Agente Comercial foi de R$ 3.622,23, com carga horária de 30 horas semanais. Além do salário, os funcionários do Banco do Brasil têm direito a benefícios como vale-transporte, vale-refeição, auxílio-creche e plano de saúde.

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O que estudar para se tornar Agente Comercial?

Para trabalhar como Agente Comercial é fundamental investir em educação e adquirir as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo dos negócios. A formação acadêmica é um diferencial, já que proporciona uma base de conhecimentos essenciais.

Veja alguns cursos que você pode investir:

Graduação em Administração ou Marketing

Ingressar em uma graduação em Administração ou Marketing é um passo estratégico. Esses cursos oferecem uma compreensão profunda do funcionamento de organizações e estratégias de marketing. 

Disciplinas como Gestão de Vendas, Comportamento do Consumidor e Negociação são relevantes para o desenvolvimento das habilidades específicas requeridas por um Agente Comercial.

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Comunicação e Relações Interpessoais

Além da formação acadêmica, é imprescindível desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação. Cursos ou treinamentos focados em negociação, comunicação eficaz e gestão de relacionamentos são valiosos para aprimorar a capacidade de persuasão e construir parcerias sólidas.

Especializações em Vendas

Buscar especializações em vendas é uma estratégia inteligente. Certificações ou cursos adicionais voltados para técnicas de vendas, fechamento de negócios e gestão de pipeline podem proporcionar uma vantagem competitiva no mercado.

Gestão Comercial: curso e mercado de trabalho

Se você se interessa em ter algumas dessas formações, confira a lista de instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem bolsas de até 80% em qualquer graduação:

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