Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Encceja

Certificado Encceja: Saiba como solicitar o diploma

22 de dezembro de 2022
Mulher de cabelo longo e escuro, em uma sala de aula, fazendo uma prova.
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

Fez o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos e não sabe como solicitar o certificado do Encceja? Existe a possibilidade de você emitir de duas formas: a comum e a parcial, sabia?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja recebe, anualmente, inscrições de milhares de estudantes.

É através do exame que jovens e adultos que não fizeram o ensino fundamental ou médio no tempo adequado têm a chance de receber um certificado de conclusão dos estudos, desde que atinjam a pontuação necessária no exame – 100 pontos em cada prova e, no mínimo, 5 na redação.

Porém, nem sempre os candidatos conseguem alcançar essa pontuação em todas as provas aplicadas no exame. Por isso, é possível emitir também um certificado parcial do Encceja. Parece confuso, não é mesmo?

+ Saiba como concluir o ensino médio por meio do Encceja

Mas fique tranquilo! Continue a leitura para entender as diferenças e saber o que pode ser feito com o certificado parcial do Encceja.

Veja também:
+
Página do Participante Encceja: Entenda como acessar!

Como solicitar o certificado do Encceja?

Para solicitar o certificado do Encceja, você deve seguir alguns passos básicos. O processo de solicitação pode variar de acordo com a instituição responsável pelo Encceja em sua região. Aqui estão as etapas gerais que você pode seguir:

  • Acesse o site oficial do Encceja ou do órgão responsável pela certificação no seu estado para obter informações atualizadas sobre o processo de solicitação. Verifique se há alguma documentação específica ou formulário de solicitação disponível para download.
  • Preencha o formulário de solicitação com suas informações pessoais, como nome completo, CPF, número de inscrição no Encceja e dados de contato.
  • Certifique-se de ter os documentos necessários para comprovar a sua identidade e a conclusão das áreas do conhecimento exigidas para a certificação. 
  • Caso seja necessário, efetue o pagamento da taxa de emissão do certificado, caso exista. Verifique no site oficial do Encceja ou entre em contato com a instituição responsável para obter informações sobre valores e formas de pagamento.
  • Envie a solicitação preenchida e os documentos necessários de acordo com as instruções fornecidas pela instituição. Geralmente, isso pode ser feito pessoalmente, pelos Correios ou por meio de um sistema de envio online, caso seja disponibilizado.
  • Aguarde a análise da sua solicitação. A instituição responsável verificará os documentos e informações fornecidos. Se tudo estiver em conformidade, o certificado será emitido.

Onde pegar o certificado do Encceja?

O certificado do Encceja pode ser obtido no órgão responsável pela certificação no seu estado ou região. Geralmente, o certificado é emitido pela Secretaria de Educação do estado ou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).

Normalmente, a instituição responsável pelo Encceja informa aos candidatos aprovados como e onde retirar o certificado após a sua emissão. Algumas instituições podem disponibilizar a retirada do certificado em sua própria sede ou em postos de atendimento específicos.

+ 10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja

Tem como pegar o certificado do Encceja pela internet?

Como já foi mencionado, é possível obter o certificado do Encceja pela internet. No entanto, o processo de solicitação e emissão do certificado pode variar de acordo com a instituição responsável pela aplicação do exame no seu estado ou região.

Normalmente, o primeiro passo é acessar o site oficial do Encceja e verificar as orientações e procedimentos específicos para solicitar o certificado. Geralmente, é necessário fornecer informações pessoais e dados do exame, como o número de inscrição e a edição do Encceja em que você participou.

Dependendo da instituição, pode ser necessário pagar uma taxa para emissão do certificado. Lembrando que a solicitação não pode ser feita via celular, apenas pelo computador.

Documentos para solicitar a certificação do ensino médio

Os documentos necessários para solicitar a certificação do ensino médio pelo Encceja são os seguintes:

  • Registro Geral (RG) ou documento de identificação equivalente, com foto e data de expedição.
  • Boletim do Encceja, com as notas obtidas em todas as áreas de conhecimento.
  • Declaração de proficiência, caso o solicitante tenha utilizado notas do Enem para complementar a sua nota no Encceja.

A documentação deve ser enviada à instituição certificadora escolhida pelo candidato no momento da inscrição no Encceja.

Após a análise da documentação, a instituição certificadora irá emitir o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.

No caso da solicitação de certificação com aproveitamento de notas do Enem, o candidato deve apresentar o boletim do Encceja e a declaração de proficiência emitida pelo Inep.

Para obter a declaração de proficiência, o candidato deve acessar o site do Inep e realizar o procedimento de solicitação.

Qual é o prazo para pegar o certificado do Encceja?

O prazo para pegar o certificado do Encceja varia de acordo com a unidade certificadora. Em geral, o prazo é de 45 a 60 dias após a divulgação do resultado final do exame.

O que é o certificado parcial do Encceja?

O certificado parcial do Encceja, também chamado de declaração parcial de proficiência, indica que um candidato foi aprovado apenas em algumas disciplinas do exame.

Com isso, no próximo ano, se o participante desejar fazer a prova novamente, não será necessário responder às questões de todas as disciplinas, somente as que não foram aprovadas. Para ficar mais claro, veja o exemplo a seguir:

Um candidato deseja concluir o ensino médio pelo Encceja e precisa fazer as seguintes provas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação.

+ Redação do Encceja: saiba tudo sobre a prova

Porém, ele conseguiu 100 pontos somente em Ciências da Natureza e Matemática. Com isso, ele poderá emitir um certificado parcial, que comprova o seu desempenho, e na próxima edição poderá fazer somente as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação.

No caso da prova de Linguagens do ensino médio, para o candidato conseguir o certificado parcial, também é necessário ter atingido a nota igual ou maior do que 5 na prova de redação. O mesmo vale para as provas de Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes e/ou Educação Física no ensino fundamental.

Se esse é o seu caso, que teve aprovação somente em algumas áreas, não deixe de emitir a declaração parcial. Assim, em uma próxima edição você terá mais tempo para se dedicar às disciplinas em que não foi passado e assim concluir os estudos.

+ Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

O que posso fazer com certificado parcial do Encceja?

Não é possível fazer faculdade com o certificado parcial do Encceja. Isso porque para ingressar em uma faculdade e iniciar uma graduação é necessário ter o ensino médio completo.

E concluir o ensino médio pelo Encceja só é possível se o candidato for aprovado em todas as provas. Como foi falado no tópico anterior, a declaração parcial comprova a aprovação apenas em algumas disciplinas e elas são eliminadas quando o participante optar por fazer o exame novamente.

+ Como saber se fui aprovado no Encceja?

Onde fazer uma faculdade?

Com o certificado de conclusão do ensino médio obtido por meio do Encceja é possível ingressar em uma universidade. Nesse caso, o estudante vai precisar fazer o vestibular de alguma instituição específica ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas antes de mais nada, saiba que é importante já pesquisar sobre o curso e a faculdade ideal para a sua graduação. Apesar de não ser uma tarefa tão simples assim, não precisa se preocupar, vamos te ajudar!

+ Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber

O Guia da Carreira possui parceria com diversas instituições de ensino superior autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) que ofertam cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento.

Uma das vantagens é que elas ainda possuem condições especiais nas mensalidades para você fazer sua faculdade por um preço justo. Para se ter uma ideia, é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% na graduação.

Ficou interessado? Então conheça as universidades parceiras e navegue pelo site para ver todas as ofertas disponíveis em sua região:

+ Leia também!
10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja
Certificado parcial do Encceja: o que é e como emitir?

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.