Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Como conseguir o estágio dos sonhos em 2024? Veja 5 dicas

19 de março de 2024
Duas mulheres conversam. Uma está sentada, utilizando o notebook, enquanto outra está apoiada a mesa, de pé.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A vontade de todo estudante do ensino superior é encontrar aquela vaga de estágio dos sonhos, afinal, essa etapa é importante para preparar, ainda mais, o futuro profissional para a carreira escolhida.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Não é à toa que estagiário foi a função que mais cresceu em número de vagas disponíveis entre 2019 e 2023, segundo um levantamento feito pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). 

De acordo com José Tortato, COO do BNE, o objetivo com o levantamento foi entender as demandas do mercado de trabalho e identificar quais as funções que seguem desempenhando importante papel nas empresas.

“Após o levantamento, identificamos que as empresas têm aberto muitas oportunidades para estagiários. Isso se traduz em uma excelente oportunidade para estudantes adquirirem experiência prática em suas áreas de estudo”, afirmou.

+ Oportunidades de estágio: 300 vagas para você iniciar sua carreira

Mas você sabe quais são as melhores dicas para conquistar o estágio dos sonhos?

5 dicas para conseguir o estágio dos sonhos

É óbvia a necessidade das empresas, de qualquer setor, de abrir portas para a contratação de estagiários. Esses estudantes serão os profissionais do futuro e, muitas vezes, podem levar uma perspectiva nova de negócio. 

“O estágio pode ser considerado uma verdadeira porta de entrada no mercado de trabalho. No entanto, estar preparado desde os primeiros meses na universidade é uma necessidade. O mundo está em constante evolução e aqueles com maior capacidade de adaptação, são aqueles que mais irão se destacar em um processo de recrutamento e seleção”, explica José Nunes, CEO da Start Carreiras, plataforma que conecta estudantes ao mercado de trabalho.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Segundo o executivo, pesquisas e estudos sempre serão os maiores indicativos para entender as hard skills pedidas nos processos, já que os estagiários são profissionais em formação.

Nas análises feitas pela empresa, mostrou que os recrutadores também buscam entender as habilidades interpessoais e, também, levam em consideração se o candidato conversa com o fit cultural da empresa.

Para se preparar, ainda mais, e conquistar o estágio dos sonhos em 2024, José separou 5 dicas para quem tem pouca ou nenhuma experiência profissional na área.

Contrato de Estágio: o que é, documento, como fazer
Dicas de como montar um currículo para quem nunca trabalhou

Aprenda a identificar as conquistas e habilidades

Para realizar o primeiro passo, que é elaborar um bom currículo, é necessário conseguir identificar quais são as suas habilidades e conquistas para se destacar no processo seletivo.

“É uma formalidade, que serve como uma poderosa ferramenta para destacar a singularidade de cada candidato. Mas, como fazer isso quando se tem pouca ou quase nenhuma experiência? Utilizando estratégia”, aponta José. 

Entretanto, se você já teve alguma experiência anterior, pode abordar por outro caminho, como ir além das simples descrições de funções, mas abordando o aprendizado por trás e a principal conquista. 

Entenda a diferença entre estágio e trainee

Já os que buscam pela primeira oportunidade, podem adicionar cursos gratuitos já realizados e trabalhos voluntários que exigiam habilidades interpessoais – como trabalho em equipe. 

Para o CEO da Start Carreiras, o segredo está em relacionar isso diretamente com as necessidades da empresa, mostrando como a pessoa pode agregar valor ao ambiente de trabalho. “Trazendo para o real… Se a vaga é para um estágio na área financeira, mostre o que você fez, como fez e o impacto que isso teve relacionado à finanças”, aconselha. 

Soft Skills: entenda a importância e como melhorar

Conheça a empresa e demonstre seu interesse

Ir para uma entrevista de emprego exige preparação que não se restringe a seu próprio currículo, mas, principalmente, entender o que é a empresa, o que ela faz, a filosofia, a missão e os valores. 

Compreender esses pontos ajudam a preparar um bom discurso de defesa na famosa pergunta “por que nós deveríamos te contratar?”.

Além disso, observar esses pontos é importante, inclusive, para entender se tudo isso faz sentido com o que você busca para seu futuro.

“Costumo dizer que se preparar para entrevistas não se trata apenas de responder perguntas, mas de construir uma narrativa que conecta sua trajetória com a missão e cultura da empresa, um diferencial decisivo em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, lembra. 

Estágio home office: Entenda como começar sua carreira de forma remota

Tenha presença online em redes sociais profissionais 

O networking digital também se torna fundamental para conquistar o estágio dos sonhos. Estabelecer uma presença online robusta impulsiona as chances de sucesso na busca por estágios.

“Construa a presença online desde os primeiros dias de aula na universidade. Compartilhe suas experiências, conecte-se com profissionais da área e demonstre interesse na sua futura carreira”, pontua José.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Foque no desenvolvimento pessoal

É recomendado investir em cursos e workshops que ampliem suas habilidades dentro da área de atuação. Essa é uma forma de se destacar como alguém atualizado e preparado para os desafios. 

O CEO ressalta a disponibilidade dos diversos materiais gratuitos na internet, que não só oferecem conhecimento, mas também certificados. Essa abordagem demonstra um compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo e pode ser um diferencial significativo no mercado de trabalho atual.

Direitos do estagiário: veja e entenda quais são

Valorize a jornada

Coletar feedbacks pode ser uma peça fundamental na trajetória de quem busca um estágio, já que nem toda entrevista pode render um fruto positivo.

“A habilidade de absorver críticas construtivas e implementar melhorias é um sinal de maturidade profissional. E a cada novo processo, o estudante estará mais preparado, forte e confiante consigo mesmo”, conclui José Nunes, CEO da Start Carreiras.

Onde estudar para conquistar o estágio dos sonhos em 2024?

Para conquistar o estágio dos sonhos, você precisa investir em educação técnica ou superior. Optar por cursos técnicos especializados ou graduações relevantes pode diferenciar sua candidatura. 

Por isso, existem oportunidades em faculdades que oferecem bolsas de até 80% nas mensalidades, como as instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):

+ Leia também!
Relatório de Estágio: Documentando Sua Jornada de Aprendizado Profissional
Estágio remunerado: veja como funciona e quem pode fazer

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.