Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Como ser mais produtivo? Dicas para gerir seu tempo

4 de fevereiro de 2023
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

É possível fazer o seu dia ter mais de 24 horas? Como ser mais produtivo quando temos tantas coisas para fazer? Dá pra ter mais foco quando estamos estudando para entrar numa faculdade? A resposta para essas perguntas é: sim! É possível fazer tudo isso quando você se organiza.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Vamos entender mais sobre esse assunto e descobrir como você pode ser mais produtivo? É só continuar aqui no texto. Vamos lá!

Por que a produtividade é importante?

A produtividade tem a ver com eficiência. É a capacidade de produzir o que se precisa, no menor período de tempo – sem abrir mão da qualidade.

Existe o mito de que a produtividade só é importante para quem quer trabalhar muito. Mas isso é um engano. 

Ela é importante para quem quer trabalhar de forma inteligente, já que economiza recursos, consegue ter tempo para fazer o que se quer e ainda equilibrar estudo, trabalho, família, diversão… Isso te garante qualidade de vida.

Leia mais: Produtividade e qualidade de vida: veja as vantagens

Como ser mais produtivo? 

As vantagens de ser produtivo, como vimos brevemente no tópico anterior, são diversas.

Mas, como ser mais produtivo? Será que algumas pessoas têm uma “predisposição” para isso? Não. As pessoas produtivas têm hábitos saudáveis, e conseguem mantê-los com frequência – mesmo nos dias mais complicados.

Aqui, vamos trazer uma série de atividades que você deve colocar no dia a dia se quiser ser uma pessoa mais produtiva. 

Mas antes de começarmos, uma dica: não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Isso será improdutivo, porque você vai depositar muita carga mental e emocional de uma só vez.

Escolha um hábito para conseguir focar durante 21 dias contínuos, pelo menos. Depois desse período, você verá que vai ser mais fácil manter a rotina – e poderá partir para iniciar outro hábito saudável.

Tenha uma boa rotina de sono

Muitas pessoas menosprezam a qualidade (e também a quantidade) do sono. Às vezes você nem percebe, mas é justamente a falta de uma boa noite de sono que está deixando os seus dias improdutivos.

O motivo? É durante o sono que o nosso corpo e a nossa mente descansam e se recuperam. Ninguém consegue viver em modo de alerta 100% do tempo. 

Por isso, priorize ter uma boa rotina de sono para dormir mais e melhor: desligue aparelhos eletrônicos pelo menos 40 minutos antes de se deitar e tome um bom banho.

Uma outra dica de como ser mais produtivo e melhorar o sono é: se estiver com a cabeça cheia, escreva. Se estiver com a cabeça vazia, leia. Isso vai te ajudar a dissipar sua energia antes de dormir.

Alimente-se bem

A alimentação é outro ponto muito importante, já que ela regula o nosso corpo. Perceba que, quando você passa muito tempo sem comer, costuma ficar inquieto e sem muito foco. Mas se comer demais, fica mole e sem vontade de fazer nada.

Por isso, é necessário que você tenha os horários certos para fazer suas refeições e, também, que tenha uma alimentação equilibrada. 

Pense nos atletas de alta performance: eles não comem tudo o que querem, mas têm um plano alimentar que supre suas necessidades nutricionais. Isso também é válido para você, que quer ter uma rotina mais produtiva.

Faça exercícios físicos

Existe uma citação em latim que faz muito sentido: Mens sana in corpore sano. Sua tradução é “Mente sã em um corpo são”. Ela fala justamente sobre o que as pessoas deveriam desejar, e traz a necessidade do equilíbrio entre corpo físico e mente. Um complementa o outro.

A depender do exercício escolhido, você vai conseguir desenvolver diversas habilidades como disciplina e resiliência, que vão te ajudar a manter uma rotina produtiva.

Escolha um espaço adequado

O seu espaço de estudo ou trabalho precisa ajudar sua mente a se concentrar. Se você estuda na cama, por exemplo, seu cérebro trava: afinal, esse não é um lugar de descanso?

Por isso, separe uma área que seja exclusiva para o foco. Assim, você condiciona sua cabeça que, sempre que for para esse local, estará indo para um lugar de foco, não de brincadeira ou relaxamento.

Organize as tarefas previamente

Quem tem um checklist de atividades, tem mais facilidade de cumpri-las e entende na prática como ser mais produtivo.

O motivo? Fica claro o que precisa ser feito. Além disso, todo mundo gosta de dar checks nas tarefas realizadas.

Isso acaba sendo um estímulo para que você comece as atividades, sabendo o que deve ser priorizado ou o que pode ser feito depois.

Leia mais: Como calcular sua hora de trabalho

Entenda seus horários mais produtivos

Quando você se questiona como ser mais produtivo, saiba que nem todo mundo funciona do mesmo jeito. Algumas pessoas são mais produtivas à noite, por exemplo. O importante é que você se conheça e saiba gerenciar sua energia.

Talvez, você prefira fazer atividades mais criativas pela manhã, e as mais repetitivas à tarde. Ao entender como seu organismo funciona melhor, fica mais fácil organizar as atividades de acordo com os seus picos de produtividade.

Faça pausas

Quem é produtivo, sabe quando é preciso parar. Já falamos aqui, e vamos repetir: ninguém é produtivo 100% do tempo. É importante deixar a mente relaxar.

Uma ótima técnica para isso é o Pomodoro: a cada 25 minutos de estudo focado, 5 minutos de descanso. Faça o teste e veja se funciona para você!

Saiba priorizar as tarefas

Até aqui, você já entendeu que não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Mas o que deve ser feito primeiro? Essa pergunta está muito relacionada à gestão da energia.

Por exemplo: se você é mais focado pela manhã, use esse momento para fazer atividades que você não gosta. Dê prioridade para o que é mais difícil, e vá simplificando o nível de dificuldade.

Leia mais: O que é autogestão?

Elimine distrações 

Quem quer “fazer mais em menos tempo” precisa ter foco. Sabe aquela olhada que você dá no celular de vez em quando? 

Parece rápido, mas isso é um crime para a produtividade. Afinal, seu cérebro não é multitarefas, e leva um tempo para ele voltar para o foco do que estava sendo feito antes. 

Delegue tarefas 

Será que você precisa fazer isso ou consegue repassar para alguém fazer? É claro que, quando se trata de estudo, você não tem como delegar – afinal, o conhecimento será construído por você. 

Uma dica: liste as atividades que você precisa fazer e veja se podem ser feitas por outros.

Leia mais: Teste vocacional – qual área tem mais a ver com você?

Defina metas tangíveis 

Você quer fazer mais atividades em menos tempo, mas precisa ser realista. Ao criar suas metas, veja o seu histórico de produtividade e se baseie nele – aumentando as atividades aos poucos. 

Caso contrário, você pode se desestimular e não fazer nem metade do que foi proposto. 

Use ferramentas de gestão 

Se você faz muitas coisas, não confie apenas no seu cérebro. Use agendas (físicas ou digitais) e outras ferramentas de gestão de tarefas, como Trello, Asana ou ClickUp. Muitas são gratuitas e vão te ajudar a entender o que precisa ser feito.

Ofereça recompensas a si mesmo

Conseguiu bater a meta que tinha estipulado? Celebre! O nosso cérebro funciona através de recompensas. Valorize seu esforço e, assim, você vai conseguir ser cada vez mais produtivo.

Uma forma de se recompensar é sempre estudar mais. Descobrir coisas novas não só ajudam no nosso desenvolvimento, mas também a manter ativa a curiosidade e inspiração para fazer as coisas. Conheça algumas faculdades parceiras da Quero Bolsa e encontre cursos de graduação e pós-graduação que podem te levar além:

Pronto! Com essas dicas você descobriu como ser mais produtivo e ficou mais fácil começar na jornada da produtividade, certo? Comece com novos hábitos e veja os resultados ao longo do tempo!

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.