Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Cursos de humanas são os preferidos dos brasileiros, segundo Google

7 de fevereiro de 2024
Grupo de 5 pessoas que fazer cursos de humanas conversam.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Os cursos de humanas são os mais procurados pelos estudantes brasileiros, que desejam começar o ensino superior em uma instituição privada em 2024. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Google.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

De acordo com o levantamento feito pela empresa, os cursos de humanas são a opção preferida de 20% dos entrevistados da maioria das regiões do Brasil, sendo a área de estudo de maior interesse. 

Mas o cenário é diferente quando o assunto são os moradores do Norte do país. A maioria dos entrevistados (18%) demonstraram preferência por cursos na área de saúde.

Áreas de interesse mudam de acordo com região e faixa etária

Outros dados também chamam atenção nesta pesquisa. No Sudeste, por exemplo, há uma presença forte nas áreas de exatas e Tecnologia da Informação (TI), com 19% de interesse, enquanto no Sul e Centro-Oeste a preferência é mais voltada para Medicina (13%). 

Também foi revelado pela pesquisa que os jovens de 18 a 24 anos mostram uma inclinação maior para a área de negócios, com 19% de preferência, embora as humanas (20%) continuem sendo a escolha mais popular nessa faixa etária.

Por outro lado, entre os estudantes de 25 a 34 anos, exatas e TI estão em destaque, com 20% de preferência. Já para aqueles com mais de 35 anos, a preferência é equilibrada entre os cursos de humanas (20%) e outras áreas (20%). 

Preferência pela modalidade semipresencial 

A pesquisa revela, ainda, que 43% dos estudantes brasileiro preferem estudar na modalidade semipresencial em 2024. Já o modelo presencial chega com 30% de interesse, enquanto o ensino a distância (EaD) 26%. 

Além disso, um dado que se destacou na pesquisa foi o aumento do interesse em graduação, independente de cursos de humanas. O crescimento foi de 32% ao longo dos últimos quatro anos.

+ Como funciona uma faculdade semipresencial? Entenda

Em 2023, as buscas relacionadas à graduação atingiram níveis que superaram os de pré-pandemia.

O que se estuda nos cursos de humanas?

Nos cursos de humanas, os estudantes encontram disciplinas que abordam temas como comportamento humano, sociedades e culturas. Nessa área, você encontra assuntos dentro de história, sociologia, psicologia, geografia, linguística, ciência política e muitos outros.

+ Conheça os 7 cursos de Humanas mais bem pagos

Em História, por exemplo, os alunos entendem os eventos passados e seus impactos no presente, já na Sociologia, as estruturas e dinâmicas sociais são destaques, para compreender questões de desigualdade, gênero, raça e etnia.

Na Linguística, o foco é dentro do uso das línguas, como fonética, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Já a Ciência Política analisa o poder, a governança e os sistemas políticos, incluindo democracia, autoritarismo, instituições políticas e relações internacionais.

Os cursos de humanas oferecem uma compreensão profunda das complexidades humanas e sociais. Por isso, prepara os alunos para uma ampla gama de carreiras em áreas como educação, serviço social, jornalismo, política, pesquisa, direito, entre outros.

+ Ciências Humanas: definição e carreiras relacionadas

Quais são os cursos na área de humanas?

Os cursos de humanas fornecem uma compreensão aprofundada das interações sociais, questões éticas, desenvolvimento humano e muito mais. Conheça alguns:

  • Ciências Sociais: Este curso explora as interações sociais, estruturas sociais e comportamentos humanos em contextos diversos, incluindo sociologia, antropologia e ciência política.
  • História: Focado no estudo das sociedades passadas, eventos históricos e suas influências no presente, esse curso permite aos alunos compreenderem o desenvolvimento da humanidade ao longo do tempo.
  • Filosofia: O estudo da filosofia aborda questões fundamentais sobre a existência, conhecimento, ética e moralidade, estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
  • Letras: Oferecendo estudos em línguas, literatura e linguística, esse curso permite aos alunos explorar diferentes formas de expressão e compreender a evolução das culturas através da escrita.
  • Psicologia: Investigando os processos mentais, comportamentos e emoções humanas, a psicologia oferece uma compreensão mais profunda do funcionamento da mente humana e suas aplicações práticas.

+ Entenda de uma vez a diferença entre Psicologia e Psicanálise

  • Geografia: Este curso abrange o estudo da superfície terrestre, suas características físicas, sociais e culturais, além das interações entre o ser humano e o ambiente.
  • Educação: Focado no estudo da teoria e prática educacional, esse curso prepara os alunos para carreiras no ensino, pedagogia, gestão educacional e desenvolvimento curricular.

+ Pedagogia ganha mais? Entenda porque área da educação paga melhor
Edtech: o que é? Conheça o futuro da educação

  • Comunicação Social: Englobando jornalismo, publicidade, relações públicas e produção audiovisual, esse curso explora os processos de comunicação e sua influência na sociedade.
  • Artes Visuais: Oferecendo estudos em pintura, escultura, fotografia e outras formas de expressão visual, esse curso permite aos alunos explorar sua criatividade e desenvolver habilidades artísticas.
  • Ciências Políticas: Focado no estudo das estruturas políticas, sistemas de governo, teorias políticas e relações internacionais, esse curso proporciona uma compreensão mais profunda da dinâmica política global.

+ Ciências Políticas: Saiba mais sobre o curso e o dia a dia desse profissional

  • Arqueologia: Este curso investiga as sociedades antigas através da análise de artefatos, ruínas e evidências materiais, oferecendo insights sobre a história e cultura dos povos do passado.
  • Serviço Social: Focado no trabalho comunitário, políticas sociais e intervenção em situações de vulnerabilidade, esse curso prepara profissionais para promover o bem-estar social e a justiça.
  • Teologia: Este curso investiga questões relacionadas à religião, teologia comparativa e ética religiosa, oferecendo uma compreensão mais profunda das crenças e práticas religiosas ao redor do mundo.
  • Gestão Cultural: Voltado para a administração de instituições culturais, projetos e eventos, esse curso prepara profissionais para atuar na promoção e preservação do patrimônio cultural.

+ Conheça quais são os cursos de humanas e veja onde estudar

Esses cursos de graduação na área de Humanas oferecem uma variedade de perspectivas e oportunidades de carreira, permitindo aos estudantes explorarem seus interesses e contribuírem para a compreensão e transformação da sociedade.

E, claro, se você faz parte dessa porcentagem que se interessa em começar em algum dos cursos de humanas, conheça algumas universidades privadas que oferecem bolsas de até 80%:

+ Leia também!
Salário mínimo 2024: Confira qual é o novo valor 
MBA: 5 sinais de que você precisa investir na formação

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.