Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

100 mil vagas: veja cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC

17 de janeiro de 2023
cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Quem quiser se especializar, ainda mais na área de educação, pode aproveitar os cursos online e gratuitos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Ao todo são cerca de 100 mil vagas entre as capacitações em Gestão Escolar da Educação Básica, Gestão de Pessoas, Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos, Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais. Para se inscrever, basta acessar aqui, a plataforma Eskada.

As formações são voltadas para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral, que se interessem pela temática.

Os cursos são resultado da parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Capes, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências em tecnologias educacionais digitais.

Entre os novos cursos e os que já foram lançados serão ofertadas 300 mil vagas, em capacitações como Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância e Multimeios em Educação.

+ Conheça 5 cursos de pós-graduação em Pedagogia

Conheça alguns dos cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC

Investir na educação é uma das formas mais sólidas de conquistar um currículo que chame a atenção e se destaca em processos seletivos. Cursos de capacitação ou especialização são bons caminhos para que o profissional seja mais completo e atualizado.

Confira alguns dos cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC. 

Veja também:
+
Cursos EaD que não são autorizados pelo MEC: Confira!

Gestão Escolar da Educação Básica

Essa capacitação busca ajudar os educadores a compreenderem fatores  históricos, conceituais, metodológicos e legais para a gestão de uma instituição escolar. Além de discutir o papel do gestor no trabalho pedagógico e dos espaços  escolares.

De acordo com o MEC, o curso também faz uma análise da gestão escolar, dentro das 60 horas. Lembrando que o curso online e gratuito é feito na modalidade a distância.

Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos

A proposta dessa capacitação é a adoção da gamificação como uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária desse curso é de 30 horas.

Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais 

Mais um dos cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC que aborda a alfabetização. Neste caso, a capacitação promove o letramento digital de professores dessa área.

O conteúdo também discute os métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização. Essas aulas serão divididas em três módulos, com duração total de 60 horas a distância.

Gestão com Pessoas

Outra capacitação oferecida pelo MEC é de gestão com pessoas, que oferecem conhecimentos sobre a dinâmica de trabalhar em uma empresa, que servem para o desenvolvimento profissional. Esse curso é ideal para quem quer crescer na carreira.

Onde fazer mais especializações?

Os cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC são excelentes para aprimorar o currículo, entretanto, há outras formas de se destacar no mercado de trabalho: investir no ensino superior ou pós-graduação. Existem muitas oportunidades em diversas modalidades.

Confira algumas instituições de ensino superior reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, com desconto de até 80% nas mensalidades:

+ Leia também!
Descubra quais são os 10 cursos mais concorridos da USP
21 cursos que o MEC não autoriza a modalidade EaD

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.