Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Tire suas dúvidas sobre a inscrição para o Prouni 2021

2 de julho de 2021
jovem-no-computador-inscricoes-prouni-guia-da-carreira
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

Se você tem vontade de conquistar uma bolsa parcial (de 50%) ou integral (de 100%) em universidades particulares e assim cursar o seu ensino superior com mais tranquilidade, é primordial que você saiba todos os detalhes sobre a inscrição para o Prouni 2021.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa governamental e que se baseia nas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de cada candidato. A partir desta nota, é possível se inscrever para concorrer a bolsas parciais ou integrais de estudo, seja em cursos na modalidade EAD (ensino a distância) ou presenciais.

Quem pode fazer inscrição para o Prouni 2021?

Para fazer a sua inscrição no Prouni 2021, é preciso corresponder a alguns requisitos. Afinal, o programa é majoritariamente voltado para pessoas com limite de renda bruta per capita por família.

Ou seja, se sua renda familiar bruta per capita é de até 1,5 salários mínimos, você pode concorrer por bolsas integrais de estudos. Porém, se sua renda familiar bruta per capita é de até 3 salários mínimos, é possível concorrer apenas por bolsas parciais.

Além disso, para estar apto a concorrer por uma vaga no sistema do Prouni, é necessário ter feito ao menos 450 pontos no ENEM, além de não ter zerado a redação.

Bom, que tal conhecer esses critérios mais a fundo? Assim você já sabe se vale a pena ou não fazer a inscrição para o Prouni 2021.

  • Para se inscrever, é necessário cumprir uma das exigências abaixo:           
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso, não há necessidade de comprovar renda mínima).

jovem-no-computador-inscricoes-prouni-guia-da-carreira

Como fazer minha inscrição para o Prouni 2021?

Em primeiro lugar, se você quer fazer sua inscrição para o ProUni 2021, é preciso saber as principais datas deste processo seletivo e não perder nenhum prazo.

Caso você não saiba, o Prouni acontece duas vezes ao ano. A primeira vez ao início do ano, no primeiro semestre, e a segunda vez na metade do ano – o qual chamaremos de Prouni 2021.2.

Como já estamos em junho, é natural que você encontre por aqui as datas referentes ao processo seletivo de meio de ano, tá bom? Por isso, anota com bastante carinho pra não perder o prazo. Na dúvida, coloca na agenda e também no celular!

  • Inscrições: 13 a 16 de julho 
  • Resultado (1ªchamada): 20 de julho 
  • Matrícula: 20 a 28 de julho
  • Segunda chamada: 03 de agosto
  • Matrícula da segunda chamada: 03 a 11 de agosto
  • Lista de espera: 17 e 18 de agosto  
  • Divulgação da lista de espera: 20 de agosto
  • Matrícula: 23 a 27 de agosto

Estas datas do Prouni 2021 são divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), responsável pela aplicação do ENEM e responsável por programas como o Prouni.

Agora sim, vamos para o passo a passo da inscrição no Prouni 2021? Afinal, este é o passo fundamental para dar início a uma nova etapa da sua vida. Vamos lá!

  • Acesse o site do ProUni.
  • Clique em “Fazer a inscrição”.
  • Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente.
  • Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas.
  • Verifique as informações preenchidas e confirme a inscrição.

Você pode mudar as opções de curso a qualquer momento, durante as inscrições, mas sempre indicamos que você não faça isso com tanta frequência, pois o site sempre é muito acessado e pode ocorrer algum erro durante a alteração por conta de instabilidades na plataforma.

Não me encaixo nos critérios do Prouni 2021. O que fazer com a nota do ENEM?

A nota do ENEM pode ser útil para várias coisas e é capaz de abrir portas para múltiplas oportunidades. As inscrições para o Prouni 2021 são obviamente um grande foco para a maior parte dos vestibulandos. Entretanto, existem outras possibilidades interessantes. Dentre elas, podemos mencionar o SISU (Sistema de Seleção Unificada), o FIES (Financiamento Estudantil) e o Ingresso Direto. Vem ver!

SISU: o SISU se baseia na nota do ENEM para que os candidatos ingressem em universidades públicas. O funcionamento é bem parecido com o do Prouni, ou seja, você faz a prova do ENEM e em seguida se candidata para determinada vaga.

FIES: o FIES é o Financiamento Estudantil. E, como o próprio nome diz, esse programa serve para que o aluno consiga financiar o pagamento da sua graduação em uma instituição privada de ensino. É aquela “forcinha” que às vezes precisamos antes de começar uma carreira.

Para os dois programas citados acima, é primordial ter feito o ENEM e ter tirado pelo menos 450 pontos no exame, além de não ter zerado a redação.

Ingresso Direto: neste sistema, não é necessário ter feito pontuação mínima no ENEM. Basta apresentar a sua pontuação final no exame na faculdade em que tem interesse em estudar. Dessa forma, é possível iniciar o curso com condições especiais e sem realizar vestibulares, processos seletivos ou outras provas. Bem legal, não é mesmo?

Como funciona o Ingresso Direto com a nota do ENEM?

O ingresso direto aceita a sua nota de qualquer edição do Enem, desde 2010, e libera o resultado para o estudante em até 48 horas.  Para se inscrever nesta modalidade, é necessário encontrar uma faculdade que disponibilize vagas por meio deste sistema!

Aqui, a gente traz pra você algumas opções de instituições de ensino privadas, ou seja, particulares, conceituadas e com cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Caso você não saiba, é imprescindível fazer uma graduação em um curso reconhecido pelo MEC para ter um diploma válido – fica a dica!

Por isso, dá só uma olhada em algumas opções de faculdades consolidadas e com cursos reconhecidos pelo MEC que oferecem cursos pelo Ingresso Direto na modalidade EAD (a distância):

Se você tem uma rotina corrida e precisa conciliar estudos e trabalho, além de economizar com deslocamento e alimentação, já sabe que cursos a distância são uma mão na roda. Afinal, o que importa é não desistir do sonho do diploma em curso superior, não é verdade?!

Agora, se você tem preferência por cursos a graduação de maneira presencial, ao vivo e em cores, talvez o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) seja uma boa alternativa para você!

E aí, agora que você já sabe tudo o que precisava sobre a inscrição para o  Prouni 2021, fica mais fácil escolher um caminho para trilhar com a nota do ENEM, não é? Então conta pra gente aqui nos comentários o que você pretende cursar e qual instituição de ensino escolheu!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.