Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Filmes brasileiros para quem quer trabalhar com Jornalismo

20 de junho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Trabalhar com Jornalismo é embarcar em uma profissão dinâmica e repleta de desafios, afinal, lidar com informações ao investigar, reportar e compartilhar notícias, eles têm o poder de informar, educar e influenciar a opinião pública.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A área abrange uma ampla gama de plataformas, desde mídia impressa até digital, rádio e televisão, além das redes sociais. Os jornalistas estão constantemente se adaptando às novas tecnologias e formas de comunicação.

Trabalhar com Jornalismo requer uma série de habilidades e qualidades essenciais, como escrita, capacidade de pesquisa, curiosidade intelectual, ética profissional, capacidade de trabalhar sob pressão e uma mente aberta para compreender diversos assuntos.

Os profissionais também enfrentam desafios, como a busca pela objetividade em um cenário de polarização, a necessidade de verificar informações em um ambiente de desinformação e a pressão por produzir conteúdo relevante e envolvente.

+ Glória Maria: 4 lições que ela deixou sobre Jornalismo 

Quem ama contar histórias, informar o público e fazer a diferença, certamente está na profissão certa, já que trabalhar com Jornalismo permite estar no centro dos acontecimentos e contribuir para a construção de uma sociedade informada e engajada.

Muitos filmes abordam cenários diferentes da abordagem midiática no Brasil, proporcionando uma visão mais ampla sobre o Jornalismo, suas práticas e desafios, além de retratar diferentes aspectos da profissão. 

Filmes brasileiros para quem quer trabalhar com Jornalismo

Aqui estão mais 11 filmes brasileiros que abordam o campo do Jornalismo e podem ser interessantes para quem deseja trabalhar nessa área:

“O Invasor” (2002)

Este filme policial acompanha a história de um grupo de jornalistas que se envolvem em um crime após descobrirem segredos de uma empresa corrupta. O filme aborda a ética no Jornalismo e os dilemas enfrentados pelos profissionais.

“O Mercado de Notícias” (2014)

Documentário dirigido por Jorge Furtado, que analisa o papel da imprensa na sociedade, discutindo temas como sensacionalismo, manipulação da informação e os desafios enfrentados pelos jornalistas.

“Edifício Master” (2002)

Neste documentário, o cineasta Eduardo Coutinho entrevista moradores de um edifício no Rio de Janeiro, explorando suas histórias de vida. O filme mostra a importância da escuta atenta e da apuração jornalística para contar histórias de forma autêntica.

“Boca de Ouro” (1963)

Baseado na peça de Nelson Rodrigues, o filme retrata a vida de um bandido famoso e poderoso que tem uma relação conflituosa com a imprensa. Aborda questões como sensacionalismo e manipulação midiática.

“O Abismo Prateado” (2011)

Inspirado no conto “Sobre o Abismo Prateado”, de Paulo Lins, o filme segue a trajetória de uma mulher que busca respostas sobre o desaparecimento de seu marido. Aborda o jornalismo investigativo e a busca pela verdade.

+ Para não ter rotina: conheça 15 profissões para quem gosta de aventura

“Última Parada 174” (2008)

Baseado em eventos reais, o filme retrata a história de um jovem que sobreviveu ao massacre do ônibus 174, no Rio de Janeiro. Explora a cobertura midiática do incidente e a relação entre a imprensa e o crime.

“O Escaravelho do Diabo” (2016)

Baseado no livro de Lúcia Machado de Almeida, o filme conta a história de um repórter policial que investiga uma série de assassinatos em uma cidade pequena. Aborda a relação entre jornalismo e investigação criminal.

“Cidade de Deus” (2002)

Embora não seja estritamente sobre Jornalismo, este filme retrata a vida nas favelas do Rio de Janeiro e mostra como a mídia pode influenciar a percepção pública sobre essas comunidades.

“O Bicho de Sete Cabeças” (2001)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um rapaz que é internado injustamente em uma instituição psiquiátrica e seu pai, um jornalista, luta para libertá-lo. Aborda questões éticas e a importância do jornalismo investigativo.

“Zuzu Angel” (2006)

O filme retrata a história da estilista Zuzu Angel, que enfrenta o regime militar brasileiro em busca de informações sobre o desaparecimento de seu filho. Mostra como o Jornalismo pode ser uma ferramenta poderosa na luta pelos direitos humanos.

“Cabra Marcado Para Morrer” (1984)

O documentário, dirigido por Eduardo Coutinho, retrata a história de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado durante a ditadura militar brasileira. Ao acompanhar a vida das pessoas envolvidas com João Pedro e investigar o crime, o filme mostra o impacto da repressão política na produção jornalística da época, a censura imposta aos veículos de comunicação e a importância do Jornalismo como meio de documentar e registrar a história.

+ Jornalismo: carreira, mercado e faculdades

Como trabalhar com Jornalismo?

Desde 2009, não é mais obrigatório possuir um diploma específico em jornalismo para o exercício da profissão. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que a exigência do diploma violava a liberdade de expressão e o direito ao trabalho.

Mas, então, qualquer pessoa pode ser Jornalista?

É importante destacar que a formação acadêmica ainda é valorizada e reconhecida pelo mercado de trabalho. Muitos empregadores e veículos de comunicação preferem contratar profissionais com formação em Jornalismo.

+ O que é Jornalismo Esportivo? Veja como funciona e onde estudar

Isso também vale para algumas situações específicas, como concursos públicos e em veículos de comunicação que possuem acordos coletivos de trabalho.

A formação teórica e prática pode fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para a atuação no campo jornalístico.

Muitas instituições de ensino superior oferecem a graduação de forma presencial e a distância, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e desconto nas mensalidades de até 80%. Conheça algumas!

+Veja também!
O que é Copywriting?
Tendências da Carreira de Jornalismo: Web Jornalismo

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.