Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Processo de Enfermagem: como funciona e quais são as etapas

15 de abril de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

O dia a dia de um profissional de Enfermagem consiste no contato com diversos tipos de pacientes e sintomas, desde os mais leves até os mais graves.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Diante disso, para que o enfermeiro proponha intervenções corretas em seu atendimento, é fundamental que ele seja organizado e trabalhe de acordo com o instrumento metodológico de sua profissão, chamado de Processos de Enfermagem (PE).

O Processo de Enfermagem é uma metodologia utilizada por enfermeiros para planejar e fornecer cuidados individualizados aos pacientes. Consiste em cinco etapas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

Quer entender melhor o que são e quais etapas compreendem os Processos de Enfermagem? Confira as informações neste artigo!

Veja também:
+
Áreas da Enfermagem mais Bem Pagas: Veja quais são!

O que é o processo de enfermagem?

O Processo de Enfermagem nada mais é do que um método constituído de etapas interdependentes e complementares que, quando realizadas de forma cronológica, garantem a efetividade da assistência de um enfermeiro. 

Esse processo pode ser pode ser aplicado em ambientes como instituições de saúde, escolas e domicílios. Além disso, pode ser traduzido como o principal modelo metodológico para a prática da Enfermagem, no qual tenta aprimorar a gestão dos cuidados e aperfeiçoar a percepção do profissional em relação ao paciente. Cada pessoa demanda cuidados e procedimentos específicos e, portanto, exige uma atenção personalizada baseado em processos seguros e com embasamento teórico-científico.

Para o que servem os processos de enfermagem?

Os Processos de Enfermagem servem para estabelecer uma linha de raciocínio entre a avaliação do paciente e as intervenções que devem ser executadas. Ou seja, esse método é fundamental para aperfeiçoar a gestão do cuidado e aprimorar as percepções dos enfermeiros em relação às condições do indivíduo.

É muito importante que os profissionais sejam organizados e trabalhem de acordo com os Processos de Enfermagem, para assegurar a efetividade das medidas implementadas e a segurança nas condutas, além de colaborar com a minimização de custos desnecessários. 

Leia mais: Descubra o que faz um técnico de Enfermagem

processo-de-enfermagem

Etapas do processo de enfermagem

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), o Processo de Enfermagem é organizado em 5 etapas: a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento de cuidados, a implementação das intervenções de enfermagem e a avaliação dos resultados. As etapas, como mencionado anteriormente, são conectadas e dependem umas das outras. Entenda cada uma delas a seguir. 

Coleta de dados

A coleta de dados, também conhecida como investigação, é a etapa na qual o enfermeiro se certifica das condições de saúde do paciente. Através da apuração de informações e da avaliação do resultado de exames, o profissional é capaz de definir os principais pontos de investigação de seu trabalho, além de registrar toda informação necessária para prevenir, detectar e/ou controlar problemas de saúde do indivíduo.

A coleta de dados pode ser realizada de forma subjetiva, através da anamnese, ou de forma objetiva, através do exame físico. A anamnese é uma espécie de “entrevista” feita pelo profissional de saúde, na qual o paciente é submetido a uma série de perguntas sobre o seu histórico familiar e sintomas. Já o exame físico consiste na análise dos aspectos fisiológicos do paciente e é dividido entre as fases de inspeção, palpação, percussão e ausculta.

É importante salientar que a etapa da investigação deve ser feita de forma contínua, e não apenas no primeiro atendimento.

Diagnóstico de enfermagem

Depois de coletar os dados subjetivos e objetivos do paciente, a segunda etapa é chamada de diagnóstico de enfermagem. Nessa fase, o profissional de Enfermagem analisa e interpreta os dados coletados e estabelece quais tipos de intervenções serão necessárias em um primeiro momento. Essas intervenções devem ser coordenadas por ordem de prioridade.

Leia mais: Auxiliar de enfermagem: profissão, carreira e mercado de trabalho

Planejamento de cuidados

Após realizar o diagnóstico de Enfermagem, o profissional irá planejar sua intervenção, bem como resultados esperados, baseado no estabelecimento de prioridades. A etapa de planejamento, portanto, consiste na definição do plano de ação para a recuperação do paciente, englobando as intervenções a serem realizadas, medicamentos recomendados e exames necessários.

Para planejar o cuidado da Enfermagem, é preciso de um diagnóstico adequado e uma investigação bem feita.

Implementação das intervenções de enfermagem

A etapa da implementação das intervenções de enfermagem é aquela em que o profissional da área coloca em prática tudo aquilo que ele planejou. Ou seja, é a execução do plano terapêutico que inclui a administração de medicamentos prescritos, o cálculo de gotejamento, a realização de curativos especiais, a alteração na taxa de oxigenação, entre outras atividades.

O sucesso na etapa da implementação resulta do esforço de uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais da área da saúde, incluindo o auxiliar e o técnico de enfermagem.

Avaliação dos resultados

Por fim, a quinta e última etapa do Processo de Enfermagem é a avaliação dos resultados, na qual avalia-se novamente o paciente. 

A avaliação precisa responder a algumas questões importantes, como: o tratamento foi efetivo e gerou os resultados esperados? Os indicadores do paciente tiveram mudanças? O diagnóstico inicial foi acertado? Há algum outro problema apresentado?

Esta etapa compara as informações e identifica possíveis falhas, com o intuito do profissional rever suas práticas e aplicar outros tipos de intervenção. A avaliação é, portanto, cíclica e comparativa. 

Leia mais: Descubra quais são as áreas da Enfermagem mais bem pagas

processo-de-enfermagem

Como estudar para ter domínio de todas as etapas?

Para se qualificar adequadamente e ter domínio de todas as etapas do Processo de Enfermagem, a dica é investir em uma excelente formação acadêmica. Ao cursar uma graduação, o enfermeiro se torna apto para atuar no mercado de trabalho.

Conheça algumas faculdades parceiras do Guia da Carreira, com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e bolsas de estudo de até 80% em cursos presenciais e a distância:

Instrumentos utilizados no processo de enfermagem

Desde o primeiro semestre do curso de Enfermagem, o estudante aprende a utilizar os principais instrumentos de trabalho e a lidar com os equipamentos que irão fazer parte do seu próprio cotidiano. Se você pretende estudar e atuar nesta importante profissão, veja abaixo quais são os principais instrumentos utilizados.

  • Aparelho medidor de pressão: serve para detectar casos de hipertensão ou hipotensão. Existem aparelhos digitais e manuais.
  • Termômetro clínico: qualquer alteração na temperatura corporal do paciente precisa ser avaliada. Os termômetros digitais facilitam a medição, mas é importante que sejam de boa qualidade e confiáveis.
  • Oxímetro: o oxímetro é o instrumento que serve para medir a oxigenação do sangue. Normalmente, ele tem o formato de um clipe e é colocado nas extremidades do corpo (dedos das mãos, por exemplo) para verificar se o oxigênio está sendo bem transportado. 
  • Estetoscópio: avalia a região do pulmão e as batidas do coração para garantir o bom funcionamento dos órgãos.
  • Garrote: esse dispositivo serve para prender a circulação do sangue em determinada região do corpo, quando houver a necessidade de conter uma possível hemorragia.
  • Tesoura sem ponta: serve para fazer curativos e lidar com outras tarefas comuns. As pontas arredondadas ajudam a proteger a pele do paciente.

Tecnologia e processo de enfermagem

Além dos instrumentos físicos utilizados no Processo de Enfermagem, também existem soluções tecnológicas que são utilizadas no dia a dia de um enfermeiro. Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível facilitar e agilizar os processos, além de melhorar o atendimento. 

A principal finalidade da tecnologia é impulsionar a produtividade, otimizar processos e aprimorar as rotinas clínicas hospitalares, aumentando a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes.

Leia mais: Saiba tudo sobre a faculdade de Enfermagem e onde estudar

Tecnologia aplicada ao processo de enfermagem

É função dos profissionais da área conhecer os Processos de Enfermagem e quais são as tecnologias disponíveis para garantir o melhor nível possível de cuidado às pessoas atendidas. Entre elas, estão:

  • Prontuários eletrônicos
  • Teleconsultas
  • Digitalização de exames
  • Agendamento online de consultas
  • Softwares de gerenciamento
  • Impressora 3D
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.